01/02/2019 / Em: Clipping

Unicamp estuda mudar o formato do Vestibular (Brasil Escola – Vestibular – 01/02/2019)

Comvest, organizadora da seleção, terá reunião em março para definir o modelo do Vestibular 2020.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estuda mudar o seu Vestibular já para a próxima seleção, proposta que será votada em março deste ano por coordenadores de graduação da instituição. O objetivo é focar nas áreas de conhecimento ligadas aos cursos escolhidos pelos alunos e diminuir um dia de provas da segunda fase, eliminando disciplinas gerais sem trazer prejuízo ao vestibulando. De acordo com o coordenador executivo da Comvest/Unicamp, professor José Alves de Freitas Neto, a mudança estudada é pautada em alguns critérios, tendo como pontos fundamentais “a expectativa da universidade quanto aos seus critérios de seleção; a possibilidade dos candidatos e as experiências educacionais que eles vivenciam na atualidade”, destaca. “O Vestibular é uma grande vitrine no sentido de mostrar os valores como a defesa dos Direitos Humanos”, ressalta José Alves. O motivo para mudança está na necessidade de atualizar as provas da Unicamp, as quais vêm se repetindo há mais de 30 anos – José Alves, coordenador executivo da Comvest/Unicamp, sobre o novo formato do Vestibular. A mudança do Vestibular da Unicamp, em relação ao formato, está na diminuição de um dia de provas da segunda fase. A 2ª etapa contará com o primeiro dia voltado para redação e língua portuguesa, enquanto o segundo terá perguntas interdisciplinares e de Matemática (gerais) e questões específicas por área (conforme a escolha de curso do candidato). Para o coordenador executivo da Comvest, as áreas de Português e Matemática continuam como provas obrigatórias para todos os candidatos por serem essenciais para entrar na universidade. “Que nós possamos também atender estudantes de diferentes perfis educacionais, considerando que as escolas hoje raramente possuem uma mesma estrutura curricular”, José Alves – Comvest/Unicamp. Já a primeira fase se mantém no mesmo formato dos anos anteriores: questões de múltipla escolha (objetivas) de conhecimentos gerais e algumas interdisciplinares. Esta etapa do Vestibular da Unicamp é responsável por selecionar os candidatos que seguirão na disputa pelas vagas oferecidas. Leia mais.