Notícias e Informações
Fique por dentro das útimas notícias e informações sobre a COMVEST e seus processos de ingresso.
Um total de 41% dos jovens brasileiros que já concluiu o ensino médio acha que a crise econômica que assola o país atrapalha o objetivo de ingressar no ensino superior. O resultado faz parte da pesquisa encomendada pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) divulgada nesta segunda-feira (28). A pesquisa ouviu 800 jovens de todo o Brasil, que fizeram o ensino médio em escolas públicas (62%) e têm pais que não fizeram faculdade (86%). Eles pertencem à classe C ou nova classe média, formada por pessoas com renda familiar entre R$ 1.800 e R$ 3.400. O levantamento aponta, ainda, que 21% dos jovens pretendiam buscar financiamento para pagar a faculdade. Para esses 47% que querem estudar, a mensalidade ideal média seria de R$ 595. Como auxílio para conseguir pagar a universidade, 54% tentariam o Financiamento Estudantil (Fies). A maioria (95%) conhece o programa e sabe que as regras mudaram, desde o ano passado. Destes, 55% acham que essas mudanças atrapalham, mas não as enxergam como desmotivador.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (28) que vai destinar, no segundo semestre de 2016, 105 mil vagas em cursos de graduação presenciais e à distância para professores que já atuam na rede pública e precisam complementar sua formação. A reserva de vagas é uma estratégia para tentar contornar problemas identificados no Censo Escolar da Educação Básica 2015. De acordo com o levantamento, cerca de 200 mil professores precisam de formação complementar, pois atuam em sala de aula sem terem concluído os estudos necessários. O número representa 38,7% do total de 518.313 professores que ensinam na educação básica na rede pública.
O G1 reuniu quase 40 temas de redações cobrados no ano passado em vestibulares de 25 universidades brasileiras e ouviu especialistas que explicam as tendências e as abordagens dos processos seletivos. Além de comparar e entender a opinião dos especialistas, a lista é uma boa possibilidade de “banco de temas” para os alunos que precisam treinar redações.
Quase 40% dos docentes não têm formação adequada, aponta censo (UOL – Educação – 29/03/16)
Do total de professores ativos nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da rede pública, quase 40% não têm qualificação ideal, apontou censo divulgado nesta segunda-feira, 28, pelo Ministério da Educação (MEC). Considerando o fato de que um professor pode lecionar mais de uma disciplina, o índice de docentes em sala de aula com formação inadequada sobe para 53%, assinala o levantamento. Com o objetivo de diminuir essas taxas, a pasta vai lançar a Rede Universidade do Professor, para estimular os docentes a complementar a formação. Serão disponibilizadas 105 mil vagas já para este segundo semestre, informou o MEC. As inscrições vão de 5 de abril a 5 de maio, por meio da Plataforma Freire. Baseada em dados de 2015, a pesquisa conclui que a situação mais crítica é a da disciplina de Física, em que 64,7% dos professores se enquadram em um dos seguintes quadros: têm bacharelado, mas não licenciatura; têm licenciatura, mas em área diferente da que ensina; têm curso superior (engenheiro lecionando matemática, por exemplo); ou só têm diploma de ensino médio.
55% dos jovens acham que crise do Fies dificulta fazer faculdade (UOL – Educação – 28/03/16)
55% dos jovens brasileiros que concluíram o ensino médio e têm interesse em cursar o ensino superior acha que a crise do Financiamento Estudantil (Fies) atrapalha seus planos de fazer uma faculdade. A pesquisa, encomendada pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), ouviu 800 jovens de regiões metropolitanas do Brasil. Para esses jovens que querem fazer faculdade, 41% disseram que a crise econômica no país pode atrapalhar o ingresso na universidade. A pesquisa mostrou ainda, que apesar de terem grande interesse em fazer o ensino superior, 66% não tem nenhum planejamento para financiar o curso.
Cursos de formação docente à distância concentram 50% dos calouros (UOL – Educação – 28/03/16)
Metade dos calouros (49,8%) dos cursos de formação de professores – como licenciaturas de letras, história ou matemática – entrou em uma graduação a distância (EaD). Isso é o que revela o censo do ensino superior no País de 2014, último com dados disponíveis. A tendência de aumento se confirma desde o começo da década, mas é a primeira vez em que há equilíbrio de ingressantes entre as modalidades presencial e a distância. Foram mais de 512 mil novos alunos nos dois formatos. O aumento da fatia de EaD foi significativo em relação ao ano anterior, quando a proporção era de 35,4%. Segundo especialistas, o avanço rápido está relacionado, principalmente, à chegada de um público de alunos mais velhos, que já trabalham no ensino básico, mas não têm diploma.
Nem metade das pessoas que saíram do ensino médio quer fazer faculdade (Folha Online – Educação – 29/03/16)
Nem metade dos 40,8 milhões de pessoas que já completaram o ensino médio no país pretende ingressar no ensino superior. Entre os que têm esse objetivo, só 37% planeja iniciar no ano que vem. É o que aponta pesquisa do Instituto Data Popular sobre as aspirações da Classe C em relação ao ensino superior. O estudo foi realizado a pedido do Semesp (Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior).
Cerca de 39% dos professores da rede pública que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio não têm formação considerada adequada para uma ou mais disciplinas em que lecionam. Os dados são do novo Censo da Educação Básica, com dados de 2015, e foram divulgados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (28). O levantamento aponta que, de 518.313 professores, 200.816 dão aulas em disciplinas diferentes de sua área de formação.