04/03/2011 / Em: Clipping

 


Câmara quer proibir trote estudantil  (Correio Popular – Cidades – 03/03/11)

A Câmara de Campinas aprovou ontem, em primeira discussão(legalidade), um projetode lei que pretende proibir o trote em estudantes que ingressam nas universidades e escolas em Campinas. De autoria do vereador Valdir Terrazan (PSDB), a proposta enumera seis atitudes consideradas trote e prevê multa para quem forem flagradas nas ruas tendo essas atitudes. Entre as ações que serão proibidas estão a raspagem de cabelo dos calouros, a pintura dos rostos e partes do corpo do estudante, a obrigação de pedir dinheiro em semáforos e a ingestão de bebidas alcoólicas. Também será considerada trote qualquer atividade vexatória ou outro tipo de violência física ou moral contra os alunos. Segundo o parlamentar, a lei só vai valer para as vias públicas. “Dentro das universidades, quem estipula as regras são seus diretores. Agora, nas vias públicas, podemos criar regras para impedir atitudes violentas e vexatórias. Eu tenho visto que as universidades têm feito sua parte em relação ao trote, como o trote solidário, por exemplo. Mas isso não tem surtido muito efeito. Todos os anos convivemos com isso”, disse o autor do projeto.No início do ano, vários jovens foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas e pedindo dinheiro nos semáforo de Campinas. No entanto, o caso mais grave ocorreu dentro de uma instituição de ensino. Em fevereiro, um menino de 14 anos sofreu queimaduras de terceiro grau nas costas, orelhas e cabeça durante um trote realizado no primeiro dia de aula da Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado (Etecap). O aluno ingressou na instituição no primeiro ano do Ensino Médio e foi levado pelos veteranos, junto com outros colegas ingressantes, para a quadra de esportes, onde foram jogadas tinta antialérgica— fornecida pela escola — e farinha. A suspeita é de que alguém pode ter misturado um produto químico nas tintas e causado os ferimentos. Pelo projeto de lei da Câmara, quem for flagrado obrigando os estudantes a beber ou até mesmo a pedir dinheiro nos semáforos estará sujeito a uma multa. Os infratores poderão receber multa de 1 mil unidades fiscais de Campinas (Ufics), o que corresponde a R$ 2.212,30. “Já vi estudantes que chegaram a ficar mais de uma semana sem ir até a faculdade depois de serem humilhados por veteranos. O objetivo desse projeto é proibir essas atitudes”, disse.

Opiniões

O vereador Rafa Zimbaldi (PP) aprova a iniciativa do colega  tucano. “Acho o projeto interessante. Sou contra o trote violento, com uso de álcool e quando os bixos pedem dinheiro no semáforo. Acho que deveria ter apenas o solidário, onde todos participam de uma forma positiva”, disse. -A aluna de estatística da Unicamp Gabriela Oliveira, de 24 anos, é contra a proposta. “Acho que os estudantes devem ser ouvidos. E acredito ser inconstitucional este tipo de proibição, já que o trote é feito com o consentimento de ambas as partes, tanto do veterano quanto do calouro”, afirmou. A proposta segue agora para
segunda discussão (mérito). Se sancionada pelo prefeito, a nova lei passa a vigorar após regulamentação.



Unicamp publica quinta chamada do processo seletivo 2011  (UOL – Vestibular – 03/03/11)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) publicou nesta quinta-feira (3) a quinta chamada do processo seletivo 2011, com 208 nomes. Os interessados deveriam ter declarado interesse nas vagas. Confira a relação de aprovados: A matrícula deverá ser feita no dia 11 de março, das 9h às 12h. Todos os convocados para cursos da Unicamp, inclusive os ingressantes em cursos da Faculdade de Odontologia (FOP), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT), deverão efetuar a matrícula no campus de Campinas, na Diretoria acadêmica (DAC).



Unicamp divulga quinta chamada do Vestibular 2011  (SejaBixo – Mural – 03/03/11)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de convocados em quinta chamada do Vestibular Unicamp 2011. A lista está disponível no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp e na página www.comvest.unicamp.br. Todos os convocados deverão efetuar a matrícula no dia 11 de março, das 9h às 12h, em seus respectivos campi, como indicado a seguir. Faculdade de Odontologia (FOP), campus de Piracicaba; Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), campus de Limeira; Faculdade de Tecnologia (FT), campus de Limeira;demais cursos, no campus de Campinas (os locais estão especificados na página eletrônica da Comvest).



Unicamp divulga os aprovados em 5ª chamada no Vestibular 2011  (EPTV – Virando Bixo – 03/03/11)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) liberou nesta quinta (3) a lista dos 208 aprovados em 5ª chamada no Vestibular 2011. Os convocados devem efetuar a matrícula no dia 11 de março, das 9h às 12h. Todos os ingressantes na Unicamp deverão se matricular na Diretoria Acadêmica do campus de Campinas, inclusive os aprovados para o curso de Odontologia, que funciona no campus de Piracicaba, e os calouros da Faculdade de Tecnologia (FT) e da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), instaladas nos campi de Limeira.



Divulgada a 5ª lista de aprovados no Vetibular 2011 da Unicamp. Matrículas devem ser feitas no dia 11  (Folha Dirigida – Vestibular – 03/03/11)

Já está disponíve para a consulta a quinta lista de aprovados no vestibular 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A relação com os nomes dos selecionados pode ser consultada abaixo, no site da FOLHA DIRIGIDA ONLINE. As listas anteriores também está disponível para consulta. As matrículas destes estudantes será realizada no dia 11, próxima quinta-feira, na unidade onde funciona o curso desejado. O atendimento será feito das 9 às 12 horas. Na ocasião, será necessário apresentar cópia autenticada ou simples (acompanhada do original para consulta) dos seguintes documentos: diploma ou certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar; certidão de nascimento; cédula de identidade; CPF; título de eleitor (caso o aprovado tenha mais de 18 anos) e certificado de reservista ou atestado de alistamento militar. Além disso, é preciso entregar uma foto 3×4, para cursos da Unicamp, e duas para a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). De acordo com a disponibilidade de vagas, a instituição divulgará até mais cinco convocações. A sexta lista de aprovados será liberada também no dia 11, até às 24 horas. O processo seletivo contou com 57.201 inscritos, que concorreram às 3.444 vagas, distribuídas entre os 66 cursos da Unicamp e mais dois cursos da Famerp. Para a segunda fase da seleção, foram chamados 16.644 candidatos.



Unicamp divulga 5ª chamada do vestibular 2011  (Globo On Line – Educação – 03/03/11)

A Unicamp divulgou a lista de convocados em quinta chamada do Vestibular 2011, com 208 nomes. A lista está disponível no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp e na página www.comvest.unicamp.br. A matrícula deverá ser feita no dia 11 de março, das 9h às 12h. Todos os convocados para cursos da Unicamp, inclusive os ingressantes em cursos da Faculdade de Odontologia (FOP), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia (FT), deverão efetuar a matrícula no campus de Campinas, na Diretoria acadêmica (DAC).