×
21/03/2011 / Em: Clipping

 


Sai a oitava chamada do vestibular da Unicamp  (Globo.Com – G1 Vestibular – 18/03/11)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou nesta sexta-feira (18) a oitava chamada do vestibular 2011, com 57 nomes. Os convocados devem fazer matrícula na terça-feira (22) das 9h às 12h. Todos os convocados para cursos da Unicamp, incluindo ingressantes em cursos da Faculdade de Odontologia (FOP), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT), deverão fazer matrícula na Diretoria acadêmica do campus de Campinas.



Unicamp divulga relação de aprovados na oitava chamada do vestibular 2011  (UOL – Vestibular – 18/03/11)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta sexta-feira (18) a oitava chamada do processo seletivo 2011 com 57nomes. Os interessados deveriam ter declarado interesse nas vagas. A matrícula será realizada no dia 22 de março, das 9h às 12h. Todos os convocados para cursos da Unicamp, inclusive os ingressantes em cursos da Faculdade de Odontologia (FOP), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT), deverão efetuar a matrícula no campus de Campinas, na Diretoria acadêmica (DAC).



Pouco interesse pela carreira diminui número de professores  (Terra – Vestibular – 18/03/11)

Ao contrário do que se via até o final da década de 1970, a figura do professor na sala de aula não tem, hoje em dia, o mesmo prestígio de antigamente. “Naquela época, ser professor era como ser médico, juiz ou padre”, afirma Roseli Souza, assessora pedagógica da divisão de sistemas de ensino da editora Saraiva, sobre a autoridade máxima de quem ensinava informações tão fundamentais como o alfabeto. Apesar de todos os aspectos positivos que vieram com o fim da ditadura militar no Brasil, Roseli diz que, nesse processo, os professores estão perdendo gradualmente o poder e a autonomia na sala de aula. “Embora tenha ocorrido uma manifestação da própria classe docente pela democracia, alguma coisa se perdeu no caminho e não conseguimos reaver”, lamenta. A desvalorização da profissão já pode ser vista em números. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a educação básica brasileira (que inclui a educação infantil, a especial, o ensino fundamental, o médio e a educação de jovens e adultos – o EJA), em 2007 havia 2.500.554 profissionais atuando em sala de aula.



Unicamp divulga a oitava chamada do Vestibular 2011 (SejaBixo – Mural – 18/03/11)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de convocados em oitava chamada no Vestibular Unicamp 2011, com 57 nomes. A lista está disponível para consulta no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp e na página www.comvest.unicamp.br. Os convocados na oitava chamada devem fazer a matrícula na próxima terça-feira, dia 22 de março, das 9h às 12h.



‘É preciso desconstruir estereótipos sobre povos indígenas e africanos’, diz professor  (O Estado de S.Paulo – Educação – 18/03/11)

Ronaldo Mathias, professor de Cultura Afro-Ameríndia do Centro Universitário Belas Artes, defende o ensino da disciplina no País e enfatiza que é importante quebrar paradigmas em relação à visão que o povo brasileiro tem às raças não brancas que ajudaram na formação miscigenada do País. Em entrevista ao Estadão.edu, o docente conta que sua disciplina, aplicada desde 2006, contribuiu também para rever a forma de abordar temas polêmicos, exemplo política de cotas, além de ter demonstrado que grande parte dos alunos não se veem preconceituosos, porém identificam isso na sociedade brasileira. Ele aponta que isso pode ser um fator gerado ou pela ausência de autocrítica sobre a dinâmica do preconceito, do racismo, ou por algum outro fator ligado ao encaminhamento metodológico ainda não identificado.



Unicamp divulga os aprovados em 8ª chamada no Vestibular 2011  (EPTV –Virando Bixo – 18/03/11)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) liberou nesta sexta (18) a lista dos 57 aprovados em 8ª chamada no Vestibular 2011. Os convocados devem efetuar a matrícula na terça-feira (22), das 9h às 12h. Todos os ingressantes na Unicamp deverão se matricular na Diretoria Acadêmica (DAC) do campus de Campinas, inclusive os aprovados para o curso de Odontologia, que funciona no campus de Piracicaba, e os calouros da Faculdade de Tecnologia (FT) e da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), instaladas nos campi de Limeira.



