×
08/06/2009 / Em: Clipping

 


Folha de S. Paulo – Painel do Leitor – 06/06/2009

Vestibulares
“No artigo “Mudanças nos vestibulares e o ensino médio” (“Tendências/Debates”, 5/6), o presidente do Conselho Estadual de Educação, sr. Arthur Fonseca Filho, menciona, logo no primeiro parágrafo, que as “três universidades públicas paulistas anunciaram alterações em seus vestibulares”. Afirma que é “incompreensível que essas propostas sejam simplesmente anunciadas, sem maiores discussões”. Esclarecemos que o vestibular da Unicamp não trará nenhuma alteração para 2010.
O que está em curso na Unicamp é um processo de revisão do vestibular, que se iniciou ao final de 2007 e está sendo debatido com cada uma das unidades de ensino e pesquisa (em 65% delas já houve uma primeira rodada de debates).
Foram desenvolvidas pesquisas sobre a qualidade do exame como processo seletivo, com metodologia apropriada, que estão orientando as mudanças. Além disso, o debate tem contemplado o possível impacto das mudanças sobre a educação básica, uma das razões que levaram a Unicamp a formular seu próprio vestibular, há mais de 20 anos. O novo modelo, certamente muito próximo do atual, deve ser aprovado até o fim de 2009 e utilizado a partir de 2011.”
RENATO H. L. PEDROSA, coordenador-executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Campinas, SP)

Inscrição da Fuvest, que vai até 11 de setembro, será só pela internet   (Folha de S. Paulo – Cotidiano – 06/06/2009)

Unicamp, Unesp, ITA, Unifesp, PUC-SP e PUC-Campinas também definem calendário

Pela primeira vez, neste ano, a inscrição da Fuvest será feita pela internet -de 28 de agosto a 11 de setembro, pelo site www.fuvest.br. O calendário do vestibular da USP foi divulgado ontem, com o de mais seis universidades de São Paulo: Unicamp, Unesp, ITA, Unifesp, PUC-SP e PUC-Campinas (veja no quadro acima).
A inscrição pela internet é apenas uma das mudanças do vestibular da USP neste ano. A segunda fase passa a cobrar questões discursivas de todas as disciplinas, em três dias.
No primeiro dia, todos os candidatos fazem prova de português e redação. No segundo, são cobradas questões de todas as matérias. No terceiro, há perguntas específicas de acordo com o curso escolhido.
Em relação ao ano passado, quase metade dos cursos teve algum tipo de alteração nas matérias cobradas no terceiro dia. Medicina, por exemplo, terá geografia como específica.
Já o vestibular da Unesp passará a ter duas etapas. A 1ª fase, realizada em um dia, terá 90 testes. A 2ª, em dois dias, terá 36 questões dissertativas.
As principais novidades da UFABC, da UFSCar e da Unifesp para este ano estão no uso parcial ou total do Enem em seus processos seletivos.
A UFABC ainda não definiu o cronograma de seu processo seletivo, mas já divulgou que adotará a nota do Enem como única forma de seleção. A previsão é de que as matrículas dos aprovados no Enem ocorram entre o final de fevereiro e o início de março.
A UFSCar definiu que a realização das provas será nos dias 13 e 14 de dezembro e que 50% da nota virá do resultado do Enem. A federal de São Carlos promete divulgar outras datas até o dia 15.
A Unifesp optou por utilizar a nota do Enem como fase única, em 19 cursos, e como primeira fase, em seis -medicina, enfermagem, ciências biológicas, fonoaudiologia, engenharia química e letras.



Fuvest terá inscrições via internet (O Estado de S. Paulo – Vida & – 06/06/2009)

Calendário das provas para universidades paulistas foi divulgado ontem

As universidades paulistas divulgaram o calendário de seus vestibulares de fim de ano. As datas são definidas em conjunto para evitar coincidências entre os exames. A principal novidade é a inscrição para o exame da Fuvest, que pela primeira vez será feita via internet.

“Há tempos buscamos um sistema seguro para que fosse possível fazer as inscrições pelo site. Só agora alcançamos uma técnica que garante a correta identificação dos candidatos. A mudança vai facilitar a vida deles”, disse o coordenador de comunicação da Fuvest, José Coelho Sobrinho.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) definiu que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá peso de 50% na nota final do candidato.

