15/02/2019 / Em: Clipping

 

Primeiros indígenas aprovados na Unicamp chegam a Campinas (ACidade ON – Cotidiano – 15/02/2019)

A prova foi aplicada para 354 estudantes para 27 cursos de graduação, em dezembro do ano passado, na cidade São Gabriel da Cachoeira

Um grupo de dez estudantes indígenas aprovados no vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desembarcou no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, na noite desta quinta-feira (14). Eles fazem parte do grupo de 68 estudantes aprovados e convocados no primeiro vestibular indígena da universidade. A prova foi aplicada para 354 estudantes para 27 cursos de graduação, em dezembro do ano passado, na cidade São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Também teve provas em Campinas, Dourados (MS), Manaus (AM) e Recife (PE). No aeroporto eles foram recebidos por um grupo de voluntários.”Estou muito ansioso de chegar e estudar na Unicamp. Desde criança queria estar em uma faculdade, em estudar longe. Então é meu sonho”, afirmou o estudante Valdeson Delgado. De Viracopos os estudantes seguiram direto para a Unicamp . Lá foram recebidos por outros voluntários e ganharam cestas básicas. Nessa primeira semana os estudantes ficam em algumas casas dos voluntários até se mudarem para as moradias estudantis. “Criamos uma rede de apoio para auxiliar os alunos nesse primeiro momento, principalmente de adaptação. Nesse momento, em que eles ainda não tem a bolsa e nem o vale alimentação, ficam conosco”, afirmou a estudante Rafaela Ferrari. As aulas da Unicamp só começam no dia 27 até lá os estudantes indígenas já vão frequentar a universidade e irão assistir palestras. Leia mais.

 


 

Calouros do 1º vestibular indígena da Unicamp chegam do AM para adaptação em Campinas: ‘Sonho’ (G1 – Campinas e Região – 15/02/2019)

Grupo de 10 estudantes de São Gabriel da Cachoeira chegou ao Aeroporto de Viracopos na noite de quinta-feira. Veteranos criaram rede de apoio para acomodá-los até início das aulas, dia 27.

Dez estudantes da cidade mais indígena do Brasil, São Gabriel da Cachoeira (AM), aprovados no primeiro vestibular indígena da Unicamp chegaram na noite desta quinta-feira (14) a Campinas (SP). Após uma longa, inédita e emocionante viagem, eles foram recepcionados no campus da universidade por veteranos que montaram um grupo de apoio para ampará-los até o início das aulas, dia 27 de fevereiro. “Muito ansioso de poder ir para Unicamp e estudar. Desde criança eu quis estar em uma faculdade, indo estudar longe. É um sonho”, disse o estudante Valderson Delgado. O estudante John Alexandre Dias, de uma família de dez filhos, é o primeiro a ter oportunidade de sair da Região Norte para estudar. Leia mais.