×
16/03/2016 / Em: Clipping

 


Unicamp publica 7ª chamada do Vestibular 2016   (UOL – Vestibular – 15/03/16)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou nesta terça-feira, 15 de março, a sétima chamada do Vestibular 2016. As matrículas serão feitas na próxima sexta-feira (18). 

Base Curricular deve reduzir desigualdades na educação, diz especialista   (UOL – Educação – 15/03/16)

Nos próximos meses, o Brasil definirá uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento com os conteúdos mínimos que os estudantes devem aprender a cada ano na escola, da educação infantil ao ensino médio. Para alguns especialistas, é a chance de focar na qualidade e, de fato, mudar a educação brasileira. Outros questionam a efetividade do documento e acreditam que ele nunca sairá do papel. A Agência Brasil conversou sobre o assunto com Ilona Becskeházy, que atua desde 1996 no desenho e na implementação de projetos de educação. A especialista defende que o Brasil precisa de uma Base, mas critica o documento atual, que está disponível para consulta pública. Para a especialista, o documento é “capaz de confundir e desorganizar o que já não é bom”.



Confira lista de convocados para matrícula na 7ª chamada do vestibular da Unicamp   (EPTV – Virando Bixo – 15/03/16)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta terça (15) a lista de aprovados em 7ª chamada no Vestibular 2016. Todos os convocados deverão realizar a matrícula na sexta-feira (18), das 9h às 12h, exclusivamente em Campinas, no prédio da Diretoria Acadêmica (DAC).



Unicamp publica nova lista de convocados   (Correio Popular – Cidades – 16/03/16)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta terça-feira (15) a lista de convocados da sétima chamada do Vestibular 2016. Todos os convocados deverão realizar a matrícula no dia 18 (sexta-feira), das 9h às 12h, exclusivamente em Campinas, no prédio da Diretoria Acadêmica (DAC). Este ano, são oferecidas 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp.



Somente 10% no ensino médio público atingem nível satisfatório   (O Estado de S.Paulo – Educação – 16/03/16)

Entre os alunos matriculados no último ano do ensino médio em escolas estaduais brasileiras, somente 10% atingem níveis satisfatórios ao concluir a etapa. Trata-se de uma das principais conclusões de um estudo elaborado pelo Instituto Alfa e Beto, organização não governamental da área educacional, com sede em Brasília.

Revolução no ensino médio e a BNCC   (O Estado de S.Paulo – Educação – 16/03/16)

Em boa hora o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) decidiu questionar o projeto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação (MEC) em relação ao ensino médio. As propostas do Consed representam um avanço importante, mas precisam ser aperfeiçoadas.

Faculdades privadas têm 74 mil matrículas a menos em São Paulo   (O Estado de S.Paulo – Educação – 16/03/16)

O número de novos alunos nas faculdades particulares do Estado de São Paulo caiu 15,2% neste ano, em comparação com o início do ano letivo de 2015. De acordo com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo (Semesp), a queda representa 74 mil alunos a menos no ensino superior e é um reflexo das mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que passou a ter vagas limitadas e juros mais altos, e da crise econômica. Também houve queda de 6,8% nas rematrículas, o que, segundo o Semesp, representa cerca de 80 mil alunos que pararam ou desistiram do curso superior nas faculdades privadas do Estado.



Universidade da Madeira, em Portugal, vai aceitar a nota do Enem   (Globo.Com – G1 Vestibular – 15/03/16)

A Universidade da Madeira (UMa) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) firmaram acordo para que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja aceita pela instituição na seleção de novos alunos. Com a medida, sobe para 13 o total de instituições de ensino em Portugal que utilizam o Enem.