×
09/02/2015 / Em: Clipping

 


Aluna de 16 anos passa no vestibular e se torna caloura de medicina   (Globo.Com – G1 Vestibular – 07/02/15)

Preparada para cursar o terceiro ano do Ensino Médio, ela foi aprovada no curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná. Giovana não esperava ser aprovada, fez a prova como um teste e ainda era a primeira vez que realizava vestibular na vida. Para se matricular a adolescente, a família de Giovana entrou na Justiça. Giovana é de Londrina e conta que prestou o vestibular para ter conhecimento da prova. “Fiz [o vestibular da UEL] para conhecer as provas, o tempo e como seria meu desempenho. A partir disso, eu faria minha preparação para o vestibular, junto com o terceiro ano do ensino médio”, conta. A surpresa veio no dia 15 de janeiro com a divulgação da lista de aprovados.

Garoto aprovado em 9 universidades cria programa para ajudar jovens   (Globo.Com – G1 Vestibular – 07/02/15)

O jovem catarinense de Campo Erê, Oeste do estado, aprovado em nove universidades dos Estados Unidos reuniu um grupo de pessoas e criou um programa para judar outros jovens a estudar no exterior. Atualmente, Willian Mallman, de 18 anos, cursa jornalismo na Universidade de Evansville, no estado norte-americano de Indiana. Willian cursou o ensino fundamental e médio em escola pública. A vontade de estudar nos Estados Unidos surgiu ainda na infância, quando tinha 9 anos. Em 2013, inscreveu-se em dois programas de apoio e financiamento a candidatos que buscam uma vaga em universidades estrangeiras. Foi aceito em ambos e teve os custos pagos pelas entidades.

Campeão do ‘Soletrando’ passa em direito na USP e reencontra professor   (Globo.Com – G1 Vestibular – 08/02/15)

Dener Luiz Silva, campeão da edição de 2010 do ‘Soletrando’, o quadro do programa Caldeirão do Huck no qual alunos tinham de pronunciar letra por letra palavras de vocabulário pouco comum, vai estudar direito na Universidade de São Paulo (USP). O jovem de 17 anos passou em 10º lugar no concorrido curso do vestibular da Fuvest. O G1 promoveu o reencontro do estudante com o professor Sérgio Nogueira, que fez parte da equipe de jurados do programa, na tarde de sexta-feira (6). “Parabéns, estamos muito orgulhoso de você”, disse Nogueira ao jovem, cinco anos depois da conquista de Dener. Na conversa entre os dois (veja no vídeo acima), o professor destacou a capacidade de Dener lidar com a pressão e a habilidade com o vocabulário. “A memória visual e o vocabulário se adquire com muita leitura”, afirmou o professor. “Leio desde os quatro anos e sei que não basta decorar a palavra, tem de estudar a sua etimologia”, completou o estudante. Dener também foi aprovado em medicina na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Universidade Federal Paulista (Unifesp), e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mas em vez de ser médico, optou pela carreira jurídica. “O direito é um sonho meu desde antes do ‘Soletrando'”, disse Dener, ansioso pelo início das aulas na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O sonho dele é ser juiz.