×
13/06/2011 / Em: Clipping

 


Unicamp usará Enem para completar nota no vestibular  (Terra – Vestibular – 10/06/11)

O Exame nacional ensino médio (Enem), cujas inscrições terminam nesta sexta-feira às 23h59, será usado pela Unicamp para complementar a nota final dos candidatos no vestibular. A nota do Enem não será considerada na passagem da primeira para a segunda fase, mas terá valor no resultado final da seleção. A decisão da Unicamp ainda depende da agilidade na apuração dos resultados do Enem. A nota do exame só será considerada pela universidade se o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgar as notas do Enem até o dia 15 de janeiro de 2012.



Variante linguística é cobrada no vestibular  (O Estado de S.Paulo – Educação – 13/06/11)

Praticamente todos os anos, os vestibulandos encontram em suas provas ao menos uma questão que, a partir de uma tirinha em quadrinhos, de um poema ou de um trecho de um texto, aborda um tema que vem provocando polêmica há um mês: as variantes linguísticas. Em maio, um livro de língua portuguesa adotado pelo Ministério da Educação (MEC) causou polêmica por defender o uso da linguagem coloquial (leia mais nesta página) e suscitou um debate em torno do chamado preconceito linguístico. A Ação Educativa, organização que é a responsável pedagógica pela obra, fez um levantamento que mostra que os maiores vestibulares do País vêm cobrando esse tema em questões nos últimos dez anos. Os exercícios abordam as diferenças linguísticas de diversas formas: pedindo para o candidato verificar onde está aplicada a linguagem coloquial; identificar marcas de coloquialidade nos textos; responder o nome correto da variedade linguística usada em determinada expressão e transformar um trecho de linguagem oral na norma culta.



Processo seletivo para vagas remanescentes tem calendário definido (Folha Dirigida – Vestibular – 10/06/11)

Foi definido o calendário do processo seletivo para as vagas remanescentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As inscrições serão recebidas no período de 23 de agosto a 2 de setembro, pelo site da Comvest, organizadora da seleção. O número de vagas será divulgado no início das inscrições. Poderão participar alunos matriculados em cursos de graduação da Unicamp e de outras instituições de ensino superior, além de portadores do diploma reconhecido de curso superior diferente do curso pretendido. As informações sobre os programas das provas e critérios de avaliação de cada curso já estão disponíveis na página da organizadora.