As mudanças anunciadas por Fuvest e Unesp para seus vestibulares passam a valer nas provas do fim de ano. No primeiro dia da Fuvest, os alunos farão a redação e dez questões de língua portuguesa; no segundo, serão 20 questões interdisciplinares de todas as disciplinas do ensino médio. No terceiro dia, os estudantes farão 12 questões de duas a três disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida.

O vestibular da Unesp passará a ser realizado em duas fases. Para valorizar a interdisciplinaridade, as questões serão organizadas em três eixos: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias. Os aprovados para a segunda fase terão de responder questões dissertativas de todas as disciplinas. Com a mudança para duas fases, o Enem passa a representar 10% da nota final – antes era apenas 4% nos cursos em que não há provas de aptidão.

Na Fuvest e na Unicamp, o resultado do Enem continua a ter peso de 20% na nota da primeira fase. Não será levada em conta a redação.

Na Unifesp, cada curso decidiu sua forma de adesão ao Enem. Dos 26 cursos, 19 vão utilizar o exame como prova única, e os outros sete, entre eles medicina, vão adotá-lo como primeira fase. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) não usará o Enem em seu vestibular.



Unicamp divulga calendário do vestibular 2010 (Cosmo on-line – Educação – 05/06/2009)
A inscrição deverá ser feita entre os dias 13 de agosto e 6 de outubro, exclusivamente pelo site da comvest

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta sexta-feira (5/6) o calendário do vestibular 2010. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 13 de agosto e 6 de outubro, exclusivamente pelo site www.comvest.unicamp.br. 

A primeira fase do processo seletivo vai ocorrer no dia 15 de novembro e inclui a prova de redação, além de 12 questões de biologia, física, geografia, história, matemática e química. Em 16 de dezembro, a Comvest divulgará a lista dos convocados para a 2ª fase, que será realizada entre os dias 10 e 13 de janeiro de 2010. Para os cursos de arquitetura, artes cênicas, artes visuais, dança e música, as provas de aptidão serão realizadas entre 18 e 21 de janeiro. A primeira lista de convocados será conhecida em 4 de fevereiro e a matrícula será feita no dia 9 do mesmo mês. Apesar da divulgação do calendário, o valor da taxa de inscrição ainda não foi definido, mas estão abertas no mesmo site, até o dia 17 de agosto, os pedidos de isenção para estudantes carentes. 



Universidades paulistas divulgam calendário unificado (EPTV.com – Virando Bixo – 05/06/2009)

Medida visa evitar sobreposição de datas

Oito das principais universidades paulistas divulgaram nesta sexta (5) o calendário unificado dos vestibulares 2010. O calendário é definido conjuntamente para que não haja sobreposição de datas. Veja a seguir as principais datas de cada vestibular.

Fuvest
O manual do candidato do Vestibular 2010 da Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Academia de Polícia Militar do Barro Branco, vai estar disponível para consulta no site www.fuvest.br a partir do dia 3 de agosto. As inscrições começarão no dia 28 de agosto. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados no dia 16 de novembro. O exame acontecerá no dia 22 de novembro. As provas da segunda fase acontecerão de 3 a 5 de janeiro.



Unicamp divulga calendário do vestibular 2010 (Portal G1 – Vestibular e Educação – 05/06/2009)

Inscrições vão de 13 de agosto a 6 de outubro, pela internet.
Formato das provas do processo seletivo não mudará.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta sexta-feira (5) as datas dos seu vestibular 2010. A inscrição deverá ser feita entre os dias 13 de agosto e 6 de outubro, pela internet. O valor da taxa de inscrição ainda não foi definido.

 O calendário foi definido em conjunto com outras sete universidades paulistas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), ITA, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), PUC-Campinas e PUC-SP. A Universidade Federal do ABC (UFABC) usará o novo Enem e, portanto, as datas de prova serão as divulgadas pelo Ministério da Educação para o exame.

O manual do candidato e a revista do vestibulando estarão disponíveis no site da Comvest para consulta e impressão. 

Isenção

O programa de isenção da taxa, que já teve seu período de inscrição encerrado, terá seus resultados divulgados no dia 17 de agosto. A partir desta data, os contemplados receberão, via correio eletrônico, o comunicado de que foram beneficiados.

É necessário ainda fazer a inscrição com o código de isento fornecido pela Comvest. 

Datas

A primeira fase ocorrerá no dia 15 de novembro, incluindo as provas de Redação e de Questões, esta versando sobre Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

No dia 16 de dezembro, a Comvest divulgará a lista dos convocados para a segunda fase e os locais de prova dos candidatos.

