27/11/2017 / Em: Clipping

As 20 universidades mais empreendedoras do Brasil em 2017 (Gazeta do Povo – Economia – 27/11/2017)

Ranking da Brasil Júnior elencou as 55 universidades mais empreendedoras do Brasil. Confira as 20 primeiras

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores divulgou a segunda edição do Índice das Universidades Empreendedoras. A Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking nacional com 7,26 pontos. A instituição foi a que se saiu melhor nos indicadores da pesquisa: Infraestrutura, Internacionalização, Capital Financeiro, Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão. Em segundo lugar ficou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O estudo busca compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior. Para isso, ouviu, ao longo do ano, mais de 10 mil estudantes e coletou informações e dados de mais de 50 faculdades. “No cenário econômico e político que o nosso país se encontra, o empreendedorismo se apresenta como a força motriz da mudança. Esse índice mostra como universitários, inconformados com suas realidades, sonharam com uma universidade mais inovadora e tiveram a ousadia de se questionar sobre o ecossistema em que estão inseridas, buscando sempre o melhor de si mesmos”, explica Carolina Utimura, Presidente da Brasil Júnior. Além de medir a Cultura do Empreendedorismo, o índice avaliou a opinião dos estudantes quanto à diversidade de alunos, metodologias de ensino e motivações que os faziam entrar e continuar nas universidades. Dos alunos participantes, 30% declararam que nunca participaram de projetos que vão além da sala de aula e mais de 50% discordam que a grade curricular o auxilia a desenvolver competências empreendedoras. Veja o ranking das 20 universidades mais empreendedoras do Brasil:

1.º – Universidade de São Paulo (USP)

Nota final: 7,26

2.º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nota final: 6,90

3.º – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Nota final: 6,84

4.º – Ybuversudade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nota final: 6,45

5.º – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Nota final: 6,18

6.º – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Nota final: 6,16

7.º – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Nota final: 5,91

8.º – Universidade de Brasília (UnB)

Nota final: 5,86

9.º – Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Nota final: 5,80

10.º – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Nota final: 5,74

11.º – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Nota final: 5,64

12.º – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Nota final: 5,63

13.º – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Nota final: 5,60

14.º – Universidade Federal de Goiás (UFG)

Nota final: 5,42

15.º – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Nota final: 5,42

16.º – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Nota final: 5,38

17.º – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Nota final: 5,36

18.º – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Nota final: 5,30

19.º – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nota final: 5,19

20.º – Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Nota final: 5,13