×
06/03/2017 / Em: Clipping

 


Educação: reforma ou revolução? (Campo Grande News – Artigo – 05/03/2017)

Recentemente, através da medida provisória 746, foi aprovada a Reforma do Ensino Médio. O argumento que esse tipo de reforma não deveria ser encaminhada por medida provisória e que deveria ser mais discutida pela sociedade tem sido usado por pessoas e entidades. Porém, vale a pena recordar que a melhoria da educação brasileira vem sendo discutida desde 1932 e que no Manifesto dos Pioneiros da Educação o diagnóstico foi feito e as soluções foram propostas.

De lá para cá, o que observamos é que a nossa educação não melhorou. As escolas produzem um número razoável de analfabetos funcionais, os estudantes estudam para fazer provas e os egressos de nosso ensino básico não estão devidamente qualificados para o mercado de trabalho ou para o ingresso nas universidades e são desprovidos de valores como a ética, a solidariedade, o desapego, entre outros. Em adição, nossos Professores não têm o reconhecimento de seu trabalho social e estão cada vez mais desencantados.


cid:image001.jpg@01D29736.8C012880
Calouros da Unicamp de Limeira revitalizam escola municipal em trote (G1 – Piracicaba e Região – 04/03/2017)

Estudantes pintaram muros de unidade de ensino da cidade. Ação é realizada pelo segundo ano por alunos de Engenharia.

Calouros do campus da Unicamp em Limeira (SP) participaram de um tipo de trote diferente nesta sexta-feira (3). Os estudantes ajudaram a revitalizar uma escola municipal da cidade. Um grupo de 30 alunos da Unicamp pintaram os muros da escola Theresa Veronesi D’Andrea, no Jardim Picinini. Este é o segundo ano consecutivo que a ação ocorre na unidade escolar. “Nós acolhemos a proposta por entendermos que é importante valorizar essa outra visão do trote, em que no lugar de ações violentas são promovidas iniciativas que trazem benefícios para a comunidade. O trabalho dessa equipe ficará marcado por vários anos”, falou a diretora  da escola, Rosimar Aragão. Elziele da Rocha, de 19 anos, que veio de São José dos Campos (SP) para estudar engenharia de telecomunicações em Limeira, disse que estava com medo do trote e se surpreendeu com a iniciativa.  “Foi muito legal participar de um trote que recepciona e faz o bem”, diz.


cid:image002.gif@01D29736.8C012880
Confirmação de interesse em vagas da Unicamp começa hoje (3) (Guia do Estudante – Universidades – 03/03/2017)

Prazo termina às 17h de segunda-feira (6); próximas listas conterão apenas os nomes de quem declarou interesse

Os candidatos não convocados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) devem confirmar interesse em continuar participando do processo seletivo a partir desta sexta-feira (3). O prazo termina às 17h de segunda-feira (6). As próximas listas de chamada serão divulgadas exclusivamente com os nomes de quem confirmou interesse. Todos os candidatos que fizeram a segunda fase, não foram eliminados por nota zero e não tenham sido convocados em alguma de suas opções estão aptos a participar. Em alguns casos, é possível declarar interesse em cursos similares aos já selecionados na inscrição do vestibular. Candidatos matriculados no curso de segunda opção que pediram remanejamento: