16/05/2017 / Em: Clipping

 

 

 

 

 

Continua aberto o período para solicitar isenção de taxa no vestibular Unicamp (Secretaria da Educação SP – Notícias – 16/05/2017)

 

Alunas e alunos da rede pública do Estado de São Paulo têm até o dia 23 de maio para solicitar o pedido de isenção de taxa de inscrição do vestibular Unicamp 2018, que podem ser realizados por meio do site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). Para finalizar o processo, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital) pelo correio, para a Comvest, até o dia 24 de maio. Atenção! A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo. As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades, sendo para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (renda líquida máxima de R$ 1.300,00 por morador do domicílio), para funcionários da Unicamp/Funcamp e, por fim, para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia). Os pré-requisitos são: ter cursado o Ensino Médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3); ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2017 o Ensino Médio. A Comvest oferece 6.660 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 28 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.

Atenção!

Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2018. É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no vestibular utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. Para efetuar sua inscrição no Vestibular Unicamp, os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico. Clique aqui para ter acesso à lista completa de livros de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2018. O calendário completo com as datas de inscrição e provas do Vestibular Unicamp 2018 será divulgado em breve, nesta página.

 
Atenção, inscrições para o Enem 2017 vão até sexta-feira (19) (Secretaria da Educação SP – Notícias – 15/05/2017)

Alunos que confirmaram inscrição podem realizar alterações; provas acontecem em 5 e 12 de novembro

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio têm até a próxima sexta-feira, dia 19 de maio, para realizarem inscrição ao Exame Nacional do Ensino Médio. Basta acessar o site do Inep. Os alunos da rede estadual de ensino têm isenção da taxa da avaliação, que será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro. Para se inscrever, os candidatos devem preencher um formulário com informações pessoais, fornecendo RG, CPF e data de nascimento, além de números de telefone. O sistema vai gerar um usuário e senha para que o aluno acompanhe o andamento da inscrição.

Mudanças no Enem 2017

Diferente das edições anteriores, neste ano, os candidatos devem se preparar para realizar a prova em dois domingos consecutivos. No primeiro domingo a prova será composta por questões de linguagens, ciências humanas e redação, com duração de cinco horas. No segundo, os estudantes serão avaliados nas questões de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova. As regras também mudaram para quem solicita isenção na taxa de inscrição, passa a valer para os estudantes que tiverem cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Caso o candidato isento não compareça e não justifique sua ausência, perderá o direito ao benefício no ano seguinte. Outra alteração importante, e que os alunos devem estar atentos, é que o Enem 2017 não valerá como certificado do Ensino Médio.