×
02/04/2012 / Em: Clipping

 


Unicamp recebe pedidos de isenção de taxa do vestibular 2013 a partir de 23 de abril   (UOL – Vestibular – 02/04/12)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre no dia 23 de abril as inscrições para isenção de taxa do vestibular de 2013. Os interessados poderão realizar o cadastro até dia 31 de maio, no site da Comvest.

Opção viável   (UOL – Vestibular – 02/04/12)

Sala lotada, apostilas e cadernos em cima das carteiras; o professor frente à lousa, microfone em mãos, pronto para começar a aula show. Entre uma explicação e outra, histórias e piadas são um artifício para prender a atenção dos alunos e acalmar os ânimos daqueles mais tensos com a chegada do vestibular. A cena descrita já é conhecida pelos jovens de classe média e alta que buscam nos cursinhos tradicionais reforço para conseguir uma vaga na universidade. O que muitos não sabem é que os cursinhos pré-vestibular não são exclusividade daqueles que podem pagar uma mensalidade que, muitas vezes, chega a passar de R$ 1.000. Entre o final da década de 1990 e meados dos anos 2000, houve um aumento expressivo dos chamados cursinhos populares, que existem até hoje como uma alternativa para os estudantes sem condições de pagar um cursinho tradicional. 



Nova moda nos vestibulares, interdisciplinaridade ainda é desafio   (IG – Educação – 30/03/12)

Há pelo menos 14 anos, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, um novo modelo de provas começou a ser discutido por várias universidades. São os testes que exigem do candidato conhecimentos de diferentes disciplinas para responder um único item. Apesar do protesto dos mais conservadores, a interdisciplinaridade, que é usada em avaliações mais contextualizadas e com menos exigência de memorização, se tornou “moda” e ganha cada vez mais adeptos. Professores e alunos, no entanto, são unânimes ao comentar que não são todas as instituições que conseguem avançar e aproveitar o melhor que o novo modelo pode oferecer. Nem mesmo o Enem é consenso. Pelo menos, por enquanto. Em muitos casos, eles dizem, o que acontece é a simples junção de conteúdos de diferentes disciplinas em um mesmo item. Mas é possível ir além. Está na lei que rege a educação brasileira – a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – que os estudantes do ensino médio precisam concluir a etapa dominando “princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna; conhecimento das formas contemporâneas de linguagem; conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania”. Deveriam correlacionar conhecimentos e habilidades em diferentes áreas, prontos para intervir no mundo que os cerca. Os especialistas garantem que é muito difícil avaliar tudo isso a partir de provas tradicionais, em que cada disciplina é cobrada de forma separada. Já os testes interdisciplinares teriam a capacidade de aferir se o aluno sabe relacionar a Matemática com a Física ou a História com a Química, por exemplo. Essas provas devem medir as habilidades adquiridas com o aprendizado dos mais diversos conteúdos. “Há muito modismo sobre isso ainda, mas acho que o caminho da interdisciplinaridade no vestibular é inevitável. É muito mais difícil fazer uma prova interdisciplinar, mas se você quer um estudante que saiba ler, pensar, utilizar diferentes competências para resolver um problema, esse é o caminho”, analisa o ex-coordenador dos vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Tessler. “Com a Matemática, você não aprende só a fazer contas. Aprende uma maneira de pensar”, ressalta.



Unicamp libera informações sobre isenção de taxa do Vestibular 2013   (SejaBixo – Mural – 02/04/12)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre no dia 23 de abril as inscrições para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp 2013. As inscrições devem ser realizadas até dia 31 de maio, exclusivamente pela internet, no site www.convest.unicamp.br. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital), pelo correio, para a Comvest até o dia 31 de maio.



Isenção de taxa do Vestibular da Unicamp começa este mês  (RAC – Educação – 02/04/12)

O pedido de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2013 da Unicamp começa em 23 de abril e termina em 23 de maio e deve ser feito exclusivamente pela internet, na página da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest): www.comvest.unicamp.br . Para finalizar o processo, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital), pelo correio, para a Comvest até 31 de maio. A falta de qualquer documento e/ ou o envio após o prazo excluem o interessado. A isenção é oferecida em três casos: para os candidatos de baixa renda (líquida máxima de R$700 por morador do domicílio); para funcionários da Unicamp/ Funcamp; e para os candidatos às seguintes licenciaturas noturnas – Ciências Biológicas, Física, Letras, Química/ Física, Matemática e Pedagogia