×
19/05/2010 / Em: Clipping

 


Simulado da Unicamp traz novo tipo de proposta de redação  (Globo.Com – G1 Vestibular – 18/05/10)

Entre os três textos que passarão a ser exigidos na primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) neste ano, um tipo é novidade para professores e estudantes. Uma das propostas de redação do simulado realizado no domingo (16) pede que o estudante formule uma entrevista com as respectivas respostas, usando o discurso oral formal, a partir de um texto. “Essa é a proposta mais desafiadora das três. O estudante tem de se basear nas informações de um texto e se colocar na posição de entrevistador e de entrevistado”, afirmou a professora do laboratório de redação do curso e colégio Objetivo, Maria Aparecida Custódio. As outras duas propostas de redação estão dentro do que os vestibulandos já estavam acostumados. Uma delas pede um texto opinativo e a outra exige uma narração. De acordo com a professora, a obrigatoriedade de fazer os três textos, no lugar de um, como proposto no vestibular antigo, leva os estudantes a levar mais tempo para fazer as redações. “Antes, eu sugeria que usassem entre uma hora e 45 minutos e duas horas na redação.



Unicamp divulga prova do simulado do novo vestibular  (Gazeta do Povo – Vestibular – 18/05/10)

Já está disponível para consulta, na página da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a prova do simulado da primeira fase do novo vestibular da universidade. O objetivo de aplicar e divulgar um piloto da prova, segundo a Comvest, é familiarizar os candidatos com o novo formato do vestibular, que vai mudar, depois de 24 anos. Os participantes foram escolhidos por meio de um sorteio eletrônico. A Comvest recebeu 16 mil inscrições e sorteou 1.280 participantes. Segundo a Comvest, 1.128 inscritos (88,1%) fizeram a prova do simulado.



Coordenadores de vestibulares participam de palestra em Campinas  (EPTV – Virando Bixo – 19/05/10)

A 7ª edição da Hora do Bixo, evento promovido pelo curso pré-vestibular Oficina do Estudante, de Campinas, vai reunir representantes de três grandes vestibulares para tirar dúvidas dos estudantes. O evento acontecerá neste sábado (22), às 9h, no teatro do Parque Dom Pedro Shopping. Os palestrantes serão o coordenador do vestibular da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Wagner Souza; o coordenador de Pesquisa da Comvest, órgão responsável pelo vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Maurício Kleinke; e o professor doutor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Guaracy Tadeu Rocha.