2ª Fase

1. Como saber as notas obtidas na primeira e na segunda fase?
R: A Comvest divulga nesta página o desempenho individual dos candidatos na primeira fase e o desempenho obtido na segunda fase. Para a consulta serão necessários o número de inscrição e a senha do candidato. 

2. O candidato pode realizar a segunda fase em cidade diferente daquela onde fez a primeira fase?
R: Não. Os candidatos escolhem a cidade onde farão as provas do Vestibular Unicamp no Formulário de Inscrição. A cidade escolhida será obrigatoriamente a mesma para a realização das duas fases do Vestibular Unicamp, com exceção dos candidatos que escolherem algumas cidades (Consulte aqui).

As provas de Habilidades Específicas serão realizadas somente em Campinas.

3. O local de provas também será o mesmo da primeira fase?
R: Não necessariamente. Como o número de candidatos para a segunda fase é bem menor, pode ser que em alguns casos haja remanejamento e consequentemente ocorra a mudança do local de realização das provas. Por isso, os candidatos devem ficar atentos ao locais de provas.  Voltar ao topo

4. O que o candidato deve levar para a segunda fase?
R: O candidato deverá comparecer aos locais de provas, no horário determinado, munido do original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira. São permitidos: água, refrigerante, suco, doces, balas, uso de bermudas e vestimentas leves.

A Comvest fornecerá embalagens nas quais o candidato deverá guardar o aparelho celular desligado.

Ao entrar na sala de prova e receber a embalagem, o candidato deverá desligar imediatamente o aparelho celular e colocá-lo na embalagem. Os candidatos devem retirar os celulares das embalagens após saírem do prédio.  Voltar ao topo

5. Quantos dias e qual o tempo de duração da prova da segunda fase?
R: São dois dias de provas com o tempo máximo de cinco horas em cada dia.  Voltar ao topo

6. Qual o horário de início das provas?
R: O candidato deve comparecer ao local do exame, preferencialmente com uma hora de antecedência. O ingresso aos locais de prova será permitido até as 13:00 horas.  Voltar ao topo

7. Qual o tempo de permanência mínima, em sala, durante a realização da prova da segunda fase?
R: O tempo mínimo é de duas horas.  Voltar ao topo

8. Como serão os protocolos de saúde?
R: As provas serão realizadas observando-se os protocolos de bio-segurança (uso de máscaras, distanciamento mínimo etc.) determinados pelas autoridades sanitárias competentes (OMS, Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde), em virtude da pandemia de Covid-19. O cumprimento das regras de biossegurança divulgadas pela Comvest na época das provas é obrigatório por parte dos candidatos para acesso ao prédio, às salas e demais dependências do local de prova. O desrespeito aos protocolos de biossegurança por parte do candidato impedirá a continuidade da prova e acarretará em sua desclassificação. Os detalhes do protocolo serão divulgados na página do Vestibular 2021.  Voltar ao topo

9. Todo os candidatos precisam fazer todas as provas da segunda fase ou apenas aquelas relacionadas às carreiras escolhidas?
R: No primeiro dia da segunda fase, além da Redação, os estudantes terão questões comuns obrigatórias a todos os candidatos, independentemente do curso escolhido: oito questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, duas questões interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Inglês e ciências da natureza e ciências humanas. Na prova de Redação são duas propostas de escrita, mas o candidato deverá escolher uma delas para produzir seu texto.

No segundo dia, todos os estudantes farão seis questões obrigatórias de Matemática e quatro questões interdisciplinares, sendo duas envolvendo disciplinas de ciências humanas e duas envolvendo disciplinas de ciências da natureza. Além disso, cada estudante fará mais 12 questões específicas da área do curso escolhido (conforme figuras abaixo).

Descrição das provas da segunda fase, a partir do Vestibular Unicamp 2020:

Distribuição das provas, por dias:

 

Voltar ao topo