×
14/08/2009 / Em: Clipping

 


Número do Enem 2009 dificulta inscrição no vestibular da Unicamp  (UOL – Vestibular – 13/08/09)

Os candidatos que tentam se inscrever no vestibular 2010 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) enfrentam problemas para formalizar o cadastro, devido à falta do número de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A informação na falha do cadastro é da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp e já está em debate em comunidades do Orkut sobre o processo seletivo da universidade. “Gente, (…) disseram que não tem como arrumarem o número de inscrição [do Enem]”, comenta uma estudante no site de relacionamentos sociais. No vestibular da Unicamp, quem faz o Enem pode ter a pontuação aumentada na primeira fase. A nota da prova do MEC (Ministério da Educação) é utilizada para compor 20% dos pontos da primeira etapa do processo seletivo. Até o momento, os candidatos que se inscreveram no Enem e querem prestar o vestibular da Unicamp têm em mãos apenas um número de acompanhamento do MEC.

Enem 2009 divulga número de inscrição definitivo  (UOL – Vestibular – 13/08/09)

Os candidatos que vão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 já podem ter acesso ao número de inscrição definitivo. O registro do Enem é necessário, por exemplo, para inscrições em vestibulares. Nesta quinta-feira (13), a falta do número de inscrição definitivo impedia que candidatos efetuassem sua inscrição no vestibular 2010 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). De acordo com a Assessoria de Imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o número definitivo será o atual número de acompanhamento de inscrição – que consta no site do Enem, quando o candidato o acessa – antecedido pelos dígitos “2009”. Ou seja: se o número de acompanhamento no Enem é, por exemplo, “12345678”, o número definitivo de inscrição na prova será “200912345678″. Os interessados em prestar vestibulares, como o da Unicamp e a Fuvest, precisam do número definitivo do Enem para se inscreverem nos processos seletivos e utilizarem a pontuação. Até 25 de setembro, o candidato do Enem deve receber seu Cartão de Confirmação de Inscrição, que terá o mesmo número definitivo. Quem não receber, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar o site do Enem.



Inscrições abertas para Vestibular Unicamp   (Universia Brasil – 13/08/09)

A Unicamp (Universidade de Campinas) recebe, a partir desta quinta-feira, 13 de agosto, inscrições para seu Vestibular Nacional 2010. Ao todo, serão oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da universidade e outros dois cursos na Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). As candidaturas podem ser realizadas até 6 de outubro pelo site www.comvest.unicamp.br. A taxa de inscrição é de R$ 115,00. O prazo para os pedidos de isenção do pagamento já foi encerrado. A lista dos contemplados está prevista para ser liberada no dia 17 de agosto. A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) disponibiliza ainda a possibilidade de redução parcial da taxa. Alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, curso pré-vestibular ou curso superior (graduação e pós-graduação) que estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês podem se candidatar para receber o benefício entre 17 e 21 de agosto. Os candidatos deverão entregar a documentação que comprove sua situação, pessoalmente na Unicamp, nos dias 25 e 26 de agosto, das 9 às 17 horas. A relação dos beneficiados será divulgada dia 28 de agosto no site www.comvest.unicamp.br. Os estudantes contemplados deverão se inscrever no Vestibular com o código recebido, no mesmo período dos demais candidatos.



Unicamp recebe inscrições para o vestibular 2010  (Terra- Vestibular – 13/08/09)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas, Comvest, abre nesta quinta-feira as inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2010. Os candidatos terão até o dia 06 de outubro para se inscrever. O formulário de inscrição estará disponível em WWW.comvest.unicamp.br. A taxa de inscrição é de 115 reais.  O Vestibular Unicamp 2010 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). No ano passado, a Comvest registrou 49.322 inscritos. O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) estará disponível na página eletrônica da Comvest e é gratuito.



Inep informa número de inscrição definitivo do Enem  (IG – Último Segundo – 13/08/09)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta quinta-feira como os candidatos podem obter o número definitivo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Inep orienta o candidato a utilizar o número de acompanhamento de inscrição, fornecido pelo site quando foi feita faz a inscrição no exame, e acrescentar o número 2009 antes (exemplo: 2009XXXXX). Nesta quinta-feira, os candidatos interessados em participar do vestibular da Unicamp tiveram problemas para se inscrever devido à falta do número definitivo do Enem.



Unicamp deve mudar o formato do vestibular para ingresso em 2011  (Globo. Com – G1 Vestibular – 13/08/09)

O formato do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deve mudar no ano que vem. A instituição estuda incluir questões de múltipla escolha na primeira fase, que atualmente tem 12 questões discursivas e uma redação. O processo seletivo que acontece no final deste ano para ingresso em 2010 não sofrerá nenhuma alteração. O objetivo é conseguir selecionar melhor na primeira fase os candidatos em cursos muito concorridos, como medicina, que tem cerca de 80 pessoas disputando uma vaga. Com um número maior de questões, a capacidade de seleção aumenta porque diminui a chance de empate técnico.

Ministério da Educação enviará número de inscrição no Enem pelo celular  (Globo.Com – G1 Vestibular – 13/08/09)

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que informaram um número de telefone celular quando se inscreveram no exame receberão o número de inscrição por SMS. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação que aplica o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda estuda enviar o número de inscrição, com o local de prova, por e-mail. De qualquer maneira, o cartão com o número de inscrição será enviado pelo correio até o dia 25 de setembro. Caso não o receba, o candidato poderá ainda acessar o site do Enem, com o número do CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição, entrar na parte de acompanhamento e obter o número de inscrição e o local de prova. O diretor de avaliação da Educação Básica do Inep, Heliton Tavares, disse ao G1 que o objetivo é enviar as informações de todas as maneiras possíveis para que os candidatos não percam a prova. “Já é certeza que enviaremos SMS para aqueles que tiverem colocado o número do celular no formulário de inscrição. No caso dos e-mails, ainda estamos estudando a melhor forma de fazê-lo, porque há o problema de os e-mails serem identificados como spams”, afirmou. Segundo Tavares, nos dias das provas, o candidato deverá levar o cartão com o número de inscrição e um documento de identidade com foto, além de lápis, caneta e borracha.

Número provisório do Enem dificulta inscrição no vestibular da Unicamp  (Globo.Com – G1 Vestibular – 13/08/09)

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que pretendem fazer o vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encontram dificuldade para preencher o formulário de inscrição do processo seletivo. O motivo é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação que aplica o Enem, forneceu somente um número de acompanhamento (com 8 dígitos) e não o número de inscrição definitivo (com 12 dígitos). Para que a nota do Enem seja considerada na prova da primeira fase da universidade, que acontece no dia 15 de novembro, é fundamental fornecer o número de inscrição do Enem.



Vestibular da Unicamp pode mudar em 2010  (O Estado de S.Paulo – Vida& – 14/08/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estuda adotar mudanças em seu vestibular a partir de 2010. As alterações, que incluem aumento de questões na primeira fase e modificação na estrutura da segunda, devem ser anunciadas até o fim do semestre. No entanto, a prova deste ano, cujas inscrições começaram ontem, não terá nenhuma modificação. O projeto em discussão na universidade prevê um maior número de questões na primeira fase, atualmente composta por uma redação e 12 questões dissertativas de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Com a mudança, seriam adicionadas questões objetivas, abertas (que não oferecem alternativas na resposta) ou fechadas (formato de múltipla escolha).  “Mesmo com as alterações, devemos manter as questões dissertativas na primeira fase”, explica Renato Pedrosa, coordenador executivo do Comvest, responsável pela elaboração e aplicação do vestibular da universidade. “Assim, a primeira fase seria uma prova mista.

Unicamp abre inscrições para vestibular  (O Estado de S.Paulo – Vida& – 13/08/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre nesta quinta-feira o período de inscrições para o vestibular 2010. Os candidatos tem até o dia 6 de outubro para preencher o formulário disponível no site https://www.comvest.unicamp.br/. A taxa de inscrição é de 115 reais.  A principal mudança para este ano é o aumento de 30 para 40 vagas no curso de Física (noturno). Outra mudança é em relação ao Enem: os candidatos interessados poderão utilizar apenas a nota do Enem 2009, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de outubro. A nota do Enem 2008 não será considerada. Diferentemente dos anos anteriores, mesmo os candidatos que zerarem a redação poderão usar o resultado da parte objetiva do exame, que pode contribuir com até 20% da nota da primeira fase. O Vestibular Unicamp 2010 oferece 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). No ano passado, a Comvest registrou 49.322 inscritos. O Kit do Vestibulando, que inclui o manual do candidato, está disponível na página eletrônica da Comvest e é gratuito.



Unicamp deve mudar prova do vestibular 2011  (Folha de S.Paulo – Cotidiano – 14/08/09)

O vestibular 2011 da Unicamp deve ter mudanças de forma e conteúdo. Entre as alterações estudadas, está o aumento no número de questões na primeira fase e a inclusão de testes nessa etapa. Hoje, o vestibular da Unicamp é todo discursivo. O conteúdo deve passar a ser dividido em eixos temáticos. Filosofia, sociologia e artes devem ser incorporadas ao exame.



Unicamp anuncia mudanças no vestibular a partir de 2011  (Jornal Cruzeiro do Sul – Educação – 13/08/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estuda adotar mudanças em seu vestibular a partir de 2011. As alterações, que incluem aumento de questões na primeira fase e modificação na estrutura da segunda, devem ser anunciadas até o fim do semestre. No entanto, a prova deste ano, cujas inscrições começaram nesta quinta-feira (13), não terá nenhuma modificação. O projeto em discussão na universidade prevê um maior número de questões na primeira fase, atualmente composta por uma redação e 12 questões dissertativas de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Com a mudança, seriam adicionadas questões objetivas, abertas (que não oferecem alternativas na resposta) ou fechadas (formato de múltipla escolha). “Mesmo com as alterações, devemos manter as questões dissertativas na primeira fase”, explica Renato Pedrosa, coordenador executivo do Comvest, responsável pela elaboração e aplicação do vestibular da universidade. “Assim, a primeira fase seria uma prova mista.



Unicamp já recebe inscrições  (Jornal dos Concursos – Educação – 14/08/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deu início, na última quinta-feira (13), às inscrições para o Vestibular 2010. Neste vestibular, serão ofertadas 3.444 vagas em 66 cursos de graduação da universidade e em outros dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Inscrições – Até 6 de outubro, estudantes de todo o país poderão se inscrever no site www.comvest.unicamp.br. No mesmo site, gratuitamente, os candidatos poderão consultar o Manual do Candidato, com todas as informações sobre o vestibular. O valor da taxa de participação será de R$ 115.  No ato de inscrição, será possível escolher até duas opções de curso, independentemente da área. No entanto, os cursos que exigem prova de aptidão deverão obrigatoriamente figurar na primeira opção.



Unicamp deve mudar o formato do vestibular para 2011  (O Popular /Goiânia– Educação – 14/08/09)

O formato do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deve mudar no ano que vem. A instituição estuda incluir questões de múltipla escolha na primeira fase, que atualmente tem 12 questões discursivas e uma redação. O processo seletivo que acontece no final deste ano para ingresso em 2010 não sofrerá nenhuma alteração. O objetivo é conseguir selecionar melhor na primeira fase os candidatos em cursos muito concorridos, como medicina, que tem cerca de 80 pessoas disputando uma vaga. Com um número maior de questões, a capacidade de seleção aumenta porque diminui a chance de empate técnico. “Ainda estão em fase de estudo e de debate, mas, basicamente, as mudanças foram propostas para a primeira fase, para ser mais eficiente para a universidade e os alunos”, disse ao G1 o reitor, Fernando Costa, nesta quinta-feira (13). As alterações não afetam o conteúdo cobrado, que permanece o mesmo. As questões de múltipla escolha também devem seguir a mesma linha das discursivas, que são contextualizadas.