A segunda fase será realizada de 10 a 13 de janeiro. Compõe-se de oito provas (duas por dia): I – Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas; II – História e Química; III – Física e Geografia; IV – Língua Inglesa e Matemática.

As provas de aptidão para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música serão realizadas em Campinas, de 18 a 21 de janeiro.

A lista de convocados em primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro de 2010 e os convocados deverão efetuar a matrícula no dia 9 de fevereiro. As demais chamadas estarão listadas no Manual do Candidato.

Não haverá mudanças para o próximo vestibular Nacional Unicamp. Quanto ao novo Enem, também será mantida a forma de sua utilização: a nota do Enem 2009, exceto a nota da prova de redação, corresponderá a 20% da nota da primeira fase (para os candidatos que assim solicitarem).

Alunos de escola pública opinam sobre cotas em universidades ( Portal G1 – Vestibular e Educação –  06/06/2009)

Maioria é contrária a cotas para afrodescendentes.
Confira em vídeo os argumentos dos estudantes

Estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Alberto Cardoso de Mello Neto, localizada no Tremembé, Zona Norte de São Paulo, opinaram a pedido do G1 sobre a adoção de cotas em universidades.

A maioria dos alunos se posicionou contra a reserva de vagas para afrodescendentes. Parte deles defendeu as cotas sociais, voltadas a universitários de baixa renda.



Fuvest, Unicamp, Unesp e Unifesp divulgam calendário do vestibular 2010 (IG Educação – 05/09/2009)

SÃO PAULO – A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgaram nesta sexta-feira o calendário do vestibular 2010.

Confira as principais datas:



Vestibular Unicamp 2010 abre inscrições no dia 13 de agosto (Seja Bixo – Vestibular – 05/06/2009)

A inscrição para o Vestibular Nacional Unicamp 2010 deverá ser feita entre os dias 13 de agosto e 06 de outubro de 2009, por meio de formulário que estará disponível no site www.comvest.unicamp.br.

O calendário foi definido em conjunto com outras oito universidades paulistas: USP, Unesp, ITA, Unifesp, UFSCar, UFABC, PUC-Campinas e PUC-SP. O Manual do Candidato e a Revista do Vestibulando também estarão disponíveis na página eletrônica da Comvest para consulta e impressão. O valor da taxa de inscrição ainda não foi definido.



Unicamp divulga datas para o vestibular 2010 (Terra – Vestibular – 05/06/2009)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou o prazo de inscrição para o vestibular 2010, que manterá os mesmos formatos de provas dos últimos anos. A inscrição pode ser feita pela Internet (www.comvest.unicamp.br) em um formulário que estará disponível entre os dias 13 de agosto e 6 de outubro. O valor da taxa ainda não foi definido.

O Manual do Candidato e a Revista do Vestibulando também estarão disponíveis na página eletrônica da Comvest para consulta e impressão.



Unicamp marca vestibular para 15 de novembro (Portal Universia – Vestibulares – 08/06/2009)

Inscrições serão abertas em 13 de agosto e vão até 6 de outubro

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou o calendário do vestibular 2010 da instituição. As inscrições para o teste será abertas em 13 de agosto e vão até o dia 6 de outubro. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário disponível na página da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares). O Manual do Candidato e a Revista do Vestibulando também estarão disponíveis na página da Comvest para consulta e impressão. O valor da taxa ainda não foi definida.

O programa de isenção da taxa, cujo período de inscrições já encerrado, terá seus resultados divulgados em 17 de agosto. Os contemplados devem fazer a inscrição com o código de isento fornecido pela Comvest. A primeira fase do vestibular da Unicamp foi marcada para o dia 15 de novembro, e será composta pelas provas de Redação e de questões objetivas, com perguntas sobre Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Matemática e Química. No dia 16 de dezembro, a Comvest divulgará a lista dos convocados para a segunda fase e os locais de prova dos candidatos.



USP, Unesp, Unicamp e mais 4: Universidades paulistas divulgam calendário unificado do vestibular 2010 ( Portal UOL – Vestibular – 05/06/2009)

As universidades paulistas divulgaram nesta sexta-feira (5) o calendário unificado do vestibular 2010. Confira, abaixo, quando serão as provas da USP (Universidade de São Paulo), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), da Unesp (Universidade Estadual Paulista), do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas):