×
21/12/2015 / Em: Clipping

 


Unicamp 2016: Candidatos podem conferir notas da 1ª fase   (UOL – Educação – 21/12/15)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta segunda-feira (21) as notas obtidas pelos candidatos na primeira fase do vestibular 2016, realizada em 22 de novembro. Para realizar a consulta, os candidatos devem acessar a página da Comvest e digitar o número de inscrição e a senha.



Poucos cursos avaliados no Enade 2014 tiveram nota máxima, diz MEC  (Folha Online – Educação – 18/12/15)

Do total de 6.805 graduações avaliadas pelo Ministério da Educação em 2014, 2,23% receberam nota máxima no CPC (Conceito Preliminar de Curso), indicador de qualidade do ensino superior. O índice é formado por critérios como titulação docente, infraestrutura da instituição e desempenho dos alunos no Enade (exame aplicado aos concluintes).  No ano passado, passaram pelo crivo da pasta os cursos na área de exatas (como engenharias) e licenciaturas (filosofia, geografia e história, por exemplo), além de cursos de tecnólogo (automação industrial e redes de computadores, por exemplo).

A saúde da medicina  (Folha de S.Paulo – Editorial – 18/12/15)

O termo “corporativismo” costuma implicar uma conotação negativa, mas nem sempre a defesa de uma determinada categoria conflita com o interesse geral. Existe coincidência, por exemplo, no caso da luta por meios que possam melhorar o ensino de medicina. O despreparo do médico recém-formado tem consequências óbvias para a saúde individual e pública. Resistir a exigências para aprimorar a qualificação oferecida nas faculdades só beneficia as instituições que negligenciam a obrigação de diplomar profissionais de fato qualificados a exercer esse ofício.



Enade será online, anual e contará para acesso a pós-graduação   (Tribuna da Bahia – Educação – 18/12/15)

A aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será digital e anual, para todas as instituições e cursos, anunciou o Ministério da Educação (MEC) na manhã desta sexta-feira (18/12). Concluintes de algumas áreas poderão fazer a prova online já a partir de 2016.



As onze carreiras mais promissoras para 2016   (Veja – Educação – 17/12/15)

Passado um ano de temor no mercado de trabalho, 2016 irá exigir muita eficiência aos que buscam novas colocações, segundo pesquisa realizada na primeira semana de dezembro pela empresa inglesa de recrutamento e seleção Michael Page. A consultoria indica que as posições que tendem a absorver novas atribuições e funções dentro das empresas, melhorando a eficiência do trabalho e reduzindo os gastos, serão as mais valorizadas pelas companhias no próximo ano.