×
14/02/2012 / Em: Clipping

 


Convocados em 2ª chamada na Unicamp devem fazer matrícula hoje   (Globo.Com – G1 Vestibular – 14/02/12)

Os 1.565 alunos convocados em segunda chamada no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, devem fazer matrícula nesta terça-feira (14), das 9h às 12h. As inscrições são feitas no campus da Unicamp em Campinas, na Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba, na Faculdade de Tecnologia e na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira. As matrículas dos convocados para os cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) poderão ser realizadas em Campinas ou na sede da Famerp, em São José do Rio Preto.

Guia de carreiras: física   (Globo.Com – G1 Vestibular – 31/01/12)

Todos os fenômenos da natureza, desde os microscópicos até os cósmicos, podem ser objetos de estudo e trabalho da física. Por isso, quem pretende seguir a carreira deve ter, como característica indispensável, a curiosidade, e usar a matemática como sua principal ferramenta. No entanto, embora seja uma disciplina clássica no currículo básico do ensino médio, a profissão de física ainda não é regulamentada no Brasil, e o investimento em pesquisa é pequeno. Atualmente, a principal demanda por físicos é no cargo de professor de colégios e faculdades. Segundo o físico Cláudio Furukawa, que trabalha no Laboratório Didático do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e é professor de física do curso de química do Centro Universitário Fieo (Unifieo), o estudante de física “deve ser, no fundo, um cara curioso, querer saber o que está acontecendo à sua volta e descobrir fenômenos que acontecem no nosso dia-a-dia”, além de ser paciente para repetir os experimentos e cálculos. “Uma das ferramentas para esse olhar curioso é a matemática”, diz o professor. Segundo ele, as fórmulas matemáticas são o principal instrumento usado pelos físicos para desvendar a relação de causa e efeito entre os diferentes elementos envolvidos em um fenômeno natural. Furukawa afirma que, na física, o importante é a descoberta, e não a aplicação prática dela. Segundo ele, quase todas as aplicações de funções básicas da física, como o funcionamento de uma usina hidrelétrica, ou a porta de uma geladeira, nasceram a partir da descoberta de um cientista que, na época, jamais vislumbrou esses usos. “A geração de eletricidade de uma usina hidrelétrica, a descoberta de que a variação de um campo magnético perto de um fio ou bobina gera eletricidade, foi descoberta por [Michael] Faraday sem que houvesse uma aplicação prática na época”, diz o professor, que fez pós-graduação em energia. Além da área de eletromagnetismo, que engloba os estudos da eletricidade, do magnetismo e da óptica, Furukawa explica que o físico pode se especializar, durante a graduação, o mestrado e o doutorado, em outros campos, como a mecânica, o plasma e a termodinâmica. O profissional da física pode estudar “desde como funcionam as leis que regem o universo, que seria a astrofísica”, até “entrar na nanotecnologia, na estrutura do átomo, nas particulas elementares”, passando pela biofísica, pela geofísica, pela física médica e pela econofísica. “Tem vários ramos em que a física pode atuar.”



Unicamp: matrícula dos convocados na 2ª chamada ocorre hoje   (Terra – Vestibular – 14/02/12)

Os convocados na segunda chamada no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) devem realizar matrícula nesta terça-feira, das 9h às 12h, no respectivo campi do curso selecionado. As matrículas dos convocados para os cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) poderão ser realizadas em Campinas ou na sede da Famerp, em São José do Rio Preto. Ao total, foram 1.565 convocados na segunda lista. Os candidatos que não foram convocados devem ficar atentos à divulgação das próximas chamadas. Estão previstas onze no total. A terceira chamada será divulgada até as 24h de hoje.



Aprovados na 2ª chamada da Unicamp devem fazer matrícula nesta terça  (O Estado de S.Paulo – Educação – 13/02/12)

Os vestibulandos devem ficar atentos ao cronograma desta terça-feira, 14. A Fuvest e a Unesp vão divulgar a segunda chamada de aprovados e a Unicamp receberá os pedidos de matrícula dos 1.565 estudantes convocados na segunda lista de seu processo seletivo.



Aprovados na 2ª chamada da Unicamp devem fazer matrícula hoje   (Folha Online – Educação – 14/02/12)

Os candidatos aprovados na segunda chamada da Unicamp devem fazer a matrícula nesta terça-feira. Os cerca de 1.500 convocados devem comparecer entre as 9h e 12h nos respectivos campi do curso selecionado. As matrículas dos convocados para os cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) poderão ser realizadas em Campinas ou na sede da Famerp, em São José do Rio Preto. Os candidatos que não foram convocados devem ficar atentos à divulgação das próximas chamadas. Estão previstas 11 no total. A terceira chamada deve ser divulgada ainda hoje.



Unicamp recebe matrículas de aprovados na segunda chamada  (Globo On Line – Vestibular – 14/02/12)


Os 1.565 candidatos aprovados na segunda chamada do vestibular 2012 da Unicamp devem fazer a matrícula nesta terça-feira, das 9 às 12h, nos respectivos campi para os quais foram selecionados: na Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba; na Faculdade de Tecnologia, em Limeira; na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira e nas unidades de ensino no campus da Unicamp em Campinas. As matrículas dos convocados para os cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) poderão ser realizadas em Campinas ou na sede da Famerp, em São José. A lista dos aprovados para todos os cursos pode ser consultada aqui. A terceira chamada será divulgada até à meia-noite desta terça-feira.