×
09/11/2009 / Em: Clipping

 


Unesp inicia maratona dos grandes vestibulares  (Correio Popular – Cidades – 08/11/09)

A sensação de quem tenta uma vaga nos grandes vestibulares é que a maratona por um lugar na elite das instituições de Ensino Superior do País começa oficialmente hoje, com a aplicação da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Nos próximos nove finais de semana, as principais universidades do País realizam os seus processos seletivos. A prova começa às 14h e, em Campinas, será realizada em sete locais. Neste ano, a Unesp, maior universidade pública do Estado de São Paulo, tem disponíveis 6.394 vagas, espalhadas pelos seus 23 campi. Ao todo, 76.511 candidatos estão inscritos no vestibular, 5,5 mil em Campinas. Depois da Unesp e antes do Natal, os vestibulandos enfrentam, na sequência, as provas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (USP/Fuvest), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), da PUC-SP, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as segundas fases da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da própria Unesp. Esta será a primeira vez que a Unesp fará o seu vestibular em duas fases, uma consequência do aumento do número de inscritos. Para a prova de hoje, serão 90 questões de múltipla escolha, divididas em três grandes conjuntos. O primeiro é o de linguagens, códigos e suas tecnologias, com português, língua estrangeira, arte, tecnologia e educação física. O segundo é o de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, com física, química, biologia e matemática. O último, denominado ciências humanas e suas tecnologias, envolve história, geografia, sociologia, antropologia, política e filosofia. Será a primeira vez na história que um processo seletivo cobra conhecimentos de educação física, antropologia e filosofia. “Essa divisão obedece ao que diz os PCNs (parâmetros curriculares nacionais, documento do MEC que estipula os conteúdos básicos a serem trabalhados nos ensinos Fundamental e Médio). Pelo que diz o manual, o vestibulando pode esperar uma prova semelhante ao que é o Enem, que avalia habilidades e competências, articulando várias áreas do conhecimento e demonstrando a capacidade de interpretar dados. É provável que será um misto do que se tem hoje na Fuvest e na Unicamp”, diz o diretor do Novo Anglo Campinas, Uratã Caldeira. Ele explica que o vestibular para a USP tem uma postura que privilegia conhecimentos específicos, enquanto a Unicamp valoriza a interdisciplinaridade, centrada num assunto a partir do qual são elaboradas todas as questões. O vestibulando pode consultar o lugar em que fará a prova no site www.vunesp.com.br e deve chegar ao local às 13h. Os portões serão fechados às 14h, quando começa a aplicação do teste, que terá quatro horas e meia de duração. O candidato deve levar lápis preto, caneta azul ou preta, apontador e borracha. Além disso, será necessário apresentar o RG original e uma foto 3×4 recente.

SAIBA MAIS

Logo após as 18h30, horário do término da prova, o Cosmo On Line transmite a correção e os comentários ao vivo da prova da Unesp, feita pelos professores do cursinho Oficina do Estudante. O endereço da página é www.cosmo.com.br.

Universidade virtual prorroga as inscrições para pedagogia

Terminam amanhã as inscrições para o vestibular do curso de pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), braço de educação a distância da Unesp. As inscrições deveriam ter terminado na sexta-feira, mas foram prorrogadas após problemas no sistema bancário, que impediam a emissão e pagamento dos boletos. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br até as 16h desta segunda-feira. O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 70,00, também deve ser feito até esse horário. Os alunos selecionados no vestibular, marcado para 6 de dezembro, formarão a primeira turma de graduação semipresencial da Univesp e vão frequentar as aulas em polos em 21 cidades de São Paulo. De toda a carga horária, de 3.390 horas (a mesma da graduação oferecida de forma presencial), 60% serão realizadas a distância, com conteúdos disponíveis na internet. Ao todo, são 1.350 vagas. A Univesp faz parte do projeto de expansão do Ensino Superior, criado pelo governo do Estado. (FO/AAN)

Unicamp divulga os locais de exame pela internet

Com número recorde de inscritos, seleção começa no próximo domingo

Os locais de prova da primeira fase do vestibular da Unicamp já estão disponíveis no site www.comvest.unicamp.br. A prova ocorrerá no próximo domingo. Para fazer a consulta, basta digitar o nome ou o número de inscrição no vestibular. Neste ano, a Unicamp teve um número recorde de inscritos. São 55.475 candidatosna disputa por 3.444 vagas em 66 cursos da universidade e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). A prova da primeira fase inclui a redação e 12 questões gerais de natureza discursiva: ciências biológicas, física, geografia, história, matemática e química. A lista dos candidatos que passaram para a segunda fase será divulgada em 16 de dezembro. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecer o caminho. O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de duas horas e 30 minutos. Os candidatos são orientados a chegar ao local de prova às 13h e os portões serão fechados às 13h45. As provas começam às 14h.Quem vai fazer a prova já deve deixar preparado o material que precisará levar: duas fotos coloridas 3×4, datadas, tiradas este ano (com nome e número de inscrição anotados no verso), o original do documento indicado na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e uma pequena régua. Para se certificarem que estão inscritos, os candidatos devem consultar a opção “situação de inscrição” na página da Comvest na internet. Caso haja problema, devem entrar em contato com a comissão.



1ª fase da Unesp começa hoje com 76 mil candidatos  (Folha de S.Paulo – Cotidiano – 08/11/09)

Hoje, a partir das 14h, 76.511 candidatos fazem a primeira fase da Unesp, prova que inaugura a temporada dos grandes vestibulares de São Paulo. No próximo domingo a Unicamp realiza sua primeira fase e, logo na semana seguinte, será a vez da primeira etapa da Fuvest. Pela primeira vez, o processo seletivo da Unesp -que oferece 6.394 vagas- será feito em duas etapas, e não mais em fase única, como ocorreu até a prova do meio deste ano. O exame é composto 90 questões de múltipla escolha -30 de linguagens (inclusive inglês), 30 de ciências humanas e 30 de ciências da natureza e matemática. Dividida em eixos temáticos e não por matérias, a primeira fase contará ainda com abordagens interdisciplinares nas questões. Para resolvê-las, os candidatos terão quatro horas e meia. A prova começa às 14h, mas os alunos deverão chegar com uma hora de antecedência. Para quem ainda não sabe onde vai fazer a prova, os endereços estão disponíveis no site www.vunesp.com.br. Na hora da prova, os candidatos não devem esquecer de levar carteira de identidade e foto 3 x 4, além de caneta azul ou preta, lápis e borracha. A lista dos convocados para a segunda fase sai em 30 de novembro, e os locais das provas serão divulgados em 4 de dezembro. A segunda etapa será nos dias 20 e 21 de dezembro. No primeiro dia haverá prova de ciências humanas e de ciências da natureza e matemática. No segundo, o candidato deverá responder a questões de linguagens e fazer a redação. A Unesp não disse se vai usar ou não a nota do Enem para compor 10% da nota final. A resposta deve sair nos próximos dias. A universidade diz que só adotará o resultado na parte objetiva do exame se obtiver as notas do Enem até 15 de janeiro. O MEC (Ministério da Educação) e o Cespe (empresa que organiza o Enem) afirmam estar empenhados para entregar a nota a tempo.