×
14/03/2014 / Em: Clipping

 


Sonho faz jovem desistir de matrícula após passar em 16 vestibulares   (Globo.Com – G1 Vestibular – 14/03/14)

Um estudante de Santos, no litoral de São Paulo, foi aprovado em 16 vestibulares mas, por causa de um sonho, desistiu de fazer a matrícula em todos eles. Aos 23 anos, José Paulo de Assis Andrade foi aprovado, neste ano, em cursos de algumas das universidades mais concorridas do país. Mas, na última hora, após ter prestado todos os vestibulares, o jovem relembrou uma história do passado e decidiu fazer medicina. Andrade se formou no Ensino Médio e passou a servir o Exército Brasileiro, no Batalhão de Infantaria Leve, em São Paulo. Ele acabou entrando na vida de militar porque não sabia qual carreira gostaria de seguir. A decisão também era uma forma de ajudar nas despesas de casa. Ele, porém, não sabia que o Exército Brasileiro traria experiências que passaria a lembrar para sempre, inclusive um caso em específico que mudaria sua vida. Em 2011, o exército estava auxiliando os trabalhos de Pacificação do Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. José Paulo estava entre as equipes que realizam o trabalho de patrulha em todo o morro da Penha. No meio da missão, os soldados se depararam com uma mulher em trabalho de parto, passando mal nas escadarias da favela.



Unicamp 2014: sai lista de 5ª chamada com 156 nomes   (UOL – Vestibular – 13/03/14)

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) disponibilizou a lista de convocados em quinta chamada no vestibular 2014 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) nesta quinta-feira (27). Segundo a Comvest, a lista tem 156 nomes.  Todos os aprovados em quinta chamada devem fazer a matrícula no dia 17 de março, entre 9h e 12h, nos respectivos campi, conforme indicado no “Manual do Candidato”: na Faculdade de Odontologia, em Piracicaba; na Faculdade de Tecnologia, em Limeira; na Faculdade de Ciências Aplicadas, em Limeira e os demais cursos, no campus da Unicamp em Campinas.



Reitores querem mudar Sisu   (Diário de Pernambuco – Educação – 14/03/14)

Quando o Ministério da Educação (MEC) abre inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), estudantes de todo o país começam uma verdadeira corrida para escolher um curso no ensino superior. Quem não tem pontuação suficiente para ingressar no curso desejado pode trocar de opção diariamente até as incrições serem encerradas. Muitas vezes, acabam se matriculando numa graduação que não se identificam e abandonando o curso meses depois. A alta evasão nas universidades que adotam o sistema unificado motivou a elaboração de uma proposta de mudança no Sisu. A reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena, encabeça um grupo de reitores que propõe a reformulação do sistema. A proposta será discutida no próximo mês, em Brasília, durante um encontro de reitores e representantes do MEC. De acordo com Maria José, o índice de universitários que abandonaram o curso na instituição passou de 15% para 30%.