×
26/08/2010 / Em: Clipping

 


Prazo para solicitação de redução da taxa de inscrição no vestibular 2011 termina nesta sexta-feira, dia 27  (Folha Dirigida – Vestibular – 25/08/10)

Até esta sexta-feira, dia 27, a Universidade Estadual de Campinas  (Unicamp) aceitará solicitações de redução em 50% do valor da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito pela internet. Para concorrer, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos: ser estudante regularmente matriculado no ensino fundamental e médio, em curso pré-vestibular ou curso superior; receber remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estar desempregado. Estes candidatos deverão comparecer no próximo dia 31 à sede da Unicamp, no município de Campinas, munidos dos originais e cópias dos documentos comprobatórios de sua situação (confira a lista abaixo). O atendimento será feito das 9 às 20 horas. Os nomes dos beneficiados serão divulgados no dia 3 de setembro.

Vestibular
Já estão abertas as inscrições para o vestibular 2011 da Unicamp. Os interessados devem se cadastrar pela internet, na página eletrônica da Comvest, organizadora da seleção. O prazo se esgota no dia 8 de outubro. A taxa custa R$120 e deve ser paga via boleto, em qualquer agência bancária. O manual do candidato já pode ser consultado no site da organizadora. Os estudantes que tiverem cursado o ensino médio ou supletivo em escolas da rede pública poderão participar do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), podendo ter até 30 pontos adicionados à sua nota final. Para tanto, o candidato deverá indicar a opção na ficha de inscrição. Estudantes negros, pardos e indígenas podem conquistar ainda mais 10 pontos adicionais pelo programa. No total, serão ofertadas 3.444 vagas, distribuídas entre os cursos de graduação da Unicamp (3.320 vagas) e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp – 124 vagas para os cursos de Medicina e Enfermagem). Este processo seletivo será realizado em duas fases. A primeira está marcada para o dia 21 de novembro. Já a segunda etapa terá exames nos dias 16, 17 e 18 de janeiro.



Unicamp e USP abrem período de inscrições (Jornal de Piracicaba – Últimas Notícias – 25/08/10)

Vestibulandos interessados em vagas de USP e Unicamp devem ficar atentos ao período de inscrições. Na estadual de Campinas, as inscrições já podem ser feitas e serão recebidas até 8 de outubro, apenas pelo site www.comvest.unicamp.br. A taxa custa R$ 120. Para o vestibular da Unicamp está também aberto o período para solicitar isenção parcial de taxa. Os pedidos só podem ser feitos até esta sexta, também pelo site da Comvest, organizadora da prova.



As cotas nos EUA  (Globo On Line – Opinião – 25/08/10)

A questão das cotas raciais nas universidades públicas brasileiras tem sido enfrentada paulatinamente, mas o Supremo Tribunal Federal ainda não se pronunciou para dizer se a reserva de vagas fere ou não o princípio da igualdade previsto na Constituição Federal. Dado que não raramente a experiência de outros países é tomada como referência para nossas decisões, vale destacar alguns aspectos sobre o que disse a Suprema Corte americana quando, em 2003, julgou o Caso Grutter vs Bollinger.  Barbara Grutter, não selecionada para o curso de Direito da Universidade de Michigan, contestou judicialmente o processo seletivo daquela universidade, que leva(va) em consideração, entre outros fatores, a origem étnica e racial dos seus candidatos. A Suprema Corte é chamada então a dizer se a política admissional adotada fere ou não a Equal Protection Clause, contida na emenda constitucional nº 14.  Por maioria de 5 a 4, o Tribunal entendeu que, especificamente naquele caso, não houve violação à Constituição, pois se tratava de uma política institucional com objetivo justificável, qual seja, obter os benefícios educacionais advindos de um corpo estudantil diversificado.  

Vestibular 2011: Unicamp aceita pedidos de redução parcial da taxa (Globo On Line – Vestibular – 25/08/10)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe os pedidos de redução parcial da taxa de inscrição do vestibular 2011 até as 18h do dia 27 de agosto. Podem solicitar a redução, candidatos preencham os seguintes requisitos: sejam estudantes regularmente matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio ou curso pré-vestibular ou curso superior; e estejam desempregados ou recebam menos de dois salários mínimos por mês. Os estudantes que preencherem o formulário de solicitação deverão entregar a documentação que comprove sua situação, pessoalmente no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no dia 31 de agosto, das 9h às 20h. A divulgação da lista de beneficiados será no dia 03 de setembro.