×
20/08/2012 / Em: Clipping

 


Unicamp abre nesta segunda-feira as inscrições para o vestibular 2013   (Globo.Com – G1 Vestibular – 20/08/12)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre, nesta segunda-feira (20), exclusivamente pela internet, as inscrições para o vestibular 2013. São 3.444 vagas em 68 cursos da instituição e dois cursos da Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp). A expectativa da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) é receber pelo menos 61,5 mil inscrições, recorde registrado na edição de 2012. As inscrições ficam abertas até o dia 14 de setembro e serão recebidas exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest.



Unicamp abre inscrições para o vestibular 2013 a partir das 9h desta segunda-feira   (UOL – Vestibular – 20/08/12)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre nesta segunda-feira (20), a partir das 9h, as inscrições para o vestibular 2013. O manual do candidato será divulgado junto com a abertura das inscrições. Os interessados poderão se inscrever até 14 de setembro.



Cotas para escolas públicas geram polêmica entre especialistas   (Terra – Vestibular – 17/08/12)

As 59 universidades federais brasileiras terão que contar, em breve, com um sistema de cotas para ingresso dos novos estudantes. A expectativa é que a presidente Dilma Rousseff sancione, nos próximos dias, a lei que destina 50% das vagas oferecidas nestas universidades a alunos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas. Metade desta reserva beneficiará quem vem de família de baixa renda, com ganho máximo de um salário mínimo per capita.  Ainda de acordo com o texto aprovado na semana passada no Senado, as vagas deverão ser preenchidas por estudantes negros, pardos e indígenas, segundo a proporção observada pelo Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE) na região em que a universidade estiver localizada. A mesma regra também valerá para as escolas técnicas federais, que reservarão metade de suas vagas para quem cursou todo o Ensino Fundamental em escola pública. O Ministério da Educação já divulgou que vai propor o veto do artigo que estabelece a média aritmética das notas dos alunos como critério para seleção. O ministro Aluizio Mercadante defende que, neste caso, seja usado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).



Inscrições para o vestibular Unicamp 2013 abrem nesta segunda-feira   (IG – Educação – 20/08/12)

O vestibular Unicamp 2013 abriu as inscrições nesta segunda-feira (20). Os interessados em concorrer a uma das 3.444 vagas oferecidas têm até o dia 14 de setembro para se inscrever e preencher o formulário na página da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). O kit do vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e está disponível para consulta no site da Comvest. A primeira fase do vestibular Unicamp 2013 será realizada em 11 de novembro de 2012 e a segunda fase, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013. O processo seletivo mantém o mesmo formato de provas.



Unicamp recebe inscrições para o Vestibular 2013   (EPTV – Virando Bixo – 20/08/12)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu nesta segunda (20) as inscrições para o Vestibular 2013. Os candidatos podem se inscrever até 14 de setembro, pelo site www.comvest.unicamp.br. A taxa custa R$ 135. Este concurso oferece 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto). A 1ª fase será realizada em 11 de novembro, e a 2ª, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro. Esta edição mantém o formato dos últimos anos. Na 1ª fase, a prova terá duas partes: a Redação e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio. Na 2ª etapa, todas as provas serão de natureza discursiva.

Unicamp desiste de audiovisual para candidatos aos cursos de Música  (EPTV – Virando Bixo – 17/08/12)

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) cancelou a nova prova de Habilidades Instrumentais que seria realizada pelos candidatos aos cursos de Música. Essa prova consistiria na gravação em vídeo de uma peça (indicada pela Comvest) e do seu envio para avaliação. O peso desta prova seria de 50% da nota da 1ª fase. Segundo a Comvest, a medida, que vale para o Vestibular 2013, foi tomada considerando o impacto dessa prova na classificação dos candidatos aos cursos de Música, e o pouco tempo disponível para preparação e gravação desses vídeos.

Unicamp de Portas Abertas espera 40 mil visitantes  (EPTV – Virando Bixo – 19/08/12)

Com o slogan “Faça-se presente… e ganhe o futuro”, a UPA (Unicamp de Portas Abertas) 2012 espera receber 40 mil visitantes. A novidade desta edição é que o evento será realizado em um único dia, 1º de setembro, em vez de dois dias, como nos anos anteriores. Durante a UPA, das 9h às 17h, haverá diversas atividades no campus de Campinas. Os estudantes podem conhecer os cursos oferecidos pela Unicamp e a estrutura da universidade. Além disso, haverá palestras sobre o Profis, os apoios sociais aos alunos e mobilidade estudantil.


 
Inscrições do vestibular Unicamp 2013 começam hoje (20)   (Cosmo – Educação – 20/08/12)

As inscrições para o vestibular 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começam nesta segunda-feira (20) e poderão ser feitas até o dia 14 de setembro. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest): www.comvest.unicamp.br . O Vestibular Unicamp 2013 oferece 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp).  O Kit do Vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e estará disponível a partir do início das inscrições para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest.



Unicamp abre inscrição para vestibular   (Correio Popular – Cidades – 18/08/12)

As inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começam na segunda feira e prosseguem até o dia14 de setembro. A taxa é de R$ 135,00 e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) disponibilizou em sua página na internet a relação com os nomes dos candidatos  beneficiados com isenção da taxa de inscrição. Com a proximidade da prova, que tem a primeira fase marcada para o dia 11 de novembro, os candidatos iniciaram uma corrida contra o tempo. O coordenador pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo,orientou os estudantes a prestarem atenção no manual do candidato. “É muito importante conhecer as regras do jogo, escolher o curso adequado para a primeira e para a segunda opção e providenciara inscrição o quanto antes. E lembrar que depois que pagar não pode mais mudar a inscrição.” Em caso de dúvida, Tasinafo orienta o aluno a buscar ajuda com a própria Comvest ou com a equipe pedagógica da escola ou do cursinho. A orientação do coordenador e diretor do Novo Anglo Barão Geraldo e do Anglo Tamandaré, em Campinas, Marcelo Play, é para que os estudantes imprimam o manual.“Ele é um caderninho de recomendações,assim como a revista do vestibulando. Tanto a consulta como a impressão são gratuitas”, disse. Outra dica do professor para os candidatos que moram em Campinas e região é visitar a Unicamp por meio do programa Unicamp de Portas Abertas (UPA). O evento ocorrerá no dia 1º de setembro, antes do encerramento do prazo de inscrição no vestibular. “O aluno vai ter chance de conhecer o campus, conversar com alunos da graduação e da pós, além dos professores. É uma experiência enriquecedora para quem deseja entrar na universidade”, disse.

Isentos
A Comvest disponibilizou na página www.comvest.unicamp.br a relação dos 4.613candidatos beneficiados com isenção da taxa de inscrição para o vestibular e começou a encaminhar uma mensagem via correio eletrônico contendo o código de isento. A Comvest lembra que os candidatos beneficiados não são automaticamente inscritos no vestibular. É preciso fazer a inscrição no mesmo período dos demais candidatos, utilizando o código específico de candidato isento. Alguns estudantes já começaram a correr contra o tempo. Flávia Prado Brocchi, de 17 anos, vai prestar vestibular para arquitetura. Ela conta que se preparou bastante ao longo do ano e que faz um curso de linguagem arquitetônica para ajudar na prova de aptidão, mas está ansiosa com a aproximação do vestibular. “Vamos começar agora o período de revisão e tem que aproveitar bastante esse tempo que resta, porque por mais que a gente estude, sempre acaba passando alguma coisa”, disse. Beatriz Naemi Genovez Aoki, de 17 anos, vai prestar o vestibular para economia. Ela já prestou a Unicamp antes como treineira e acredita que o segundo semestre vai exigir mais. “No segundo semestre agora começa a pressão, mas é importante manter a calma e não deixar de lado a parte social para não entrar em desespero”, disse.

Envio de vídeo para curso é cancelado   (correio Popular – Cidades – 18/08/12)

A Comvest cancelou a prova de habilidades instrumentais para os candidatos aos cursos de música no Vestibular 2013 da Unicamp. A prova consistiria da gravação em vídeo de uma peça, indicada pela comissão, e do  seu envio  para avaliação.  O peso da prova seria de 50% da nota da primeira fase. Entretanto, considerando o impacto na classificação dos candidatos aos cursos de música e o pouco tempo disponível para preparação e gravação desses  vídeos,  a Comvest decidiu pelo cancelamento da avaliação para o Vestibular Nacional 2013.



Unicamp começa a receber hoje inscrições para o vestibular 2013   (Folha Online – Educação 20/08/12)

Começam nesta segunda-feira as inscrições para o vestibular 2013 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Os candidatos têm até o dia 14 de setembro para realizar a inscrição pelo site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). O valor da taxa é de R$ 135. Serão oferecidas 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). O Kit do Vestibulando –Manual do Candidato e Revista do Vestibulando– é gratuito e estará disponível para consulta e impressão também no site da Comvest.

Unicamp cancela exigência de vídeo para vestibular 2013   (Folha Online _ Educação – 18/08/12)

A Unicamp decidiu cancelar a nova prova de habilidade instrumental que seria realizada pelos candidatos dos cursos de Música a partir do vestibular 2013. Os interessados deveriam produzir um vídeo para mostrar sua aptidão com o instrumento musical escolhido e encaminhar pelos Correios no período de inscrição para o vestibular. A pontuação proveniente do vídeo seria contada com a nota da primeira fase do vestibular para selecionar os convocados para a segunda fase. Segundo a Comvest (responsável pelo vestibular da Unicamp), a decisão foi tomada pois os candidatos teriam pouco tempo disponível para preparar a gravação. 

Inscrições para seleção da Unicamp vão até o dia 14  (Folha de S.Paulo – Cotidiano – 19/08/12)

Começa amanhã e vai até o dia 14 de setembro o período de inscrição para o vestibular 2013 da Unicamp. A inscrição deve ser feita pela internet, no site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), mediante o pagamento de uma taxa de R$ 135. A primeira fase do vestibular acontecerá em 11 de novembro. Já a segunda fase acontecerá entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2013. Na última sexta, a Comvest divulgou a lista com o nome dos candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição. Ao todo, 4.613 pessoas vão receber o benefício. A isenção não garante automaticamente a inscrição no vestibular, que deve ser feita pela internet, usando um código específico. Os estudantes selecionados podem consultar no site da comissão o código para a inscrição.