×
16/01/2009 / Em: Clipping

 

Unicamp divulga respostas esperadas pelas bancas do Vestibular 2009  (SejaBixo – Mural – 15/01/09)

As respostas esperadas pelas bancas corretoras do Vestibular 2009 da Unicamp começaram a ser divulgadas no site www.comvest.unicamp.br, nesta quinta-feira, seguindo a mesma ordem da aplicação das provas: Língua Portuguesa e Biologia (15/01); Química e História amanhã (16/01); Física e Geografia na segunda feira (19/01) e Matemática e Inglês na próxima terça-feira, dia 20. Em todos os dias as respostas esperadas serão divulgadas às 16h.  Todas as provas já estão disponíveis para consulta também na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br). A primeira lista de aprovados será divulgada dia 05 de fevereiro, às 12 horas no site da Comvest e no campus de Campinas. Já as notas dos candidatos na segunda fase, serão divulgadas dia 09 de fevereiro. A matrícula dos aprovados em primeira chamada acontece dia 10 de fevereiro nos respectivos campi. Os candidatos concorrem a 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Na próxima semana é a vez das provas de aptidão, obrigatórias a todos os candidatos aos cursos de: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música. Os exames serão realizados entre os dias 19 e 22 de janeiro em Campinas. As informações para a realização dos exames, como horários e locais, estão disponíveis no site da Comvest: www.comvest.unicamp.br


Unicamp divulga respostas oficiais de português e biologia da 2ª fase  (Globo.Com – G1 Vestibular – 15/01/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira (15) as respostas esperadas pela banca corretora no exame de português e biologia. As provas da segunda fase do vestibular 2009 da instituição tiveram início no último domingo (11).

Confira as respostas esperadas de português e literatura  

Confira as respostas esperadas de biologia

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai divulgar ao longo da semana as respostas esperadas nos outros exames. A segunda fase foi encerrada nesta quarta-feira (14), com a avaliação de matemática e inglês.

Veja o calendário das respostas:
16/1 – química e história;
19/1 – física e geografia;
20/1 – matemática e inglês.

A primeira lista de aprovados será divulgada dia 5 de fevereiro, às 12h no site da Comvest e no campus de Campinas. Já as notas dos candidatos na segunda fase, serão divulgadas dia 9 de fevereiro. A matrícula dos aprovados em primeira chamada acontece dia 10 de fevereiro nos respectivos campi. Os candidatos concorrem a 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). 

Segunda fase

A Unicamp encerrou a segunda fase do vestibular, nesta quarta-feira (14), com as provas de matemática e inglês. A Comvest registrou uma abstenção de 7,32%. Dos 16.885 candidatos aprovados para a segunda fase 1.236 não compareceram para realizar as provas. A etapa decisiva do vestibular começou no domingo (11), com as provas de português e biologia. Na segunda, foi a vez de química e história; na terça, de geografia e física. Neste ano, houve 49.322 inscrições para 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e em dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). A segunda fase é constituída de oito provas dissertativas, comuns a todos os candidatos. A prova de cada disciplina é composta por 12 questões e vale 48 pontos. O desempenho na primeira fase do vestibular da Unicamp pode ser consultado em www.comvest.unicamp.br


Unicamp libera respostas de Português e Biologia  (EPTV – Virando Bixo – 15/01/09)

Provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, serão realizadas entre os dias 19 e 22 de janeiro

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) liberou nesta quinta (15) as respostas esperadas pelas bancas corretoras para as provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Ciências Biológicas, aplicadas no domingo (11), no primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2009. A abstenção nesse dia foi de 6,29%. A 2ª fase do vestibular foi encerrada nesta quarta, com a aplicação das provas de Matemática e Inglês. Do total de candidatos esperados, 7,32% não compareceram no último dia. Na terça (13), os candidatos fizeram os exames de Física e Geografia, que registraram abstenção de 7,13%. Na segunda (12), aconteceram as provas de Química e História. A abstenção nesse segundo dia ficou em 6,79%. As respostas esperadas pelas bancas corretoras para as demais provas serão liberadas pela Unicamp na seguinte ordem: Química e História na sexta-feira (16); Física e Geografia na segunda-feira (19) e Matemática e Inglês na terça-feira (20). As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, serão realizadas entre os dias 19 e 22 de janeiro, em Campinas. Nos cadernos de prova da segunda fase, os candidatos a esses cursos receberam as orientações para a realização dos exames, como horários e locais. A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada no dia 5 de fevereiro, às 12h.


