×
01/08/2012 / Em: Clipping

 


Unicamp de Portas Abertas espera 35 mil visitantes na edição 2012   (Globo.Com – G1 Vestibular – 31/07/12)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza no dia 1º de setembro a edição 2012 da Unicamp de Portas Abertas (UPA). Durante o evento no campus do distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP), os visitantes poderão conhecer as instalações e o cotidiano da universidade, além de poder tirar dúvidas o futuro profissional com alunos e professores. Os institutos também terão uma programação específica para mostrar seus cursos e os projetos que estudantes de graduação e de pós-graduação participam. Haverá ainda palestras sobre o Profis, para falar sobre apoios sociais aos estudantes e sobre a mobilidade estudantil. A organização espera participação de 35 mil pessoas. A programação está disponível para consulta a partir do dia 10 de agosto, no site da UPA 2012.

Começam as inscrições para vestibulares de universidades de SP  (Globo.Com – G1 Vestibular – 01/08/12)

As inscrições para os vestibulares das maiores universidades do estado de São Paulo começam nesta quarta-feira (1º). Pela primeira vez, as datas dos vestibulares das principais universidades do estado não vai coincidir. O primeiro a abrir a inscrição é o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). As inscrições começam nesta quarta e vão até 15 de setembro. O manual do candidato do vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest) também vai ser lançado nesta quarta. Confira as datas de inscrição das principais universidades de São Paulo: 



Marcos Augusto Gonçalves
Samba da cotista doida  (Folha de S.Paulo – Opinião – 01/08/12

Morena ruiva, morena jambo, branca melada, branca morena, alva escura, clarinha, pálida, branquiça, agalegada, averme lhada, bugrezinha escura, quase-negra, mista… Essas são algumas das mais de 130 cores de pele autodeclaradas pela população em 1976, em pesquisa organizada pelo IBGE. Diante de tanta variedade, o instituto acabou por consolidar o uso do feioso termo “pardo” para rotular -e empobrecer- a festa de semitons da miscigenação brasileira. Desconhecia o levantamento, que me foi revelado pela artista Adriana Varejão, com quem conversei para uma reportagem da revista “Serafina”. Ela prepara um trabalho baseado nessa variedade cromática e poética que emergiu da pesquisa. Percorrer a curiosa lista de tonalidades faz pensar sobre a opção política de setores da esquerda e do governo petista de usar a polarização branco x negro como espelho da divisão social no país. Como muitos já bem argumentaram, as cotas raciais são uma contrafação fora de lugar das duvidosas políticas conservadoras norte-americanas, que trouxeram algum benefício para a classe média negra e nada fizeram para promover os mais pobres. No Brasil, parece mais adequado compensar o desfavorecimento socioeconômico -e não “racial”. A institucionalização do racismo não é a melhor ideia se a ideia é justamente eliminá-lo. Ou será que não é? Agora, o Congresso nos ameaça com o bizarro projeto da deputada Nice Lobão (PSD-MA). Prevê que metade das vagas das universidades federais seja repartida entre negros, pardos e indígenas na mesma proporção demográfica constatada pelo IBGE. E tal contingente, para se beneficiar, terá de ter feito seus estudos em escolas públicas. É o samba da cotista doida. Grosseira falta de compreensão sobre o papel da universidade e das políticas compensatórias. Melhor criar logo uma loteria federal de diplomas. A megassena universitária!

Fuvest libera manual do vestibular 2013; inscrição começa dia 24   (Folha Online – Educação – 01/08/12)

A Fuvest liberou nesta quarta-feira a consulta ao manual do candidato para o vestibular 2013. O aluno interessado em concorrer uma das vagas poderá ter acesso ao manual pelo site da instituição. As inscrições devem ser feitas a partir do próximo dia 24 e seguem até 10 de setembro. A inscrição também deve ser feita pela internet e o candidato deverá pagar a taxa de inscrição –no valor de R$ 130– usando o boleto gerado no ato da inscrição. O valor poderá ser pago em bancos ou pela internet até o dia 11 de setembro. De acordo com o calendário, a prova da primeira fase da Fuvest está marcada para o dia 25 de novembro, enquanto as da segunda fase devem ser realizadas entre 6 e 8 de janeiro de 2013.