×
14/02/2011 / Em: Clipping

 


Campeã do vestibular só parava de estudar para comer e dormir  (Globo.Com – G1 Vestibular – 13/02/11)

O assunto agora é vestibular. Ou melhor: os campeões do vestibular. Um pessoal que vibrou esta semana. Uma menina que tem só 16 anos entrou em nove faculdades de medicina, e um rapaz que está fazendo tratamento de câncer passou em algumas das melhores universidades do país. O que você faria para estudar na melhor universidade do país? Para dois jovens, o caminho foi ralar muito. “Tirando o tempo que eu dormia e comia, eu estava estudando”, conta Marcela Malheiro Santos, de 16 anos. “Abri mão de sair todo fim de semana, mas eu nunca abri mão, por exemplo, de tocar violão e de conversar com os amigos. Abri mão de algumas coisas, mas não de tudo”, disse Tomás Gallo Aquino, de 17 anos.  Marcela e Tomás são os campeões dos vestibulares de 2011. Com 17 anos e sem cursinho, Tomás passou em primeiro lugar na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), foi o primeiro no curso que escolheu: Física. Na Universidade de São Paulo (USP), a principal do país, foi o sétimo colocado na carreira. “Um conselho primordial é ter um conhecimento horizontal, quer dizer, conhecimento de um pouco de cada área”, destaca Tomás, que já decidiu: vai estudar na USP. “Se depender de mim, eu não saio da universidade nunca mais”.  Tomás mora em Amparo, interior de São Paulo. Fez o Ensino Médio no Colégio Integrado, particular, em que tinha bolsa parcial. “A gente percebeu que ele tinha um diferencial, porque ele com 3 anos já lia fluentemente sozinho. A primeira vez que ele caiu foi porque ele subiu em uma cadeira pra pegar o dicionário. Não era para fazer uma traquinagem”, lembra Eliane Aquino, mãe de Tomás. Marcela também é precoce. 

Aprovado em cursos diferentes deixa para escolher carreira na última hora  (Globo.Com – G1 Vestibular – 12/02/11)

Medicina na Unifesp ou engenharia de materiais na USP? A dúvida que o estudante André Braha Stoll, de 17 anos, plantou quando se inscreveu para vestibulares de várias universidades chega agora em um momento crucial. Ele foi aprovado nos dois cursos e tem até esta terça-feira (15) para definir, finalmente, que carreira pretende seguir. Ele e outros estudantes que foram aprovados em cursos bem diferentes um dos outros estão tendo de definir seu futuro na última hora. André tinha quase certeza de que iria fazer engenharia, a profissão do pai e da mãe dele. Prestou e passou em engenharia de materiais na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), na qual passou em primeiro lugar, e engenharia química na Universidade de Campinas (Unicamp). Mas o estudante também prestou para medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e foi aprovado.



Matrículas nas universidades ocorrem nesta semana  (O Estado de S.Paulo – Vida&  – 14/02/11)

Os aprovados nos grandes vestibulares paulistas e os selecionados para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) devem ficar atentos para os prazos de matrícula que vencem nesta semana. Os convocados na primeira chamada da FUVEST devem efetuar suas matrículas hoje e amanhã nos locais e horários indicados pelo Manual do Candidato, que está disponível no site fuvest.br. No sábado, a Fuvest divulga a lista de convocados para matrícula pela segunda chamada do vestibular. As matrículas desses novos alunos deve ocorrer na segunda-feira que vem, dia 21. A Unicamp, que divulgou a segunda chamada do vestibular 2011  (comvest.unicamp.br) a semana passada, recebe os calouros para o período de matrículas na quarta-feira. Os selecionados pela segunda chamada do ProUni devem com parecer às instituições até quinta-feira. A lista dos documentos que devem ser levados está disponível no endereço site prouni.mec.gov.br. A segunda chamada da Unesp sai na quarta-feira. A universidade convoca candidatos até a décima chamada, no dia 18 de abril.



Unicamp recebe matrículas de aprovados na segunda chamada nesta terça-feira  (Globo On Line – Educação – 14/02/11)

Todos os 1502 candidatos aprovados na segunda chamada do vestibular 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) devem fazer a matrícula nesta terça-feira (16), das 9h às 12h, nos seus respectivos campus: Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba; Faculdade de Tecnologia e Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira; e nas unidades de ensino, no campus da Unicamp em Campinas. As matrículas dos convocados para os cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) poderão ser realizadas em Campinas ou na sede da Famerp.