Comvest divulga respostas das provas da 2ª fase da Unicamp   (Folha Online – Educação – 15/01/09)

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) começou a divulgar na tarde desta quinta-feira as respostas esperadas pelas bancas corretoras das provas aplicadas na segunda fase do vestibular da Unicamp –realizado entre domingo (11) e ontem (14). A divulgação segue a mesma sequência da aplicação das provas. Nesta quinta-feira, serão publicadas apenas as respostas das provas de língua portuguesa e biologia. Na sexta-feira (16), a Comvest divulga a solução das questões de química e história. Já na segunda-feira (19), é a vez das provas de física e de geografia e, finalmente, na terça-feira (20), os vestibulandos conferem as respostas das questões de matemática e inglês. Os candidatos podem acessar as respostas pelo site da Comvest (www.comvest.unicamp.br), onde também já está disponível a íntegra das provas. O curso mais disputado neste ano é o de medicina, na própria Unicamp –78,8 candidatos por vaga, menos do que no ano passado (79,5). Na segunda fase, a concorrência para a carreira é de oito candidatos por vaga. Ao todo, foram recebidas 49.322 inscrições para 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp –Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Apenas 35,9% dos vestibulandos que realizaram a primeira fase foram selecionados para a segunda etapa.

Aptidão

Os exames de conhecimento específico da Unicamp começam na próxima segunda-feira (19) e vão até o dia 22 (quinta-feira da próxima semana). Candidatos aos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música fazem o exame em Campinas.

Resultado

A primeira lista de aprovados será divulgada dia 05 de fevereiro, às 12h no site na Unicamp. As notas dos candidatos na segunda fase serão divulgadas dia 9 de fevereiro. A matrícula dos aprovados em primeira chamada acontece dia 10 de fevereiro nos respectivos campi.


Unicamp divulga as respostas esperadas pela banca para as provas de português e biologia  (Globo On Line – Vestibular – 15/01/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira as respostas esperadas pela banca corretora para as provas discursivas da segunda fase de língua portuguesa e biologia. A divulgação das respostas seguirá a mesma ordem da aplicação das provas, sendo assim, nesta sexta será a vez das respostas de química e história; na segunda-feira, 19, de física e geografia; e matemática e inglês na próxima terça-feira, dia 20. Nesta quarta-feira, os vestibulandos resolveram as questões discursivas de matemática e Inglês, as últimas da segunda fase do concurso e as notas dos candidatos na segunda fase, no dia 9. A matrícula dos aprovados em primeira chamada acontece dia 10 de fevereiro nos respectivos campi. Os candidatos concorrem a 3.434 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.  As provas de aptidão, obrigatórias para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, serão realizadas entre os dias 19 e 22 de janeiro em Campinas.


Fuvest e Unicamp divulgam lista de livros do vestibular 2010  (A Tarde/Salvador – Vestibular – 15/01/09)

Um mês depois do fim do vestibular 2009 da Universidade de São Paulo (USP), um dia após a seleção para 2009 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Fuvest e a Comvest, fundações responsáveis pelo vestibular de cada uma das instituições, diivulgaram a lista de livros para o processo seletivo de 2010. A lista é unificada desde o vestibular de 2007, 20 anos depois da separação dos processos seletivos, em 87. Em relação à lista do ano passado, são três novidades: O Cortiço, de Aluísio Azeved; Capitães da Areia, de Jorge Amado e Antologia Poética, de Vinícius de Moraes. Os outros seis livros estão listados abaixo:

– “Auto da Barca do Inferno” , de Gil Vicente;
– “Memórias de um Sargento de Milícias” , de Manuel Antônio de Almeida;
– “Iracema” , de José de Alencar;
– “Dom Casmurro” , de Machado de Assis;
– “A Cidade e as Serras” , de Eça de Queirós;
– “Vidas Secas” , de Graciliano Ramos;

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco e a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) usam a mesma lista em seu projeto seletivo.


Fuvest divulga lista de leitura obrigatória para o vestibular 2010  (Tribuna de Santos – Educação – 14/01/09)

A Fuvest divulgou nesta quarta-feira a lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular 2010. A relação dos livros foi aprovada na terça-feira pelo Conselho de Graduação (CoG) da USP. Os mesmos livros também valem para o vestibular da Unicamp.

Continuam sendo nove livros, mas, em relação ao vestibular 2009, houve alteração em três títulos.

Confira abaixo a lista de obras para a Fuvest 2010:

– “Auto da barca do inferno” – Gil Vicente
– “Memórias de um Sargento de Milícias” – Manuel Antônio de Almeida

– “Iracema” – José de Alencar
– “Dom Casmurro” – Machado de Assis
– “O cortiço” – Aluísio Azevedo
– “A Cidade e as Serras’ – Eça de Queirós
– “Vidas Secas” – Graciliano Ramos
– “Capitães da Areia” – Jorge Amado
– “Antologia poética” (com base na 2ª ed. aumentada) – Vinícius de Moraes

Deixaram de ser cobradas as seguintes obras:

– “A Rosa do Povo” – Carlos Drummond de Andrade
– “Poemas completos de Alberto Caeiro” – (heterônimo de Fernando Pessoa)
– “Sagarana” – João Guimarães Rosa



