×
31/03/2016 / Em: Clipping

 


Unicamp abre inscrição para oficina de redação para alunos e professores   (Globo.Com – G1 Vestibular – 30/03/16)

A oficina ““A Redação no Vestibular Unicamp” está com inscrições abertas e será oferecida pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) no próximo dia 21 de maio, das 9h às 17h, no campus da Unicamp, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP). O curso é destinado aos professores da área de linguagem do ensino médio e alunos de graduação e pós-graduação de cursos de Letras e relacionados. Serão oferecidas 340 vagas, sendo 120 para professores do ensino médio público, 120 para os da rede particular e 100 para alunos de graduação ou pós-graduação. Os interessados devem fazer a inscrição exclusivamente pela internet no site da Comvest até as 17h do dia 15 de abril.

Troca de ofensas entre torcidas gera polêmica sobre cotas raciais   (Globo.Com – G1 Vestibular – 30/03/16)

Uma troca de ofensas entre torcidas de faculdades em um torneio universitário gerou polêmica nas redes sociais sobre cotas raciais em universidades do país. Uma foto publicada em redes sociais e blogs mostra estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) com os rostos pintados de verde escuro e as letras que formam a palavra “cotas” na barriga, em uma suposta provocação para jogadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O caso aconteceu na Semana Santa, durante uma partida de vôlei nos jogos do Pré-Intermed (uma competição esportiva entre faculdades de medicina do Estado), realizado neste ano em Lins (SP).

Prouni tem 31,5% de vagas ociosas em 11 anos de programa   (Globo.Com – G1 Vestibular – 31/03/16)

O Programa Universidade para Todos (Prouni) acumula, em seus 11 anos de atividade, mais de 805 mil bolsas que não foram preenchidas. Ao todo, a ociosidade no Prouni foi de 31,5% entre 2005 e 2015. Os dados referentes à edição deste primeiro semestre não foram consolidados: o Ministério da Educação (MEC) recebe até esta quinta-feira (31) inscrições para vagas remanescentes. O Prouni oferece bolsas parciais ou integrais em universidades particulares para estudantes de baixa renda. Elas são bancadas pelo governo por meio de renúncia fiscal de tributos (IRPJ, CSLL, PIS e Cofins) que seriam ser pagos pelas universidades participantes do programa.



Unicamp oferece oficina sobre redação no vestibular para professores   (EPTV – Virando Bixo – 30/03/16)

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abrirá, no dia 11 de abril, o período de inscrição para a oficina “A Redação no Vestibular Unicamp”, sobre as características da prova aplicada pela universidade. A oficina é destinada aos profissionais da área da linguagem (professores do Ensino Médio e alunos de graduação e pós-graduação de cursos de Letras e relacionados).



Coletivo denuncia fraudes no sistema de cotas para medicina   (A Tarde/Salvador – Educação – 29/03/16)

O Coletivo Central Estudantil (CCE) e estudantes negros da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) denunciaram ao Ministério Público Federal (MPF) casos de fraudes no sistema de cotas, no curso de medicina da instituição. Após o levantamento de situações que se enquadram como fraude, o Coletivo de Estudantes Negras/negros de Medicina da UFRB (NegreX) publicou uma carta de apoio às investigações, na página do grupo, no facebook. “Compartilhamos o sentimento de indignação de todos os estudantes lesados pelos fraudadores. Reafirmamos nosso compromisso na luta pelas políticas afirmativas para as pessoas a quem são de fato destinadas”, diz um trecho da carta do NegreX. Uma aluna do terceiro semestre de medicina da universidade, que não quis se identificar, disse que começou a investigar os casos por conta própria.