×
28/08/2015 / Em: Clipping

 


Unicamp espera 45 mil visitantes no ‘Universidade Portas Abertas’   (Globo.Com – G1 Vestibular – 28/08/15)

Unicamp promove neste sábado (29), das 8h às 17h, a Universidade de Portas Abertas”, que recebe alunos do ensino médio de todo o país em Campinas (SP). As escolas devem se inscrever no site do evento. São esperadas 45 mil visitas no evento. A entrada é gratuita. A 12ª edição da UPA terá uma programação preparada pelas unidades de ensino e pesquisa e das atrividades artísticas e culturais da universidade. As apresentações acontecerão na área de desembarque dos ônibus, próximo ao ginásio de esporte. De acordo com o coordenador-executivo da UPA, José Reinaldo Braga, todos os 66 cursos da Unicamp têm uma programação. “As atividades são bastantes amplas, com cultura e palestras sobre o vestibular, os cursos, os programas e benefícios aos alunos”, afirma Braga. Um dos destaques da programação será a exposição sobre a História das Tecnologias de Informação (TI), realizada pelo Centro de Computação da Unicamp. 

Uso do Enem é ampliado em Portugal e chega à quinta universidade   (Globo.Com – G1 Vestibular – 27/08/15)

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) será a quinta instituição de ensino superior de Portugal que vai aceitar o uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na seleção de alunos brasileiros. O convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi firmado na quarta-feira (26). “O Enem, que proporciona muitos acessos à educação superior no Brasil, aos poucos também está abrindo boas oportunidades de estudo em Portugal”, destacou o presidente do Inep, Chico Soares. As universidades portuguesas de Coimbra e Algarve já têm convênio com o Inep desde 2014. Em 2015, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) passaram a usar o exame. De acordo com Carlos Ramos, vice-presidente do IPP, cerca de 300 estudantes brasileiros já estão matriculados na instituição. “Para nós, inclusive na perspectiva de simplificar o processo, havendo um exame confiável de acesso ao ensino superior brasileiro, como é o caso do Enem, o melhor é utilizar exatamente esse mesmo sistema”, afirmou. Ramos acredita que essa nova parceria firmada com o Inep contribuirá para tornar a comunidade brasileira a mais numerosa entre os alunos estrangeiros do Instituto.



Em 3 anos, 150 mil negros entram no ensino superior pela Lei de Cotas    (UOL – Educação – 27/08/15)

Cerca de 150 mil estudantes negros ingressaram em instituições federais de ensino superior nos últimos três anos pela Lei de Cotas. O número é uma projeção da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), da Presidência da República, divulgado na quarta-feira (26). Segundo dados do MEC (Ministério da Educação), a lei está sendo cumprida pelas 128 instituições federais de ensino. Em 2013, 33% das vagas eram destinadas a cotistas, de forma que 17,25% deles eram negros. Em 2014, 40% das vagas foram para cotistas, sendo que os negros representaram 21,51% dos alunos. Em 2013, foram 50.937 vagas para negros e em 2014, 60.731.



Unicamp realiza a UPA 2015 neste sábado, esperando 50 mil visitantes   (EPTV – Virando Bixo – 28/08/15)

A Unicamp de Portas Abertas (UPA) de 2015 será realizada neste sábado (29), das 9h às 17h. A expectativa da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) é de que pelo menos 50 mil estudantes de Ensino Médio de todo o Brasil visitem o campus de Barão Geraldo, em Campinas, e participem das atividades que serão oferecidas. Um dos principais objetivos da UPA, afirma o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, é apresentar a instituição aos estudantes de Ensino Médio, de modo a estimulá-los a concorrer a uma das vagas oferecidas por meio do vestibular. “Historicamente, a universidade mantém uma forte interação com a sociedade, e a UPA é um importante canal de aproximação com o público jovem.