Unicamp divulga oitava lista de aprovados no vestibular 2011 (Folha Online – Educação – 18/03/11)

A Unicamp divulgou nesta sexta-feira a lista de convocados em oitava chamada no vestibular Unicamp 2011, com 57 nomes. A lista está disponível no site da Comvest, responsável pelo vestibular.  Os convocados devem fazer a matrícula na próxima terça-feira (22), das 9h às 12h, no campus de Campinas, na diretoria acadêmica do campus de Campinas, com excessão de quem passou para os cursos da Famerp, que fazem matrícula no setor de vida escolar, na sede da Famerp, em São José do Rio Preto.

Recuo no ensino paulista (Folha de S.Paulo – Editorial – 21/03/11)

A tabulação dos resultados da última rodada de provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp 2010) revela que a educação pública paulista desceu mais um degrau -no último ano da administração José Serra (PSDB)- em sua marcha decadente. O único nível de ensino em que houve progresso foi o mais básico (fundamental 1), e ainda assim modesto. Alunos do quinto ano registraram ligeira melhora na proficiência em matemática (de 201,4 para 204,6 pontos) e estagnação em 190,4 pontos na avaliação em língua portuguesa. Há bem pouco a comemorar. Ainda se contam 20% de alunos com desempenho insuficiente em português, no ensino fundamental 1, e 29% na mesma situação em matéria de contas. Nos dois níveis subsequentes, ao término do fundamental 2 e do ensino médio, a situação é mais grave e a piora, inequívoca. Os resultados do Saresp são usados para computar o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), uma espécie de nota final que agrega também dados de aprovação, reprovação e abandono. Calculado por escola, o Idesp serve de base para a fixação de metas e, no caso de seu cumprimento, para determinar o valor do bônus variável para os educadores, que pode ultrapassar 2,4 salários adicionais por ano. Diante do fraco desempenho, causa alguma estranheza que a gratificação vá ser paga para equipes de 3.591 unidades escolares (71% do total). É fato que se trata de um número menor que o do ano passado (90%), mas ainda assim parece difícil de justificar. O próprio instrumento de avaliação comporta questionamentos. A prova do Saresp é obrigatória, mas não costuma ser levada a sério por muitos alunos, que não enxergam vantagem real nela -nem sequer tomam conhecimento de suas notas individuais. Nesse sentido, parece boa a ideia aventada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB) de incluir tais notas na seleção dos aprovados para cursar as três universidades estaduais (USP, Unicamp e Unesp).



Site disponibiliza vídeos no YouTube sobre obras de leitura obrigatória na Fuvest e Unicamp  (Globo On Line – Vestibular – 18/03/11)

O site LivroClip disponibiliza vídeos animados de cinco dos nove livros de leitura obrigatória na Fuvest e na Unicamp. Na página www.youtube.com.br/livroclip é possível assistir a animações de “Dom Casmurro”, “Auto da Barca do Inferno”, “Iracema”, “A Cidade e as Serras” e “O Cortiço”. No total, são mais de 200 LivroClips baseados em obras da literatura nacional e internacional.

Unicamp divulga oitava chamada do vestibular 2011  (Globo On Line – Vestibular – 18/03/11)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou, nesta sexta-feira, a lista de convocados em oitava chamada no Vestibular Unicamp 2011, com 57 nomes. A lista está disponível para consulta no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp e na página www.comvest.unicamp.br. Os classificados devem fazer a matrícula na próxima terça-feira, dia 22 de março, das 9h às 12h. Todos os convocados para cursos da Unicamp, inclusive os ingressantes em cursos da Faculdade de Odontologia (FOP), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT), deverão efetuar a matrícula no campus de Campinas, na Diretoria acadêmica (DAC).