
Matrícula
Matrícula
1. É necessária a presença de um responsável na matrícula de menores de 18 anos?
R: As matrículas para o ingresso em 2022 serão feitas de maneira não presencial, pela internet. Leia mais.
2. Como deve ser uma procuração para a matrícula?
R: As matrículas para o ingresso 2022 serão feitas de maneira não presencial, pela internet. Leia mais.
3. Como posso me inscrever para auxilio moradia e alimentação?
R: Você poderá obter essas e outras informações sobre bolsas-auxílio e outros programas de assistência estudantil junto ao SAE – Serviço de Apoio ao Estudante, da Unicamp: www.sae.unicamp.br.
4. Com os novos e diferentes sistemas de ingresso, como fica a ordem de classificação dos candidatos?
R: Todos os sistemas são independentes para a classificação, mas são integrados para o momento de divulgação de resultados e, no caso dos aprovados, efetivação da matrícula.
5. Caso um candidato tenha sido aprovado em mais de um sistema, qual a ordem de classificação?
R: A diversificação dos sistemas de ingresso foi pensada para promover maior inclusão, portanto, respeitando-se o número de chamadas, a ideia é contemplar o princípio mais inclusivo. Assim, caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp e em outro(s) sistema(s) de seleção, a vaga a ser preenchida seguirá a seguinte ordem de prioridade: Vestibular Unicamp, modalidade Vagas Olímpicas, modalidade ENEM-Unicamp e Vestibular indígena.
6. Passei no mesmo curso no Edital ENEM-Unicamp e no Vestibular Unicamp. Em qual serei convocado primeiro?
R: A sua vaga será a do Vestibular e a vaga aberta no Edital ENEM permitirá que se convoque outro candidato daquela lista.
7. E os candidatos aprovados na mesma chamada em cursos diferentes?
R: Valerá a opção do candidato no ato de matrícula. Por exemplo, tendo passado em Engenharia Mecânica no Vestibular Unicamp e Engenharia Elétrica no Edital Vagas Olímpicas, o candidato indicará sua preferência e a outra vaga será disponibilizada para o próximo classificado na chamada seguinte.
8. E se um candidato passou num curso na 1ª chamada pelo Edital ENEM, mas não foi convocado na mesma chamada no Vestibular Unicamp?
R: Ele terá a opção de matricular-se na vaga obtida e, automaticamente, abdicar da outra lista. Caso não ocupe a vaga do Edital ENEM, o candidato continuará concorrendo no sistema do Vestibular. Porém, caso a vaga não se concretize, ele não poderá reivindicar a vaga do Edital ENEM, pois esta vaga já estará ocupada por outro estudante selecionado.