09/01/2018 / Em: Clipping

 

Português e literaturas na Unicamp: veja os temas mais cobrados na 2ª fase do vestibular em 5 anos (G1 – Campinas e Região – 09/01/2018)

Estadual de Campinas aplica a 2ª etapa do processo seletivo nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018.

Um levantamento das provas dos últimos cinco anos mostra quais foram os temas mais cobrados na 2ª fase do vestibular da Unicamp nas disciplinas de português e literaturas de língua portuguesa. Os dados foram compilados pelo Curso Poliedro para o G1. A segunda etapa da estadual de Campinas (SP) começa neste domingo (14) e segue até o dia 16. Além das duas disciplinas citadas, o primeiro dia terá ainda a redação. Na segunda-feira (15), os alunos fazem as provas de matemática, geografia e história. Na terça-feira (16), a segunda fase terá física, ciência biológicas e química. Confira como foram as provas de português e literaturas de língua portuguesa da 2ª fase do vestibular 2017 da Unicamp:

As mais citadas em língua portuguesa

Na prova de língua portuguesa, os assuntos que mais foram cobrados nos últimos cinco anos foram: relações de sentido no enunciado e interpretação de texto. No levantamento é possível ver que ambos têm 15% de citações. Os elementos de coesão textual aparecem em terceiro com 11%. Veja mais detalhes nos gráficos abaixo.

As mais citadas em literaturas de língua portuguesa

Já no exame de literaturas de língua portuguesa, os livros mais citados são “Capitães de Areia”, “Sentimento de Mundo”, “Viagens na Minha Terra”, e “Sonetos-Luís de Camões”. As quatro obras têm 13% cada uma, segundo o levantamento.

Confira abaixo as porcentagens das questões mais pedidas no vestibular da Unicamp em 5 anos nas duas disciplinas.

Os conhecimentos que mais caem em língua portuguesa

Veja abaixo a porcentagem de questões da Unicamp relativas a cada uma delas

Relações de Sentido no Enunciado: 15 %

Interpretação de Texto: 15 %

Elementos de Coesão Textual: 11 %

Figuras de Linguagem: 11 %

Gêneros Discursivos: 8 %

Formação de Palavras: 8 %

Relação de Sentido Entre Palavras: 4 %

Caracterização Funcional de Gênero : 4 %

Classes de Palavras: 4 %

Vozes do discurso: 4 %

Intertextualidade: 4 %

Emprego de Pessoas do Discurso: 4 %

Interpretação de Infográfico: 4 %

Tipos de texto: 4 %

Fonte: Curso Poliedro

Os conhecimentos de literaturas de língua portuguesa que mais caem na 2ª fase da Unicamp

Veja abaixo a porcentagem de questões da Unicamp relativas a cada uma delas:

Sonetos-Luís de Camões: 13 %

Viagens na Minha Terra: 13 %

Sentimento de Mundo: 13 %

Capitães de Areia: 13 %

A Hora e Vez de Augusto Matraga: 7 %

Lisbela e o Prisioneiro: 7 %

Clarice Lispector- “Laços de Família”: 7 %

O Cortiço: 7 %

Memórias Póstumas de Brás Cubas: 7 %

Memórias de um Sargento de Milícias: 7 %

Vidas Secas: 6 %

Fonte: Curso Poliedro

Prova com conteúdo.

Prova com conteúdo e com alto teor interpretativo, assim é a prova da 2ª fase da Unicamp na opinião do coordenador do Poliedro Campinas, Luis Gustavo Megiolaro, o LG. “A Unicamp é uma prova com conteúdo. Se um aluno, por exemplo, não tem conteúdo, ele não consegue fazer a segunda fase. Mas ela é uma prova que também exige interpretação”, pontua LG.

 


Segunda fase do vestibular da Unicamp começa neste domingo (A Tribuna – Notícias – 09/01/2017)

Candidatos devem sair de casa com antecedência para evitar atraso; portões fecham às 13 horas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) começa a aplicar as provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2018 no próximo domingo (14). As provas serão realizadas em três dias consecutivos (14, 15 e 16) em 20 cidades ao todo, duas delas na Baixada Santista: Santos e Registro. A prova terá início às 13 horas, mas a orientação é para que os candidatos cheguem com antecedência. Estão aprovados para a segunda fase 15.461 candidatos, sendo 213 na Baixada (173 em Santos e 40 em Registro). Todos os candidatos aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido.

Horários

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que o acesso aos locais de prova será até as 13 horas impreterivelmente. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito intenso em alguns locais. A recomendação é que os candidatos façam o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecer o caminho.

Locais na Baixada Santista

Os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas divulgados, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. Na Baixada Santista, serão dois os locais de prova: em Santos, na Universidade Paulista (Avenida Rangel Pestana, 147, no Bairro Vila Mathias) e em Registro, na Escola Estadual Dr. Fabio Barreto (Avenida Clara Gianotti de Souza, 257, no Bairro Centro).

 


Provas da 2ª fase da Unicamp começam neste domingo (14) (Secretaria Educação SP – Notícias – 08/01/2016)

Teste será aplicado também nos dias 15 e 16; candidatos devem ficar atentos ao local de realização

Neste domingo (14), das 13h às 17h, começa a aplicação das provas da 2ª fase do Vestibular da Unicamp 2018 (os portões abrem às 12h, não se atrase). São oferecidas 3.340 vagas, distribuídas em 70 cursos, sendo 1.150 em período noturno. É obrigatório que os candidatos entreguem uma foto 3×4 atual, com nome e número de inscrição anotados no verso, no primeiro dia de provas da 2ª fase. A avaliação acontece também nos dias 15 e 16 (segunda e terça-feiras) de janeiro. O resultado será divulgado no dia 8 de fevereiro e os aprovados deverão fazer matrícula online no dia 9. Os candidatos aprovados para a 2ª fase fazem todas as provas, que são idênticas, independentemente do curso escolhido. No dia 14 de janeiro será aplicada a prova de Redação e de Língua Portuguesa. No dia seguinte (15), os candidatos serão avaliados em Matemática, Geografia e História. E, por fim, no terceiro e último dia (16), é a vez das provas de Física, Ciências Biológicas e Química. Os candidatos devem levar o documento original de identidade, além de canetas de cor preta em material transparente. Também é necessário levar lápis preto e borracha. A Unicamp ainda permite o uso de régua transparente e compasso. Aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos são proibidos.