18/01/2018 / Em: Clipping

Unicamp 2018 divulga gabarito da segunda fase (Guia do Estudante – Universidades – 17/01/2017)

A primeira chamada para matrícula será publicada em 8 de fevereiro

A Comvest já começou a liberar, nesta quarta-feira (17), as respostas esperadas da segunda fase do vestibular 2018. A segunda fase aconteceu entre os dias 14 e 16 de janeiro, com abstenção de 12,3% – superior aos 11,2% registrados no ano anterior. A ausência ou obtenção de nota 0 (zero) em qualquer uma das provas da segunda fase elimina o candidato. Cada questão vale até quatro pontos, sendo até dois pontos por cada item. Cada texto da prova de Redação vale até 24 pontos. As provas de Habilidades Específicas, para os cursos que as exigem, valem 48 pontos. A primeira chamada será divulgada dia 8 de fevereiro, e a matrícula deverá ser feita pela internet somente no dia 9 de fevereiro, na página eletrônica da Comvest. Quem não realizar a matrícula virtual ficará excluído das próximas chamadas do vestibular Unicamp 2018. Estão previstas até 12 chamadas. As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas a partir da próxima quarta-feira (17/1).

Resultado do Enem 2017 deve ser divulgado às 11h de quinta-feira (Agência Brasil – Educação – 17/01/2018)

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 deve ser divulgado amanhã (18), às 11h, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no mesmo horário da entrevista coletiva com o ministro da Educação. O resultado individual estará disponível na internet, na Página do Participante. Inicialmente, a divulgação estava prevista para o dia 19, mas, no início da semana, o Ministério da Educação anunciou a antecipação da data. Para acessar o resultado, será necessário informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição no Enem. Quem não se lembra da senha pode recuperá-la na Página do Participante. É com ela que o estudante também terá acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ficará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Os resultados dos participantes com menos de 18 anos, chamados de treineiros, serão liberados 60 dias depois da divulgação regular. O mesmo prazo vale para os espelhos de correção das redações. A edição de 2017 do Enem tem novidades. As provas foram aplicadas em dois domingos consecutivos, com a redação no primeiro dia. No dia 5 de novembro, os candidatos fizeram as provas de linguagem, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Em 12 de novembro, foram aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os estudantes podem usar o resultado das provas do Enem em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sisu, para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).