Caro vestibulando,

é uma grande alegria tê-lo como aspirante a uma vaga na Unicamp, instituição reconhecida nacional e internacionalmente
por sua excelência em ensino, pesquisa e extensão. Apesar de ainda relativamente jovem para os padrões mundiais – completou 50 anos em outubro de 2016 –, a Unicamp foi classificada recentemente como a melhor universidade latino-americana no prestigiado ranking da revista Times Higher Education (THE), conquistando lugar de destaque entre a elite acadêmica mundial.

A Unicamp tem uma graduação forte com um grande leque de cursos nas áreas de ciências exatas, tecnológicas, biomédicas, humanidades e artes. A qualidade da formação oferecida pela Unicamp tem tudo a ver com a relação que historicamente mantém entre ensino e pesquisa. Tem a ver também com o fato de que 93% de seus professores atuam em regime de dedicação exclusiva e 99% têm titulação de doutor. Isso faz com que os docentes que ministram as aulas sejam os mesmos que, em seus laboratórios e grupos de pesquisa, desenvolvem os estudos que tornaram a Unicamp conhecida e respeitada, permitindo que o conhecimento novo gerado a partir dessas investigações conte com a participação direta dos alunos.

A Unicamp abriga atualmente 8% da pesquisa acadêmica brasileira e 12% da pós-graduação nacional. A universidade também lidera o ranking nacional per capita de publicações científicas nas revistas internacionais catalogadas. Se a produção acadêmica for calculada pelo desempenho de cada pesquisador, a Unicamp é, atualmente, a mais produtiva universidade brasileira.

Nesse contexto, a Unicamp procura, por meio de seu vestibular, selecionar estudantes de todo país que não só dominem os conteúdos do ensino médio, como também saibam pensar de forma crítica, raciocinar logicamente e expressar suas ideias com clareza.

A Unicamp está orientada pelo compromisso mais amplo com a sociedade, que deposita confiança e esperança na universidade pública, pronta a atender às exigências das transformações acadêmicas, científicas, tecnológicas, sociais, artísticas e culturais de nossos dias.

O Manual do Candidato e esta revista trazem informações importantes a respeito da vida universitária nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. Você encontrará, ainda, a descrição de todos os cursos de graduação da Unicamp, acompanhada do número de vagas existentes em cada um deles. Desejamos-lhe sucesso neste momento tão decisivo de sua vida e esperamos recebê-lo, no próximo ano, como aluno desta destacada Universidade.

Marcelo Knobel