12/01/2022 / Em: Destaques, Notícias, Releases

 

As inscrições para ambas as modalidades são gratuitas e devem ser realizadas na página da Comvest

A Comissao Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) encerra, na próxima semana, as inscrições para duas modalidades de ingresso nos cursos de graduação em 2022: o Vestibular Indígena inscreve até o dia 20 de janeiro e para as Vagas Olímpicas, as inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de janeiro. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página eletronica da Comvest: https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-indigena-2022/ e https://www.comvest.unicamp.br/vagas-olimpicas-2022/. As inscrições são gratuitas para as duas modalidades. Essa é a quarta edição de oferecimento de diferentes formas de ingresso pela Unicamp, além do vestibular tradicional.

A partir deste ano, o Vestibular Indígena foi unificado com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e os candidatos deverão realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, um em cada universidade. Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis no site de ambas as instituições, bem como o calendário completo do processo. A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da Universidade, e a UFSCar oferece até duas vagas, em 65 diferentes opções de cursos.

A prova será aplicada nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). O exame será realizado no dia 13 de março de 2022 (seguindo o horário local). A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 25/1 a 8/2/2022, pela página da Comvest na internet. A primeira chamada será divulgada no dia 18 de abril.

Vagas Olímpicas 2022

A modalidade oferece 122 vagas, em 33 opções de cursos. Este ano, a Unicamp abriu vagas em quatro novos cursos para ingresso nessa modalidade: Administração Pública (1 vaga), Engenharia Agrícola (2 vagas), Farmácia (1 vaga) e Odontologia (2 vagas). Além disso, a Comvest passou a aceitar outras duas competições: a Olimpíada Canguru de Matemática Brasil e a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas, que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento do ensino médio, que estão relacionadas no Edital do processo. Os candidatos podem se inscrever em até dois cursos (em 1ª e 2ª opção). As modalidades e respectivas pontuações exigidas pelos cursos, em cada competição, estão na página do processo. Poderão se inscrever os premiados em olimpíadas ou outras competições de conhecimentos realizadas nos dois anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp, ou seja, nos anos de 2020 e 2021. A primeira chamada será divulgada no dia 21 de fevereiro.