19/02/2018 / Em: Clipping

Unicamp: aprovados no vestibular fazem matrícula presencial nesta segunda-feira (G1 – Campinas e Região – 19/02/2018)

Foram convocados os aprovados em 1ª e 2ª chamadas.

Matrícula da Unicamp tem recepção a calouros com festa e bateria em Campinas (G1 – Campinas e Região – 19/02/2018)

Matrícula presencial é obrigatória aos aprovados na primeira e segunda chamadas. Confirmação de matrícula será feita no dia 26 nos campi.

A Unicamp recebeu, nesta segunda-feira (19), os calouros para a matrícula presencial. Com batucada e festa, os veteranos recepcionaram os aprovados na primeira e segunda chamadas do vestibular 2018 em Campinas (SP). A matrícula é obrigatória para todos os convocados. Os alunos da Atlética de Medicina acolheram os alunos com aplausos e um questionário para descobrir estudantes que possam se integrar nas equipes de esportes e na bateria, ou aqueles que gostam de atividades como a dança. A vice-presidente da Atlética da Medicina da Unicamp, Giovana Lima Labate, explicou a recepção aos alunos no dia da matrícula presencial. ”Primeiro, fazemos um bate-papo com eles. Depois, eles fazem a matrícula e passam na nossa lojinha. Depois, lá fora nós temos a bateria e um momento de descontração”, descreve Giovana Labate. Os veteranos ainda dão dicas para quem chega em Campinas pela primeira vez e nem sabe aonde vai morar, por exemplo.

“O que nós fazemos também é perguntar todas as coisas que eles gostam, para que eles se integrem bastante com a faculdade”, comenta a estudante de segundo ano Luiza Dias.

“Achei a recepção muito calorosa e com muita alegria. Recebi até um papel com dicas da faculdade, linhas de ônibus e bandejão”, disse o estudante calouro Lucas Biglia.

Na faculdade de fonoaudiologia, a estudante Fernanda Olmedo, que é de Holambra (SP), também se sentiu acolhida no primeiro contato formal com a universidade. “Foi muito bom. Foi muito fofo e até me convidaram para a aula magna junto com meus pais”, afirma a novata.

Rota Salvador/Campinas

Na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Yves Soares fez a matrícula para o curso de medicina. Ele veio de Salvador (BA) com o pai para Campinas. “A recepção foi muito boa, eu me senti bastante acolhido. Me senti parte da família de medicina da Unicamp”, conta o novo universitário. “É um orgulho ter um filho na melhor faculdade da América Latina”, comenta o pai de Yves, o Analista de Sistemas Almir Ribeiro Soares. Além do filho em medicina na Unicamp, a filha dele passou em direito na USP, em São Paulo (SP). A família teve que arrumar local para os dois ficarem, pois vão morar nos próximos anos bem longe de Salvador. “Isso faz parte do desenvolvimento deles”, finaliza o pai.

Ainda nesta segunda, até as 23h59, será divulgada a lista dos candidatos da terceira chamada, que deverão fazer a matrícula na quarta (21). No dia 26 de fevereiro será a confirmação de matrícula, quando os estudantes se tornarão, definitivamente, universitários da Unicamp.

Matrícula obrigatória

O candidato aprovado que perder a matrícula desta segunda – que acontece até as 12h – não terá outra chance neste vestibular, segundo a Comvest, comissão da Unicamp para esses concursos. A regra vale, inclusive, para os convocados na segunda opção escolhida. Se quiserem aguardar uma chance na primeira opção, devem registrar a intenção durante a matrícula presencial. Entre os documentos necessários estão: certificado de conclusão do ensino médio e o histórico escolar completo do ensino médio, com cópias autenticadas em cartório ou acompanhadas do original. A lista completa do que levar na matrícula pode ser conferida no manual do candidato.