×
11/10/2010 / Em: Clipping

 


Cresce a concorrência para os cursos de arquitetura da Fuvest (Folha de S.Paulo – Cotidiano – 11/11/10)

O aquecimento no mercado da construção civil já traz reflexos para os vestibulares. Em seu processo seletivo para 2011, a USP registrou alta na procura pelos cursos de arquitetura e engenharia. Com 45 vagas, a graduação de arquitetura em São Carlos (232 km de SP) já tem concorrência maior que a da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), que fica na capital e oferece 150 oportunidades para estudantes. No campus do interior, a relação candidato/vaga passou de 16,56 no ano passado para 26,04 neste ano. Na FAU, foi de 19,87 para 22,08.
Criado em 1985 com 30 vagas, o curso de São Carlos ganhou mais 15 em 2010. A oferta maior diminuiu a relação candidato/vaga no último vestibular, mas agora ela voltou a subir, já que o número de inscritos cresceu 56% (de 752 para 1.172). Segundo Márcio Minto Fabricio, professor do curso, a maioria dos alunos vem do interior de SP e do sul de MG. A presença da UFSCar (federal de São Carlos) ajudou a criar um ambiente acadêmico na cidade, diz ele, que ressalta a pesquisa como ponto forte do campus da USP. A engenharia civil de São Carlos também contou com mais inscritos neste ano: a sua relação candidato/vaga passou de 26,37 para 36,52. As duas carreiras estão ainda entre as mais disputadas nas outras universidades estaduais paulistas. Na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), arquitetura tem a segunda maior relação candidato/vaga (71,5), e engenharia civil, a quarta (36,4) -mesma posição ocupada pelo curso na Unesp (Universidade Estadual Paulista).

A MAIS CONCORRIDA

A carreira mais disputada nas três estaduais é medicina. Na Fuvest, são 49,25 candidatos por vaga. Na Unesp, essa relação chega a 128,9. Apesar do imbróglio sobre a obrigatoriedade ou não do diploma, a carreira de jornalismo teve mais interessados neste ano na comparação com o último vestibular. Com isso, a relação candidato/vaga passou de 32,3 para 34,62.
José Coelho Sobrinho, professor do curso e coordenador de comunicação da Fuvest, diz que ele e seus colegas defendem que o diploma seja obrigatório. Porém, ele não acredita que esse tema influencie na atratividade que a carreira exerce. A Fuvest oferece para o ano que vem 10.752 vagas -10.652 na USP e 100 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. A primeira fase do vestibular acontece no dia 28 de novembro e a segunda, de 9 a 11 de janeiro.

Unicamp divulga locais de prova da primeira fase; consulte (Folha Online – Educação – 11/11/10)

A Unicamp divulgou na manhã desta quinta-feira os locais de prova do vestibular 2011. A avaliação da primeira fase está marcada para o dia 21 de novembro e os vestibulandos podem consultar o local da prova no site da Comvest. Para fazer a consulta é preciso digitar o nome ou o número de inscrição no vestibular. Ao todo, 57.201 inscritos disputam 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). A prova da primeira fase inclui redação e 12 questões gerais discursivas de ciências biológicas, física, geografia, história, matemática e química. As provas acontecem em 24 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.  



Unicamp publica locais de prova da primeira fase do vestibular 2011  (UOL – Vestibular – 11/11/10)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta quinta-feira (11) os locais de prova da primeira fase do processo seletivo 2011. A consulta deve ser realizada pela internet. A primeira fase acontece em 21 de novembro e terá duas provas: conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha; e redação, em que o candidato deverá produzir três textos de gêneros diferentes, todos de execução obrigatória. A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h. O exame começa às 13h. O resultado com a lista de convocados para a próxima etapa sai em 20 de dezembro. Medicina é o curso mais disputado, com 104 candidatos por vaga, totalizando 11.427 inscritos. Em seguida, aparecem os cursos de arquitetura e urbanismo (71,5 c/v), medicina na Famerp (63 c/v) e comunicação social e midialogia (38,7 c/v).



Unicamp divulga locais de prova da primeira fase do vestibular  (Terra- Vestibular – 11/11/10)

A Unicamp já disponibiliza em sua página na internet a consulta aos locais de prova da primeira fase do vestibular 2011, a ser realizada no dia 21 de novembro. Para ter acesso a informação é necessário digitar o nome ou o número de inscrição no vestibular. Veja aqui os locais de exame. Neste ano, o processo seletivo da Unicamp teve um número recorde de inscritos, com 57.201 candidatos. Eles vão disputar 3.444 vagas em 66 carreiras da instituição e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. O vestibular será aplicado em 24 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.  



Unicamp disponibiliza consulta aos locais de prova do Vestibular 2011  (EPTV – Virando Bixo – 11/11/10)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) disponibilizou nesta quinta (11) a consulta aos locais de prova do Vestibular 2011. O candidato deve acessar o site www.comvest.unicamp.br e digitar o nome ou o número de inscrição no vestibular. As provas acontecerão em 24 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Neste vestibular, são oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).



Vestibular Unicamp 2011 divulga locais de prova da 1ª Fase (SejaBixo – Notícias dos Vestibulares – 11/11/10)

A Unicamp divulgou nesta quinta-feira, 11 de novembro, os locais de prova da 1ª Fase do Vestibular Nacional 2011, que será realizada no dia 21 de novembro. Os candidatos devem sua consulta, no site www.comvest.unicamp.br. Para a consulta é necessário apenas digitar o nome ou o número de inscrição no vestibular. A Unicamp realiza as provas do Vestibular 2011 em 24 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.