Informações por modalidade:

Vestibular Indígena 2023

Enem 2023

Vagas Olímpicas 2023

Há várias formas de entrar na Unicamp, escolha a(s) mais adequada(s) ao seu perfil!

A Unicamp tem várias opções de ingresso nos cursos de graduação, além do Vestibular Unicamp, veja:

• 20% do total das vagas pela modalidade Enem-Unicamp ;
  • Vagas, sem vestibular, pela modalidade Vagas Olímpicas, a partir do desempenho em olimpíadas científicas e competições de conhecimento;
  • Cotas étnico-raciais no Vestibular Unicamp e no Enem-Unicamp, com reserva de 25% das vagas disponíveis para candidatos autodeclarados pretos e pardos;
  • Vestibular Indígena;
  • Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis), para estudantes da rede pública de Campinas.

Além disso, há pontos a mais nas notas do vestibular para alunos que cursaram os ensinos fundamental e/ou médio na rede pública, por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS).

Você pode prestar mais de uma opção, de acordo com seu perfil! Por exemplo, é possível prestar o vestibular tradicional e também tentar ingressar pelo Enem. Também é possível concorrer às Vagas Olímpicas e prestar o vestibular tradicional. Outra possibilidade é concorrer pelas cotas étnico-raciais tanto no vestibular quanto pelo Enem. Essas são apenas algumas das possibilidades. Fique atento, pois há editais específicos para cada processo e as inscrições serão realizadas em diferentes períodos.

Para ficar por dentro dos requisitos de cada uma das formas de ingresso, leia mais informações abaixo e navegue pelas páginas específicas.

Cotas

O percentual de vagas reservadas para pretos e pardos é de no mínimo 25% em cada curso, sendo 10% do total das vagas oferecidas via Enem e 15%, no mínimo, pelo Vestibular Unicamp. A reserva de vagas (cotas) vai contemplar todos os cursos de graduação e em todos os turnos.

Os candidatos autodeclarados pretos e pardos optantes pelo sistema de cotas, que tenham obtido nota superior à nota de corte do vestibular, são convocados se houver número de candidatos suficientes, até que se alcance a meta.

ENEM

As vagas oferecidas pela modalidade Enem-Unicamp são distribuídas da seguinte forma: 10% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 5% para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; 5% para estudantes que sejam autodeclarados pretos e pardos. Assim, o total de vagas via Enem é de 20% das vagas da graduação. A seleção via Enem é definida por meio de um edital específico.

PAAIS

O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) prevê, na primeira e na segunda fase, adição de pontos à nota dos candidatos que tenham cursado escola pública. Serão 20 pontos para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas e 40 pontos para aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. No caso dos candidatos que cursaram ambos os períodos na rede pública, a pontuação adicionada será de 60 pontos.

Vestibular Indígena

O Vestibular Indígena, realizado em data diferente do Vestibular Unicamp, oferece para 2022 130 vagas. A prova é realizada em seis cidades: Campinas (SP), Bauru (SP), Caruaru (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A prova é em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação. O ingresso é na mesma época de matrículas do vestibular tradicional.

Vagas Olímpicas

Até 10% das vagas extras ou regulares de cada curso que optarem por essa modalidade. Há um edital específico para o preenchimento dessas vagas, que ocorrerá na mesma época de matrículas do vestibular tradicional. Para 2022, serão oferecidas 120 vagas em diferentes cursos de graduação. Não há provas e a seleção é feita por meio do desempenho obtido em competições definidas e pelos cursos.

ProFis

É o curso piloto de ensino superior da Unicamp, voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. A seleção de estudantes para as 120 vagas do curso não é feita através do vestibular, mas com base nas notas do ENEM. Para cada escola pública de ensino médio do município de Campinas é garantida uma vaga. O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões.