20/02/2019 / Em: Clipping

 

Unicamp divulga 3ª chamada de aprovados no vestibular 2019 e para vagas via Enem; veja nomes (G1 – Campinas e Região – 20/02/2019)

Matrículas presenciais devem ser realizadas na sexta-feira (22); confira detalhes.

 

A Unicamp divulgou na tarde desta quarta-feira (20) a terceira chamada de candidatos aprovados no vestibular 2019 ou no processo que oferece oportunidades por meio da nota obtida pelo participante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – edição do ano passado ou 2017. Ao todo são 596 estudantes na lista da primeira modalidade e 263 na segunda. O calendário é o mesmo para os dois formatos. Segundo a comissão organizadora (Comvest), os aprovados devem fazer matrícula presencial nos respectivos campi nesta sexta-feira, das 9h às 12h. De acordo com a universidade estadual, o candidato convocado nas duas listas (em primeira ou segunda opção) pode optar por uma das modalidades no momento da inscrição, mas isso significa automaticamente a exclusão na outra. A medida está prevista no edital do processo seletivo. Todos os candidatos matriculados nas três primeiras chamadas, incluindo quem espera por remanejamento, devem fazer a confirmação da matrícula na segunda-feira (25). Os horários estão disponíveis no manual do ingresso, informou a assessoria da comissão organizadora. A quarta chamada está prevista para 27 de fevereiro, segundo a Unicamp. Leia mais.

 


 

Aprovados em vestibular indígena da Unicamp devem passar por triagem para receber auxílios (G1 – Campinas e Região – 20/02/2019)

Estudantes realizam a matrícula presencial nesta quarta-feira (20). Critérios sócio-econômicos serão analisados para concessão dos benefícios.

 

Os estudantes aprovados no primeiro vestibular indígena da Unicamp e que realizam matrícula presencial nesta quarta-feira (20) irão passar por uma triagem sócio-econômica para receber os auxílios prometidos pela instituição. De acordo com a coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), professora Helena Altmann, a expectativa é de que todos os estudantes aprovados através da seleção sejam contemplados, porém, haverá uma triagem com assistentes sociais para verificar a necessidade de cada um. Segundo Helena, os alunos foram notificados por telefone de que passariam por esse processo logo após o anúncio da aprovação e que estão cientes dos documentos de comprovação necessários para a triagem. Apesar da garantia de que todos os alunos aprovados teriam moradia na cidade, a forma como o auxílio será concedido ainda é incerta. Isso porque o número de vagas disponíveis na moradia universitária da Unicamp pode não ser o suficiente para os 66 alunos indígenas que já realizaram a pré-matricula no sistema da universidade e esperados para a etapa presencial. Leia mais.

 


 

Descobertas e saudade de casa marcam 1º dia de aprovados em vestibular indígena na Unicamp (G1 – Campinas e Região – 20/02/2019)

Grupo com 59 universitários chegou à universidade, em Campinas (SP), nesta quarta-feira (20). Alunos conheceram novos colegas, experimentaram sabores e falaram sobre os sonhos.

 

Os candidatos aprovados no primeiro vestibular indígena da Unicamp chegaram ao campus da universidade em Campinas (SP), nesta quarta-feira (20), e tiveram um dia marcado por descobertas e a saudade de casa. O grupo de 59 pessoas já está com as matrículas assinadas e todos têm um lugar provisório para ficar na cidade, segundo apurou a EPTV, graças ao apoio de alunos veteranos. Rostos limpos ou coloridos com tinta também se contrastaram em expressões que foram da timidez à descontração. A estudante Adilce Ferraz deixou o Amazonas para estudar. “É uma mistura de sentimentos. Felicidade, nervosismo, tudo novo, é um prazer estar na Unicamp, que é uma universidade bem conceituada […] é um sonho de qualquer pessoa. Meu pai, quando contei que passei, ele falou comigo: ‘Estou muito feliz, orgulhoso e queria estar aí'”. Para o aluno Marinaldo Costa, o dia foi histórico. “Vou fazer o curso de linguística, bacharelado. O meu sonho aqui é tentar fomentar a vinda de mais indígenas para a universidade […] fazer com que as línguas indígenas sejam mais reconhecidas”, contou sobre as metas dos próximos anos. Leia mais.

 


 

Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2019 (Super Vestibular – 20/02/2019)

Selecionados deverão fazer as matrículas no dia 22 de fevereiro. Uma 4ª chamada é esperada para o dia 27 deste mês.

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) soltou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, os aprovados em 3ª chamada no seu Vestibular 2019. Conforme o calendário liberado pela universidade, os selecionados deverão fazer as matrículas no dia 22 de fevereiro. A documentação pode ser conferida no Edital do Vestibular 2019. Ainda segundo o cronograma, a quarta chamada será divulgada dia 27 de fevereiro com matrícula presencial no dia 1o de março. O vestibular 2019 da Unicamp foi composto por duas etapas, as quais foram realizadas em novembro do ano passado e em janeiro deste ano. O processo seletivo ofereceu 2.589 vagas em 69 cursos de graduação, em Campinas, Limeira e Piracicaba. O curso de Medicina foi o mais procurado, com mais de 13 inscritos por chance. Os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança também passaram por testes de habilidades específicas, de 21 a 25 de janeiro. Para mais informações, acesse o Edital do Vestibular 2019 ou o site da Comvest, organizadora do vestibular.

 


 

Divulgada a terceira chamada do Vestibular Unicamp 2019 e da modalidade ENEM (Sejabixo! – 20/02/2019)

Os estudantes que concorrem nas duas modalidades, caso aprovados em ambas, deverão optar pelo curso em que desejam matricular-se, na página da Comvest

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando a lista de convocados em terceira chamada nas modalidades Vestibular Unicamp 2019 e Enem-Unicamp 2019. Os candidatos deverão consultar as listas na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Todos os convocados nesta chamada deverão realizar sua matrícula presencial, no próximo dia 22 de fevereiro, das 9 às 12 horas, nos respectivos campi de seus cursos: na Faculdade de Odontologia (FOP), campus de Piracicaba; na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), campus de Limeira; na Faculdade de Tecnologia (FT), campus de Limeira; demais cursos, no campus de Campinas. Os locais de matrícula estão disponíveis em tabela, na página da Comvest. Os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis no Manual do Ingresso. Leia mais.

 


 

Unicamp divulga terceira chamada de aprovados (Guia do Estudante – Universidades – 20/02/2019)

Os candidatos aprovados nesta e nas duas primeiras chamadas devem realizar suas matrículas presenciais no dia 22/3

 

A Unicamp divulgou, na tarde de hoje (20), a terceira chamada dos aprovados para ingressar neste semestre na universidade, tanto por meio do vestibular como pelo desempenho no Enem. Na primeira modalidade foram 596 convocados. Na segunda, 263. Além disso, os candidatos que prestaram o vestibular podem acessar seu desempenho, entrando com o número de inscrição e senha. Os convocados nesta chamada precisam realizar a matrícula presencial nesta sexta-feira, dia 22, das 9h às 12h nos respectivos campi de seus cursos. Os locais de matrícula estão disponíveis no site da Comvest, e a lista de documentos necessários pode ser consultada no Manual do Candidato. Assim como nas duas primeiras chamadas, o candidato convocado em ambas as modalidades (vestibular e Enem) deve optar por uma das duas. Ao se matricular em uma delas, automaticamente será excluído da outra. Já os aprovados na segunda opção de curso escolhida podem optar por se matricular e continuar concorrendo à primeira opção na lista de espera, caso ainda restem vagas. Leia mais.

 


 

Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2019 (InfoEscola – 20/02/2019) 

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo (SP), divulgou nesta quarta-feira (20), a 3ª chamada do Vestibular 2019. Os candidatos devem efetuar as matrículas no dia 22 de fevereiro, das 9h às 12h, nos Câmpus para os quais foram aprovados. Na 1ª fase, as provas foram compostas por 90 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Biologia e Inglês. A 2ª fase foi composta por questões dissertativas e Redação. De acordo com a Unicamp, foram selecionados para a 2ª etapa, 18.933 candidatos. A 1ª fase foi aplicada para 69.761 concorrentes. Nesta edição, a Universidade obteve 76.312 candidatos inscritos. A Comvest recebeu 8.978 pedidos de isenção, e deste total, 7.673 candidatos foram beneficiados. Os cursos mais concorridos foram Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas e Comunicação Social, respectivamente.Os exames de Habilidades Específicas foram realizadas em setembro e outubro de 2018 para candidatos ao curso de Música. Concorrentes aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, realizaram os testes de Habilidades em janeiro de 2019. Leia mais.

 


 

Primeiros estudantes indígenas se matriculam na Unicamp (Acidade ON – ON Click – 20/02/2019)

Um mutirão foi criado para receber e orientar os estudantes indígenas

 

Veja as fotos.