 

Resultado da Unicamp sai dia 5 de fevereiro  (Jornal Cruzeiro do Sul – Educação – 15/01/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou as provas de Matemática e Inglês, últimos testes da segunda fase do vestibular 2009, na quarta-feira (14), com índice de 7,32% de abstenção. Dos 16.885 candidatos que passaram para a segunda fase, 1.236 faltaram às provas e 15.649 estiveram presentes. O índice é menor (em porcentagem) do que a abstenção na segunda fase do vestibular 2008, quando 8,57% dos 14.428 candidatos aprovados deixaram de comparecer às provas desta etapa, ou seja, no ano passado a universidade registrou 1.237 ausências. “O número absoluto é praticamente igual, e não preocupa”, observou o coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), Leandro Tessler. O coordenador anunciou uma mudança para o próximo vestibular: três títulos da lista unificada de livros da Universidade de São Paulo (USP) e Unicamp deram lugar a três outras obras. Saem “Poemas Completos”, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa); “A Rosa do Povo”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Sagarana”, de João Guimarães Rosa. No lugar destes títulos entram “Capitães da Areia”, de Jorge Amado; “O cortiço”, de Aluísio Azevedo; e “Antologia poética”, de Vinícius de Moraes, com base na segunda edição, aumentada. “Essa é a segunda lista unificada que sai. A comissão formada por quatro professores, dois representantes de cada universidade, muda a lista a cada três anos. Isso para não viciar a leitura, para dar liberdade para formulação de novas questões”, afirmou Tessler. “Foram incluídos livros muito importantes. “Capitães de Areia” é uma grande obra, a “Antologia Poética”, de Vinícius é um marco dentro da sociedade contemporânea brasileira. E “O Cortiço” é um clássico”, disse o professor, que estará à frente da Comvest até abril deste ano. “Até lá podem surgir novas mudanças, o vestibular da Unicamp é um processo de eterna discussão. A gente sempre busca rever, melhorar.” Serão mantidas na lista unificada de obras literárias: “Auto da Barca do Inferno” (Gil Vicente); “Memórias de um Sargento de Milícias” (Manuel Antônio de Almeida); “Iracema” (José de Alencar); “Dom Casmurro” (Machado de Assis); “A Cidade e as Serras” (Eça de Queirós); e “Vidas secas” (Graciliano Ramos); A Comvest alerta os candidatos ao próximo vestibular que nos textos ficcionais é importante estar atento à sequência dos acontecimentos, personagens, seus papéis na ação, espaço e tempo Já na poesia é fundamental o candidato saber identificar elementos de estruturação do texto e estabelecer relações entre poesia e aspectos do contexto social e literário da sua época. As respostas esperadas do vestibular 2008 serão divulgadas no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br) nesta quinta-feira. Os candidatos concorrem a 3.434 vagas em 66 cursos da universidade e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada dia 5 de fevereiro, ao meio-dia, no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br) e no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp em Campinas.


Cidade Universitária inicia aulas com grandes personalidades  (Gazeta de Limeira – Notícia – 16/01/09)

O câmpus 2 da Unicamp, a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), já foi intitulado pela direção como Cidade Universitária de Limeira. A expansão dos prédios terão continuidade mesmo em época de crise e, para a primeira semana de aula, marcada para iniciar em 2 de março, serão convidadas grandes personalidades para palestras aos alunos. O vice-diretor Marcos Tognon não adiantou os que estão sendo cogitados e definidos. Ontem, ocorreu o primeiro encontro entre os professores e funcionários que atuarão no novo câmpus. Pela manhã, eles passaram por várias dinâmicas e, à tarde, conheceram o projeto completo das áreas acadêmicas, administrativas e logísticas. A partir de hoje, todos iniciam treinamentos em suas áreas, que serão realizados no câmpus de Campinas, uma vez que estão sendo concluídas as instalações telefônicas e elétricas.  De acordo com o vice-diretor, a administração da Cidade Universitária de Limeira já está funcionando, mas em Campinas, provisoriamente. Logo na primeira semana de fevereiro os funcionários estarão instalados em Limeira para receber as matrículas dos 480 alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Manufatura, Ciências do Esporte, Nutrição, além dos quatro na área de Gestão: Agronegócios, Comércio Internacional, Políticas Públicas e de Empresas.

