×
05/02/2010 / Em: Clipping

 


Unicamp libera lista de aprovados  (Universia Brasil – Brasil – 04/02/10)

Os nomes dos aprovados no vestibular da Unicamp (Universidade de Campinas) já foram liberados para consulta. Dos 55.484 inscritos, apenas 3.444 foram contemplados na primeira chamada. As matrículas deverão ser realizadas no dia 9 de fevereiro, das 9h às 12.  A reserva da vaga deverá ser feita nos respectivos campi: na Faculdade de Odontologia, em Piracicaba; Faculdade de Tecnologia, em Limeira; Faculdade de Ciências Aplicadas, em Limeira; nas Unidades de Ensino, em Campinas. As matrículas dos aprovados nos cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) poderão ser realizadas em Campinas ou na sede da faculdade, em São José do Rio Preto. Além de uma foto 3×4, é preciso apresentar cópias do certificado de conclusão do Ensino Médio, do histórico escolar completo do Ensino Médio, da certidão de nascimento ou casamento, da cédula de identidade, do título de eleitor (para maiores de 18 anos) e do certificado de reservista ou atestado de alistamento militar (maiores de 18 anos, do sexo masculino).



Mãe celebra aprovação de filho na Unicamp após fúria por atraso na FUVEST  (Globo.Com – G1 Vestibular – 05/02/10)

O estudante paulista Ariel Meira Ronqui, que perdeu a prova da segunda fase da Fuvest 2010 no início de janeiro por chegar atrasado, não tem mais motivos para se sentir frustrado. Seu nome constou da lista de aprovados de outros dois vestibulares disputados: o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), cujo resultado saiu nesta quinta-feira (4), e o da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que soltou a relação de convocados no dia 29 de janeiro. “Me sinto mais tranquilo, principalmente depois do que me aconteceu, além de estar também muito feliz. Agora as recompensas virão”, conta o estudante, que escolheu cursar esportes na Unicamp. “Quero trabalhar com preparo físico de equipes esportivas. Gosto principalmente de futebol”, diz. Na Unesp, a opção foi educação física. “Vou para a Unicamp porque o curso de esportes me prepara mais para o que eu quero”. No dia 3 de janeiro deste ano, além de perder o vestibular mais concorrido do país, Ariel viu sua mãe se desesperar no local do exame. “Eu não estou acreditando, Ariel, que você perdeu a hora”, gritou Denize Meira, mãe do vestibulando, na Cidade Universitária, ao ver os portões fechados. Na época, em entrevista concedida ao G1, ela disse os motivos que levaram à reação: “Foram muitos sacrifícios ao longo do ano passado. Estava sempre preocupada com tudo, alimentação e horários.


  
Fique atento às segundas chamadas da Unicamp, Fuvest e Unesp  (O Estado de S.Paulo – Educação.edu – 04/02/10)

Os vestibulares das principais universidades de São Paulo, Fuvest, Unicamp e Unesp, terão outras chamadas, além das já divulgadas. No caso da Unicamp, que divulgou hoje os aprovados, não há lista de espera. Por isso, os candidatos não convocados devem ficar atentos à divulgação das próximas listas. A segunda chamada sai no dia 9 – um dia após serem conhecidas as notas da segunda fase. Estão previstas onze chamadas no total. Confira mais detalhes do vestibular da Unicamp aqui.

Unicamp divulga os aprovados no vestibular  (O Estado de S.Paulo – Vida& – 05/02/10)

A Unicamp divulgou ontem a lista de aprovados no vestibular 2010. Os 3.444 convocados devem efetuar a matrícula no dia 9, das 9 às 12 horas. Os candidatos podem acessar o site da Comvest (www.comvest.unicamp.br), que organiza o vestibular, e fazer a consulta pelo número de inscrição ou nome. Não há lista de espera. Por isso, quem não foi aprovado deve ficar atento à divulgação das próximas listas – são 11 no total. A segunda chamada também sairá no dia 9. As notas da segunda fase serão divulgadas no dia 8, no site da Comvest. Todos os candidatos que efetuarem matrícula deverão confirmá-la no dia 25.

”Os percalços não invalidam a proposta do novo exame”  (O Estado de S.Paulo – Vida& – 05/02/10)

Cipriano Luckesi: especialista da UFBA em avaliação

Apesar dos problemas, o modelo do novo Enem é positivo, afirma o educador Cipriano Carlos Luckesi, da Universidade Federal da Bahia.

Qual é o balanço que você faz do Enem após as mudanças?

Eu não olharia para os problemas, mas para o exame como um todo e o que ele, como processo seletivo, traz de novidade. Os ensinos médio e superior vão ter de se adaptar ao modelo de competências. Esse é um ganho para o País. Ocorreram percalços até previsíveis por causa da magnitude da proposta. Mas eles não invalidam a ideia.

Qual é o futuro do Enem?

Dentro de alguns anos, todo o sistema brasileiro terá de se adaptar ao modelo de competências. Se esse Enem se sustentar, a tendência é que, vagarosamente, os vestibulares isolados percam poder em todo o Brasil. M. M.

”Não é função do Ministério da Educação fazer vestibular”  (O Estado de S.Paulo – Vida& – 05/02/10)

Isabel Cappelletti: especialista da PUC em avaliação

Para Isabel Cappelletti, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, uma prova não pode servir, ao mesmo tempo, como avaliação do sistema e processo seletivo.

