×
22/02/2013 / Em: Clipping

 


Exigência do programa de inclusão é como na graduação, diz aluno  (Folha Online – Educação – 22/02/13)

Alunos que vão se formar no programa de inclusão social da Unicamp dizem que o nível de exigência do curso e a formação interdisciplinar refutam a eventual visão de que tenham tido acesso “facilitado” à graduação. “Diferente das cotas, passamos por muitas provas antes. Por isso não acho que haverá a sensação de que ‘roubamos’ vagas”, afirma o estudante Valdiney Batista, 19. O estudante Conrado Moraes, 20, diz que o nível de exigência do Profis é tão alto quanto na graduação. “Se eu ouvir que entrei pela porta dos fundos, mostrarei que está errado, que vamos bem.

Unicamp forma hoje a primeira turma de ‘cotistas por mérito’  (Folha Online – Educação – 22/02/13)

O programa de inclusão social da Unicamp, que inspirou o modelo paulista de cotas, forma hoje sua primeira turma. São 54 alunos oriundos de escolas públicas de Campinas (a 93 km de São Paulo) que fizeram uma espécie de curso à parte, com aulas de várias áreas de conhecimento. Eles têm até hoje para escolher qual graduação querem seguir. Dos 67 cursos da Unicamp, 61 terão vagas. Criado em 2010, o programa serviu de inspiração para a proposta do governo de São Paulo de montar um curso destinado a estudantes de escolas públicas no Estado que queiram entrar na Unicamp, na USP e na Unesp. A proposta ainda terá de ser aprovada pelos Conselhos Universitários. A seleção para o programa da Unicamp, chamado de Profis, usa como base a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Exigência do programa de inclusão é como na graduação, diz aluno  (Folha Online – Educação – 22/02/13)

Alunos que vão se formar no programa de inclusão social da Unicamp dizem que o nível de exigência do curso e a formação interdisciplinar refutam a eventual visão de que tenham tido acesso “facilitado” à graduação. “Diferente das cotas, passamos por muitas provas antes. Por isso não acho que haverá a sensação de que ‘roubamos’ vagas”, afirma o estudante Valdiney Batista, 19. O estudante Conrado Moraes, 20, diz que o nível de exigência do Profis é tão alto quanto na graduação. “Se eu ouvir que entrei pela porta dos fundos, mostrarei que está errado, que vamos bem.” Dionys Dener Antonio, 19, que até 2010 não sabia da possibilidade de cursar universidade sem pagar, diz que chegou a fazer uma aula com alunos do 4º ano de física e não sentiu que sabia menos.

Unicamp divulga lista de aprovados na 3ª chamada do vestibular   (Folha Online – Educação – 21/02/13)

A Unicamp divulgou nesta quinta-feira a lista de candidatos aprovados na terceira chamada no vestibular 2013. Os 415 convocados devem fazer matrícula na próxima quarta-feira (27), das 9h às 12h, nos respectivos campi. Os candidatos que não foram convocados devem ficar atentos à divulgação das próximas chamadas. Estão previstas onze no total. A partir da quarta lista, porém, serão chamados apenas candidatos que declararam interesse pela vaga no site da Comvest entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março.



Unicamp divulga lista de aprovados em terceira chamada; veja os nomes   (Globo.Com – G1 Vestibular – 21/02/13)

A Comissão Permantente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira (21) a terceira lista dos candidatos aprovados no Vestibular 2013. Os convocados devem fazer a matrícula no dia 27 de fevereiro, nos respectivos campi, conforme indicado no Manual do Candidato. As notas e a classificação dos candidatos estão disponíveis para consulta na página da Comvest na internet.



Unicamp chama 415 nomes   (O Estado de S.Paulo – Educação – 21/02/13)

A Unicamp divulgou nesta quinta-feira, 21, a terceira chamada de seu vestibular. A lista tem 415 nomes. Todos os alunos aprovados devem fazer matrícula no dia 27, nos câmpus para os quais foram selecionados, entre as 9h e o meio-dia. As matrículas dos convocados para os cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) só poderão ser realizadas na sede da instituição. Nesta sexta-feira serão publicadas a terceira chamada do vestibular da Fuvest e a segunda da seleção da Unesp.



Programa que inspira novo modelo de cotas em SP forma 1ª turma   (IG – Educação – 22/02/13)

A Universidade de Campinas (Unicamp) faz na noite desta sexta-feira uma formatura como nunca se viu nem lá nem em qualquer instituição de ensino superior. Tem data e hora marcada, vai ter diploma e cerimônia como todas as outras. A promessa de emoção de alunos e professores é até maior. Mas os formados não terminaram a faculdade, pelo contrário, agora é que eles vão entrar na graduação. A solenidade parabenizará os alunos que se formaram na primeira turma do Programa Interdisciplinar de Formação Superior (Profis), ação de inclusão social iniciada em 2010. Os beneficiados são estudantes que tiveram as melhores notas do Enem em cada uma das escolas públicas da cidade do interior de São Paulo, por menor que essa nota seja em comparação com os aprovados pelo vestibular. Eles passam por um curso de conhecimentos acadêmicos gerais de dois anos e, ao final, têm garantida uma vaga na Unicamp.

Unicamp chama mais 415 candidatos aprovados   (IG – Educação – 21/02/13)

Mais uma lista de aprovados para vagas na Unicamp foi divulgada nesta quinta-feira (21). A terceira chamada tem 415 nomes. Todos os convocados devem fazer a matrícula dia 27 de fevereiro, nos respectivos câmpus, das 9h às 12h. Após esta etapa, no dia 25, todos os candidatos já matriculados nas primeira e segunda chamadas, inclusive aqueles que aguardam remanejamento, deverão confirmar matrícula. Candidatos que constam da terceira chamada como remanejados devem fazer a confirmação já no curso novo (atual). Deixar de confirmar a matrícula leva à automática e definitiva perda da vaga e cancelamento da matrícula na opção em que estiver matriculado.