22/03/2011 / Em: Clipping

 


Nota no Saresp pode virar bônus em vestibular das Fatecs  (O Estado de S.Paulo – Educação – 21/03/11)

Os alunos da rede estadual poderão usar a nota do Saresp como uma espécie de bônus no vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs). A proposta está sendo  discutida pela Secretaria Estadual de Educação e pelo Centro Paula Souza, autarquia do governo que administra as Fatecs. “Tivemos uma reunião e a ideia agradou bastante o Cento Paula Souza”, disse ao Estado o secretário estadual de Educação, Herman Voorwald. O Centro Paula Souza afirma que vai estudar como esse resultado poderá ser incluído nos processos seletivos das Fatecs e também das Escolas Técnicas (Etecs)  – essas, voltadas aos concluintes do ensino fundamental. Em nota, o órgão disse que “a utilização do Saresp na composição da nota dos processos seletivos das Etecs e Fatecs é bem-vista” pelo órgão. “Todas as ações  que beneficiem a inserção dos alunos da rede pública na instituição são bem-vindas.” Ainda não existe uma fórmula definida para a concessão do bônus nem um prazo definido para a implementação da proposta. Atualmente, as 49 Fatecs do Estado –  que agora têm autonomia universitária – podem utilizar, para compor a nota do vestibular, o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema  de Pontuação Acrescida, que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% aos oriundos da rede pública. O objetivo é que a nota do Saresp  funcione juntamente com os outros bônus.



Confira as datas de publicação das listas remanescentes das universidades públicas paulistas  (Folha Dirigida – Vestibular – 21/03/11)

Candidatos classificados nos vestibulares públicos de 2011 devem ficar atentos às últimas chamadas de aprovados. Isso porque, as instituições ainda estão divulgando as listas restantes de convocações, conforme disponibilidade de vagas remanescentes. No entanto, vale lembrar que, para continuar na disputa para o ingresso na universidade, é importante a confirmação de interesse pelas vagas ainda não preenchidas. Todos os candidatos classificados e que não foram convocados podem manifestar sua intenção. Caso contrario, o vestibulando estará excluído da seleção e perderá a oportunidade de ser selecionado nas próximas convocações. A seguir, confira o calendário de convocações:

Universidade de São Paulo (USP)
A Fuvest, organizadora da seleção do vestibular que seleciona alunos para a USP e para a Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, irá divulgar, nesta segunda-feira, dia 21, a quinta e última chamada de aprovados. A consulta da lista pode ser feita no site da FOLHA DIRIGIDA ONLINE. Os candidatos selecionados devem se matricular no dia 22, terça-feira.  Quem já manifestou seu interesse deve ficar atento às próximas convocações e às respectivas datas e horários das matrículas. Isto porque, após a quinta lista, a Fuvest irá formar ainda uma chamada exclusiva para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. A relação será divulgada no site da seleção.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Nesta quinta-feira, dia 24, a Comvest, organizadora do vestibular da Unicamp, irá liberar a lista de aprovados em 9ª chamada. As matrículas dos candidatos cujos nomes constarem nessa lista deverão ser feitas no próximo dia 28. Neste mesmo dia, quem não foi selecionado até a 9ª chamada deverá declarar, presencialmente, interesse pelas vagas remanescentes. A manifestação deve ser feita apenas pelos candidatos que constam na lista de espera da nona convocação. Para tanto é necessário comparecer ao campus da universidade, na Diretoria Acadêmica (DCA), em Campinas. No mesmo dia será liberada a última convocação, com matrículas a serem feitas na mesma data, das 18 às 18h30.

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Nesta terça e quarta-feira, dia 22 e 23, os candidatos convocados até a 5ª chamada do vestibular 2011 da Unesp devem confirmar suas matrículas. A confirmação deve ser feita na unidade onde funciona o curso escolhido pelo estudante. Quem não realizá-la perderá o direito a vaga. Na quinta-feira, dia 24, acontecerão as matrículas da sexta chamada, que já pode ser conferida na FOLHA DIRIGIDA ONLINE. A Fundação Vunesp, organizadora da seleção, divulgará até mais cinco chamadas, nos dias 28 de março, e 4, 11 e 18 de abril.

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Nesta segunda-feira, dia 21, os candidatos selecionados até quarta chamada devem efetuar a confirmação obrigatória de matrícula. No dia 22, os aprovados em quinta chamada devem se matricular nas respectivas unidades onde funciona o curso escolhido. Serão divulgadas mais duas convocações, nos dias 25 de março e no dia 4 de abril. Além disso, a Unifesp abrirá uma segunda oportunidade para declaração de interesse pelas vagas. O estudante poderá se manifestar entre as 16 horas do dia 25 e as 16 horas do dia 29, através do site da seleção.