Que balanço você faz do Enem após as mudanças?

Todos os tropeços mostram que o MEC deu um passo maior do que a perna. Ficou evidente que não tinha infraestrutura adequada para abraçar essa tarefa gigantesca.

Qual é o futuro do Enem?

Não é função do MEC fazer vestibular, mas sim avaliações do sistema. O governo tem obrigação de usá-las para definir políticas públicas. Além disso, uma mesma prova não pode avaliar a educação e ser vestibular. Mas acho que, mesmo com as eleições e uma possível troca de governo, essa cultura de que avaliação é exame deve permanecer.



Unicamp 2010: confira a primeira chamada do vestibular

Foram divulgados nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, os resultados do vestibular 2010 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A lista com os nomes dos convocados em primeira chamada pode ser conferida abaixo. Este processo seletivo conta com a oferta de 3.444 vagas. No total, 55.732 estudantes se inscreveram na disputa. Os convocados deverão se matricular no próximo dia 9. Para tanto, o candidato deverá comparecer ao campus da instituição onde funciona o curso para o qual foi chamado, das 9 às 12 horas. Na ocasião, será necessário apresentar uma cópia autenticada em cartório ou acompanhada dos originais dos documentos solicitados.São eles: certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, e histórico escolar completo do ensino médio, ou equivalente, para os candidatos que optaram pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS); histórico escolar completo do curso de ensino médio, ou equivalente, para a matrícula em cursos da Famerp, para todos os convocados; certidão de nascimento ou casamento; cédula de identidade nacional ou registro nacional de estrangeiro; título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos; certificado de reservista ou atestado de alistamento militar ou atestado de matrícula em CPOR ou NPOR, para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino. Além disso, é necessário entregar uma foto 3×4 recente para a Unicamp e duas fotos 3×4 recentes para a Famerp. A segunda chamada será divulgada também no dia 9, com matrículas no dia 12. Em caso de vagas remanescentes, a Unicamp irá liberar até mais nove chamadas. No entanto, quem não for convocado até a terceira chamada deverá declarar o interesse por vaga, no período de 23 a 25 de fevereiro, para continuar na disputa.



Unicamp divulga resultado do vestibular 2010  (A Tarde/Salvador – Vestibular – 04/02/10)

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou, nesta quinta-feira, 4, os nomes dos 3.444 aprovados em primeira chamada nos 66 cursos do Vestibular 2010. A lista está disponível no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp e no site da Comvest (Clique aqui e confira). Todos os convocados devem fazer matrícula na próxima terça-feira, 9, das 9h ao meio-dia, na Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba; na Faculdade de Tecnologia e na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira; e nas unidades de ensino, no campus em Campinas. As matrículas dos convocados para os cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) poderão ser realizadas em Campinas ou na sede da própria Famerp. Não há lista de espera junto com a primeira divulgação de convocados. Por isso, os candidatos não convocados devem ficar atentos às próximas chamadas. Estão previstas onze no total – a segunda ocorrerá na terça-feira.



Unicamp convoca 3.444 aprovados no vestibular  (Jornal Agora – Dicas – 05/02/10)

A Unicamp (Universidade de Campinas) divulgou, ontem, os 3.444 nomes dos alunos convocados na primeira chamada do vestibular. Do total de vagas, 3.320 são para os 66 cursos da Unicamp e os 124 restantes, para formar as turmas de medicina e enfermagem na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (interior de SP). Os aprovados devem fazer as matrículas na próxima terça-feira, no campus onde forem estudar. Nesse dia, também haverá a divulgação da segunda chamada do vestibular. Os convocados dessa fase terão de se matricular no dia 12, data em que também haverá a terceira chamada. Os documentos necessários para fazer a matrícula são: certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar, certidão de nascimento ou de casamento, identidade, título de eleitor, certificado de reservista ou atestado de alistamento militar (para homens) e uma foto três por quatro recente e colorida. A matrícula deve ser feita no campus onde o aluno for estudar.



Unicamp divulga lista de aprovados  (Jornal Cruzeiro do Sul – Educação – 05/02/10)

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira os nomes dos 3.444 aprovados em primeira chamada nos 66 cursos do Vestibular 2010. A lista está disponível no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp e na página www.comvest.unicamp.br. Todos os convocados devem fazer matrícula na próxima terça-feira, das 9 horas ao meio-dia, na Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba; na Faculdade de Tecnologia e na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira; e nas unidades de ensino, no campus em Campinas.As matrículas dos convocados para os cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) poderão ser realizadas em Campinas ou na sede da própria Famerp. Não há lista de espera junto com a primeira divulgação de convocados. Por isso, os candidatos não convocados devem ficar atentos às próximas chamadas. Estão previstas onze no total – a segunda ocorrerá na terça-feira. Os aprovados deverão levar cópia autenticada em cartório ou cópia acompanhada dos originais de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; histórico escolar completo do ensino médio ou equivalente (somente para Famerp e para candidatos que optaram pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social, o Paais); e certidão de nascimento ou casamento.



Unicamp divulga lista de aprovados no vestibular 2010   (Jornal de Jundiaí – Educação – 04/02/10)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira (04) a lista dos candidatos aprovados em primeira chamada no vestibular 2010. A relação está disponível no site da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br/) e no saguão do Ciclo Básico II, no campus de Campinas.