18/01/2019 / Em: Clipping

 

Enem 2018: resultado é divulgado pelo Inep; veja como consultar a nota (G1 – Educação – 18/01/2019)

Resultado dos treineiros só será divulgado no dia 18 de março.

 

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram divulgadas na manhã desta sexta-feira (18). Para acessar, os candidatos que fizeram o exame devem entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/), incluir o CPF e a senha cadastrada. A nota do Enem só pode ser consultada individualmente. Inicialmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) havia divulgado que as notas sairiam a partir das 10h desta sexta. Porém, o resultado já estava disponível por volta das 8h20. Ao G1, o Inep esclareceu que a liberação das notas costuma ser antecipada para que, até o horário oficial da divulgação, o sistema passe por um período considerado de teste, quando pode passar por momentos de sobrecarga. O objetivo desse teste, segundo o Inep, é garantir que, às 10h, o acesso de todos os cerca de 4 milhões de participantes do Enem esteja estável e não fique sobrecarregado. Leia mais.

 

 

Enem 2018: Inep divulga resultado do exame (Estadão – .Edu – 18/01/2019)

As inscrições para o Sisu começam na próxima terça-feira, 22, e vão até o dia 25; exame pode ser usado no ProUni e em universidades de Portugal

 

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram divulgadas na manhã desta sexta-feira, 18. Os candidatos que fizeram o exame podem acessá-las pela Página do Participante, no site enem.inep.gov.br ou pelo aplicativo Enem 2018. Para acessar, é preciso informar CPF e senha. O espelho da Redação, ou seja, detalhes da correção do texto só sairá no dia 18 de março, junto com as notas dos treineiros. Nesta sexta, o Inep também divulga os resultados gerais, com a proficiência média das quatro áreas de conhecimento e da Redação. As inscrições para o Sisu começam na próxima terça-feira, 22, e vão até as 23h59 do dia 25. Os interessados podem escolher duas opções de curso e é permitido alterar a escolha durante o período de inscrições. No dia 28, será divulgado o resultado da chamada regular e as matrículas serão entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, será possível se inscrever para a lista de espera. A convocação dos candidatos será realizada a partir de 7 de fevereiro. Leia mais.

 

 

Notas do Enem já estão disponíveis para consulta em site do Inep (Folha de S. Paulo – Cotidiano – 18/01/2019)

Horário de divulgação foi antecipado para testes

 

Apesar da previsão do Inep para divulgação dos resultados oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir das 10h desta sexta-feira (18), participantes já começaram a ter acesso às notas por volta das 8h30. Nas redes sociais, a prova está entre os assuntos mais comentados no Brasil. Os resultados podem ser acessados através da Página do Participante. Para fazer a consulta, o candidato deve fornecer CPF e senha.  Segundo o órgão, a liberação de acesso foi antecipada para que o setor de TI pudesse fazer ajustes e testes devido a previsão de grande acesso. Até às 10h, horário oficial da divulgação, não houve registro de nenhuma instabilidade do sistema. O Inep ainda não tem números do tráfego no site. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, a edição teve 6.774.891 inscritos. No primeiro dia de provas, 4 de novembro, 25% dos candidatos faltaram — o menor índice histórico. Já no dia 11, segundo dia de provas, foi registrada taxa de 29,2% de abstenção. As provas de 2018 trouxeram questões sobre feminismo e ditadura, enquanto a redação tratou de manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Uma das principais apostas era de que ele poderia tratar sobre fake news.  ​Leia mais.

 

 

Notas individuais do Enem serão divulgadas nesta sexta-feira (R7 – Educação – 18/01/2019)

Resultados serão liberados pelo Inep diretamente na Página do Participante ou no aplicativo oficial do Enem 2018

 

Os mais de 4 milhões de estudantes que realizaram as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano passado poderão ter acesso aos resultados individuais das provas nesta sexta-feira (18). O horário da divulgação não foi revelado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que recomenda o acompanhamento das páginas do órgão nas redes sociais. Para consultar as notas que obteve no exame, os estudantes poderão acessar a Página do Participante, pela internet, ou utilizar o aplicativo oficial do Enem 2018. A consulta exige login com CPF e senha. A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e a redação. Para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas, é utilizada uma metodologia chamada de TRI (Teoria de Resposta ao Item), que não estabelece um valor determinado para cada questão, a partir do comportamento observado em testes. Sendo assim, questão mais fáceis com grande quantidade de acertos, tendem a ter um valor menor na composição da nota. Leia mais.

 

 

Unicamp 2019: comissão divulga respostas esperadas para provas de biologia, física e química (Unicamp – Campinas e Região – 18/01/2019)

Resoluções das questões foram publicadas nesta sexta-feira (18) pela universidade.

 

A Unicamp divulgou na tarde desta sexta-feira (18) as respostas esperadas para as provas de biologia, física e química, aplicadas no terceiro dia da 2ª fase do vestibular 2019. Esta etapa do processo seletivo foi encerrada na terça-feira com abstenção de 14,3%, o maior índice em três anos. Cursinhos valorizaram o fato da universidade ter elaborado o exame com foco em direitos humanos e por ter estabelecido diálogos entre conteúdos do ensino médio e atualidades. A universidade considerou que o número de ausentes está dentro da expectativa e frisou que houve recorde de participantes nesta fase, o que permite elevar a qualidade da seleção. As provas foram aplicadas em 16 cidades de São Paulo e mais cinco estados. O total de vagas disponíveis no vestibular 2019 diminuiu após a Unicamp adotar novos formatos para aumentar a inclusão social. Uma delas foi a reserva de 645 cadeiras para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o candidato teve a possibilidade de participar das duas seleções. Leia mais.

 

 

 

OBMEP lidera inscrições para vagas olímpicas na Unicamp (IMPA – 18/01/2019)

 

A Unicamp confirmou na tarde desta quinta-feira (17) que recebeu 283 inscrições válidas para as 90 vagas reservadas na graduação aos estudantes premiados em olimpíadas ou competições de conhecimentos entre 2017 e 2018. As oportunidades são para 22 cursos; veja abaixo calendário. A modalidade está entre os novos formatos criados pela universidade estadual com objetivo de elevar a inclusão social e ampliar as formas de acesso. Segundo a comissão organizadora (Comvest), o “ranking” de inscritos inclui 55 medalhistas de ouro, cinco deles em disputas internacionais; 93 de prata (dois internacionais) e 133 de bronze (sete internacionais), além de dois casos em que os estudantes receberam menções honrosas em olimpíada internacional. Em relação ao total, 166 são de escolas públicas e 117 de escolas privadas. A Unicamp recebeu outras 33 inscrições, porém, inválidas por descumprirem regras para envio da documentação. “Tivemos uma amplitude de medalhistas em 15 olimpíadas, o que indica que há um nicho a ser explorado, já que interessa à Unicamp ter alunos que venham de experiências educacionais relacionadas às olimpíadas de conhecimento”, avaliou o coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto, em nota, sobre o resultado alcançado pela instituição na modalidade. Leia mais.