23/06/2017 / Em: Clipping

 

Apresentação para gratuidade no Enem vai até domingo (Terra – Enem – 22/06/2017)

Termina no próximo domingo (25) o prazo para que os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiveram a isenção do pagamento negada apresentem recurso. A documentação que comprova o atendimento dos critérios de gratuidade deve ser encaminhada até o meio-dia para o e-mail isencaoenem@inep.gov.br. Pelas regras do exame, podem solicitar isenção do pagamento da taxa de R$ 82 os alunos que concluíram o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudos integral e os que tenham renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio por integrante da família. Segundo o Ministério da Educação, a possibilidade de recurso é exclusiva dos candidatos que se equivocaram na escolha do ato legal que embasa a sua situação socioeconômica e, consequentemente, tiveram a Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada. O participante deve decidir entre a Lei 12.799/2013, que dispõe sobre a desobrigação das taxas em processos seletivos de ingresso nos cursos das instituições federais de educação superior, e o Decreto 6.135/2007, que trata do Cadastro Único para Programas Sociais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que não foi registrado erro no sistema de inscrição do Enem em relação à concessão de isenções e que não houve alterações nas regras. Segundo o Inep, todos os participantes que se enquadram nos critérios de gratuidade das inscrições foram atendidos. As isenções, segundo o Inep, foram concedidas ou negadas automaticamente pelo sistema de inscrição no Enem. Vários candidatos reclamaram nas redes sociais que preenchiam os requisitos, mas, mesmo assim, tiveram o pedido negado. Ao final, o sistema gerava a GRU para o pagamento da taxa de R$ 82 para fazer a prova.

 


Vestibular Unicamp abre inscrições para o encontro com professores do Ensino Médio (DHoje Interior – Educação – 19/06/2017)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta segunda-feira, 19 de junho, as inscrições para o Encontro com Professores do Ensino Médio, exclusivamente em: www.comvest.unicamp.br. As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de junho (até as 17 horas). O evento será realizado dia 5 de agosto, das 9 às 17 horas, no campus da Unicamp, em Campinas. Durante o Encontro, os professores vão participar de oficinas sobre as diferentes provas do Vestibular Unicamp. Serão oferecidas 480 vagas, sendo 60 vagas para cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Inglês. Podem se inscrever professores do ensino médio público e particular. A taxa de inscrição para interessados na disciplina de Inglês é de 30 reais para professores da rede particular e de 15 reais para professores de escolas públicas. Para os interessados nas demais disciplinas, a taxa de inscrição é de 60 reais para professores da rede particular e de 30 reais para professores de escolas públicas. Para ter a sua inscrição confirmada, os interessados deverão encaminhar à Comvest, os documentos listados no formulário de inscrição. O Encontro é uma oportunidade para o professor conhecer e entender as provas da Unicamp, podendo preparar melhor seus alunos para o vestibular. Será abordado o processo de correção das questões e o acompanhamento dos corretores. Serão discutidos também os objetivos da prova e analisadas as questões do último vestibular, apontando-se o que era esperado dos candidatos.O contato para esclarecer as dúvidas dos professores interessados é: Telefone: (19) 3521 1783, com Mélani. encontro@comvest.unicamp.br