×
07/02/2012 / Em: Clipping

 


USP e Unicamp oferecem auxílio para moradia de novos estudantes   (Globo.Com – G1 Vestibular – 07/02/12)

Os calouros aprovados nos vestibulares da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que não moram nas cidades onde ficam os campus e não têm condições financeiras para bancar um as despesas com aluguel podem solicitar nas instituições a participação nos programas de auxílio-moradia. A USP mantém em seus campi sistemas de auxílio-moradia para alunos carentes. No campus de São Paulo, por exemplo, a Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) mantém o Conjunto Residencial da USP (Crusp), com vagas para alunos de graduação e pós-graduação. A ocupação das vagas é feita através de seleção sócio-econômica realizada anualmente pela Divisão de Promoção Social da Coseas. O auxílio-moradia pode ser solicitado por alunos brasileiros com renda per capita de até três salários mínimos e por alunos estrangeiros que não recebam ajuda financeira de seus países de origem. Mais informações podem ser obtidas no site da Coseas ou pelos telefones (11) 3091-3420 e 3091-3316.

Sites ajudam aprovados na USP e na Unicamp a encontrar moradia  (Globo.Com – G1 Vestibular – 07/02/12)

Boa parte dos mais de 10 mil vestibulandos aprovados na Universidade de São Paulo (USP) e dos quase 4 mil aprovados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são de outros estados do Brasil. Junto à alegria pela aprovação em uma grande universidade, eles terão agora de encontrar moradia em São Paulo e em Campinas, onde ficam os principais campi das duas instituições. A matrícula na USP será nesta quarta (8) e quinta-feira (9). A matrícula na Unicamp será na quinta-feira (9). Há cerca de quatro anos, três estudantes de engenharia aprovados na Unicamp passaram pela mesma necessidade e, como perceberam a falta de informações organizadas sobre moradias estudantis, decidiram criar um site para reunir ofertas de repúblicas estudantis, pensões e apartamentos com quartos vagos para universitários. O MorarUnicamp, criado em 2008 foi o primeiro empreendimento dos amigos, segundo um dos fundadores, Eduardo Cauli. “Na época, aqui na Unicamp era um caos a divulgação de vagas, basicamente ou você iria a uma imobiliária, que empurrava vaga de quitinete ou pensionato, o que tende a ser muito caro, ou procurava vagas em murais e pontos de ônibus na rua.”

‘Demorou duas horas para cair a ficha’, diz aprovado na Unicamp   (Globo.Com – G1 – Vestibular – 07/02/12)

O estudante Heitor Facini, de 19 anos, não acreditava que fosse passar na primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para o curso de ciências da computação. Por isso, quando saiu a lista de aprovados nesta segunda-feira (6), custou a acreditar que seu nome estava entre eles. “Demorou umas duas horas para cair a ficha, imaginava que pudesse haver um erro no site. As pessoas começaram a me cumprimentar, comemorar, mas não acreditava”, diz. Facini conta que em 2010, quando concluiu o ensino médico em uma escola técnica pública de Campinas, prestou o vestibular da Unicamp, mas não foi aprovado nem na primeira fase. No ano passado, no entanto, conciliou as aulas no cursinho Oficina do Estudante com o estágio no departamento de informática de uma empresa. “Saía do estágio e ia direto para o cursinho à noite, foi corrido.” Morador de Campinas, o estudante fez a prova da Fuvest, mas não foi aprovado. Para ele, a vaga na Unicamp era mais cobiçada, já que a universidade fica na cidade onde mora e não vai precisar se mudar para estudar.



Unicamp divulga a 1ª lista de aprovados  (Correio Popular – Cidades – 07/02/12)

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) divulgou ontem os nomes dos 3.444 aprovados na primeira chamada do Vestibular 2012 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O resultado foi disponibilizado na internet e no saguão do Ciclo Básico2. Os convocados têm até quinta-feira, das 9h às 12h, para fazer a matrícula nos respectivos campi. Os candidatos que não foram convocados devem ficar de olho nas próximas chamadas. Muitos estudantes optaram por conferir de perto o nome na lista na própria universidade. É o caso de Francisco Carvalho Osório de Souza, de 17 anos, que foi cedo com a mãe, a namorada e uma amiga. Já aprovado em três das melhores universidades públicas do País — Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Universidade Federal de Lavras (Ufla)—no curso de engenharia de alimentos, ele esperava apenas pelo resultado da Unicamp, onde também foi aprovado. A vontade de Souza era de levar a lista da Unicamp para casa. Morador de Valinhos, a universidade é a primeira opção do estudante. “A Unicamp era a que eu mais queria e a que mais me fez sofrer pela espera”, afirma. Depois de cursar cinco anos de engenharia de alimentos na Unicamp, Renan Vieira, de 24 anos, foi aprovado em ciências sociais na universidade. “A minha primeira opção é midialogia, mas não fui convocado. Vou aguardar as próximas chamadas.”Os estudantes agora aguardam ansiosos para fazer a matrícula no dia 9 de fevereiro, das 9h às 12h. De acordo coma Comvest, elas devem ser feitas nos respectivos campi: Faculdade de Odontologia(FOP), em Piracicaba, Faculdade de Tecnologia e na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), ambas em Limeira, e nas unidades de ensino, no campus da Unicamp em Campinas. As matrículas dos convocados para os cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) poderão ser realizadas em Campinas ou na Famerp. As notas da segunda fase serão divulgadas amanhã, na página eletrônica da Comvest. Quem não foi convocado na primeira chamada deve ficar atento à divulgação das próximas. Segundo a Unicamp, estão previstas 11 no total. A segunda chamada será no dia 9 de fevereiro. De acordo com a Comvest, os candidatos matriculados na primeira, segunda e terceira chamadas, inclusive aqueles que aguardam remanejamento, deverão confirmar matrícula no dia 27 de fevereiro, das 9h às 16h, nos respectivos campi. Os alunos ingressantes em cursos do período noturno poderão confirmar a matrícula das 18h às 21h. Deixar de confirmara matrícula leva à perda da vaga e cancelamento da matrícula. O calendário completo e mais detalhes sobre o Vestibular 2012 estão no site www.comvest.unicamp.br.