LONGE DA CRISE

Uma preocupação foi em relação à queda da arrecadação de impostos, reflexo da crise econômica mundial, que consequentemente afetaria o repasse de verbas para a continuidade do cronograma de obras do novo câmpus, além da expansão de novos cursos. No entanto, o vice-diretor adiantou que o governador José Serra (PSDB) fez cortes, mas poupou as áreas de Saúde e Educação. “Estamos nos preocupando com um planejamento em otimizar os recursos. Porém, a execução do Plano Diretor da universidade não precisou sofrer alteração”.  O diretor, professor doutor Mauro José Andrade Tereso, pretende que seja aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) mais três cursos para o próximo ano: Licenciatura em Ciências da Natureza, Conservação e Restauro (este modelo já foi aprovado, basta apenas o Consu liberar a implementação), além do curso de Informática Biomédica, que é inédito nos moldes propostos. “Para que mais esses três cursos possam iniciar a partir de 2010, o Consu precisa aprovar até julho para que haja tempo hábil para a organização dos vestibulares”.

MAIS OBRAS

Para este ano está prevista a construção de mais quatro edifícios, área esportiva, laboratórios (Engenharia, Morfologia e Ciências do Esporte), restaurante (por enquanto os alunos se deslocarão até o câmpus I), além da infraestrutura interna, como as calçadas, ruas e estacionamento. De acordo com Tognon, em março deve estar definida a licitação para a construção, primeiramente de dois dos quatro prédios.  Já no próximo mês, têm início as obras de infraestrutura. “Teremos praticamente um anel viário dentro do câmpus. Trata-se de uma obra externa bastante complexa porque também envolve as redes elétrica e hidráulica, além de também visualizar um futuro projeto de reutilização de água”. Para parte das obras de infraestrutura, serão investidos R$ 11 milhões.  Um dos edifícios a ser construído, semelhante ao que está pronto, o Ensino 2 custará R$ 9 milhões. Para dois laboratórios, que serão erguidos no eixo norte da universidade, serão investidos mais R$ 6 milhões. “A concepção arquitetônica de toda a universidade estará pronta neste ano. A biblioteca, inicialmente, funcionará em um espaço improvisado, mas a oficial terá 5 mil metros quadrados. Vamos continuar a expansão em ritmo acelerado”.


Encerrada prova da Unicamp  (Jornal de Jundiaí – Vestibular – 14/01/09)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou as provas de Matemática e Inglês, últimos testes da segunda fase do vestibular 2009, nesta quarta-feira (14), com índice de 7,32% de abstenção. Dos 16.885 candidatos que passaram para a segunda fase, 1.236 faltaram às provas e 15.649 estiveram presentes. O índice é menor (em porcentagem) do que a abstenção na segunda fase do vestibular 2008, quando 8,57% dos 14.428 candidatos aprovados deixaram de comparecer às provas desta etapa, ou seja, no ano passado a universidade registrou 1.237 ausências.  “O número absoluto é praticamente igual, e não preocupa”, observou o coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), Leandro Tessler. O coordenador anunciou uma mudança para o próximo vestibular: três títulos da lista unificada de livros da Universidade de São Paulo (USP) e Unicamp deram lugar a três outras obras. Saem “Poemas Completos”, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa); “A Rosa do Povo”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Sagarana”, de João Guimarães Rosa. No lugar destes títulos entram “Capitães da Areia”, de Jorge Amado; “O cortiço”, de Aluísio Azevedo; e “Antologia poética”, de Vinícius de Moraes, com base na segunda edição, aumentada. “Essa é a segunda lista unificada que sai. A comissão formada por quatro professores, dois representantes de cada universidade, muda a lista a cada três anos. Isso para não viciar a leitura, para dar liberdade para formulação de novas questões”, afirmou Tessler. “Foram incluídos livros muito importantes. “Capitães de Areia” é uma grande obra, a “Antologia Poética”, de Vinícius é um marco dentro da sociedade contemporânea brasileira. E “O Cortiço” é um clássico”, disse o professor, que estará à frente da Comvest até abril deste ano. “Até lá podem surgir novas mudanças, o vestibular da Unicamp é um processo de eterna discussão. A gente sempre busca rever, melhorar.”  Serão mantidas na lista unificada de obras literárias: “Auto da Barca do Inferno” (Gil Vicente); “Memórias de um Sargento de Milícias” (Manuel Antônio de Almeida); “Iracema” (José de Alencar); “Dom Casmurro” (Machado de Assis); “A Cidade e as Serras” (Eça de Queirós); e “Vidas secas” (Graciliano Ramos);  A Comvest alerta os candidatos ao próximo vestibular que nos textos ficcionais é importante estar atento à sequência dos acontecimentos, personagens, seus papéis na ação, espaço e tempo Já na poesia é fundamental o candidato saber identificar elementos de estruturação do texto e estabelecer relações entre poesia e aspectos do contexto social e literário da sua época. As respostas esperadas do vestibular 2008 serão divulgadas no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br) nesta quinta-feira. Os candidatos concorrem a 3.434 vagas em 66 cursos da universidade e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). A lista de aprovados em primeira chamada será divulgada dia 5 de fevereiro, ao meio-dia, no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br) e no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp em Campinas.