02/04/2018 / Em: Clipping

Saiba como pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 (UOL – Educação – 02/04/2018)

Começou nesta segunda-feira (2) o prazo para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pedirem a isenção da taxa de inscrição da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e espera que cerca de 4 milhões de pessoas peçam a isenção da taxa neste ano. O prazo termina no dia 11 de abril. Em 2018, o Enem completa 20 anos e pela primeira vez o pedido de isenção da taxa de inscrição será feito antes do período de inscrição. Também pela primeira vez, os candidatos que tiveram a isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para ter a gratuidade novamente. Segundo a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, o objetivo é garantir mais oportunidade para os jovens que necessitam da isenção, mas também garantir maior cuidado do dinheiro público e o desenvolvimento de uma consciência mais ética no cidadão. “Vamos fazer isso com mais critério e mais responsabilidade”, disse ela. Para todos os casos de solicitação de isenção da taxa de inscrição, o participante deverá ter documentos que comprovem a condição declarada, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do exame. Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de de abril. A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano, pelo site do Enem. Leia mais

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje (2) (Portal EBC – 02/04/2018)

São esperadas cerca de 4 milhões de pessoas com isenção da taxa neste ano

Os pedidos podem ser feitos até as 23h59 de 11 de abril. São dispensados de pagar a taxa os participantes que estejam cursando a última série do ensino médio em escola pública, neste ano. Também vale para quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou teve bolsa integral na rede privada e possui renda familiar por pessoa igual ou menor que um salário mínimo e meio; e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com membro da família que possua NIS(Número de Identificação Social). Por fim, são isentos os alunos que atingiram nota mínima para Certificação de Conclusão do Ensino Médio nas áreas do conhecimento em que se inscreveu no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) do ano passado. A isenção tira um obstáculo do caminho de pessoas como o piauiense Carlos Alexandre Carneiro Vaz, morador do Distrito Federal há mais de 10 anos. Foi na capital do país que ele conseguiu prosperar, e aos 37 anos, resolveu ter uma nova profissão: enfermeiro. A renda familiar por pessoa na casa dele é de menos de um salário-mínimo e meio. Segundo Carlos, pode não parecer, mas a taxa do Enem faz diferença no bolso. Os interessados precisam ficar atentos ao responder o questionário do sistema, porque as informações são cruzadas com bases de dados do governo. Caso você já tenha conseguido a isenção no ano passado mas faltou nos dois dias de prova, vai ser automaticamente levado a uma página para justificar a ausência. Neste ano, é preciso ter um documento oficial para explicar a falta. É possível anexar o documento no formato de imagem ou PDF, e o arquivo precisa ter até dois megabytes de tamanho. Caso a falta seja por causa de trabalho, é possível usar uma declaração de atividade profissional, desde que tenha CNPJ e identificação do empregador responsável pelo documento. De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a comprovação da falta serve para diminuir o desperdício de recursos públicos. Nos últimos cinco anos, mais de R$ 900 milhões foram gastos com os faltantes isentos. São esperadas cerca de 4 milhões de pessoas com isenção da taxa. Lembrando que o prazo começa nesta segunda-feira e termina no dia 11 de abril. O resultado sai no dia 23 de abril. Ainda vai ser possível recorrer da decisão até o dia 29. E atenção! Guarde a senha criada no sistema. Ela é a mesma a ser usada quando o candidato for fazer a inscrição no Enem, em maio. Boa sorte!