17/03/2022 / Em: Destaques, Notícias, Releases

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando três listas de convocados para matrícula: a sexta chamada do Vestibular Unicamp 2022 a quinta e última chamada da modalidade Enem-Unicamp; e a quinta chamada da modalidade Vagas Olímpicas. As listas estão disponíveis nas páginas de cada processo: Vestibular, Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas. Todos os convocados deverão realizar a matrícula não presencial, das 9 horas às 17 horas do dia 21 de março, exclusivamente pela internet, na página de cada processo, utilizando seu número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição. Após o login, os candidatos deverão fazer o upload dos documentos exigidos para o ingresso e efetivar sua matrícula no curso. Veja o tutorial preparado pela Diretoria Acadêmica (DAC) e assista ao vídeo. Em caso de dúvidas sobre a matrícula, acesse o Fale Conosco da DAC (escolher Assunto: INGRESSANTES 2022).

As datas de convocações e matrículas serão as mesmas para as três modalidades e os candidatos inscritos em mais de um processo devem olhar todas as listas. Importante: candidatos convocados para a matrícula em mais de uma modalidade (nomes em listas diferentes) deverão escolher em qual processo fazer matrícula e efetivá-la usando o número de inscrição e a senha específicos da modalidade, criados no momento daquela inscrição. As próximas chamadas do Vestibular Unicamp e da modalidade Vagas Olímpicas serão divulgadas no dia 23 de março. O calendário completo de chamadas está disponível aqui.

Os candidatos convocados em primeira opção que não realizarem a matrícula online no período definido estarão eliminados da modalidade, perdendo, irrevogavelmente, a vaga.

Os candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento), desde que tenham feito a Declaração de Interesse por Vagas no prazo estabelecido. Candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão essa vaga (segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, caso tenham feito a Declaração de Interesse e de acordo com os critérios de classificação.

Cursos afins

Em alguns casos, como previsto em Edital do Vestibular Unicamp 2022, estão sendo convocados candidatos que optaram por cursos afins (no momento da Declaração de Interesse por Vagas) e que não foram convocados para suas opções originais (escolhidas no ato da inscrição). Os cursos afins são definidos por Portaria Interna da Comvest. É importante que, ao consultar a lista de convocados, os candidatos observem o curso para o qual estão sendo chamados para realizar a matrícula.

Averiguação – Cotas étnico-raciais

Os candidatos selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais aprovados na primeira chamada deverão passar pela Comissão de Averiguação, durante o período da matrícula virtual. A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme a resolução GR-074/2020. O link com o horário da banca e a plataforma de acesso à entrevista já está disponível. A data da averiguação não poderá ser reagendada. Veja as orientações para a banca.

Se você concorre em mais de um sistema de ingresso, leia com atenção!

• O(a) candidato(a) que participar de mais de um dos sistemas de seleção será excluído(a), automaticamente, das vagas no outro sistema quando efetivar a sua matrícula no sistema no qual foi convocado(a).
• Candidatos que já se matricularam na primeira chamada do Vestibular Unicamp e estão sendo convocados em outra modalidade, precisam efetuar nova matrícula na outra modalidade, pois não são remanejados automaticamente. Caso não façam a matrícula, continuam matriculados no curso inicial. Caso façam, a matrícula inicial será cancelada.
• Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) no mesmo curso, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp 2022 e em outros sistemas de ingresso, a vaga a ser preenchida será a do Vestibular Unicamp 2022, permitindo que sejam convocados outros candidatos pelos demais sistemas.
• Caso um(a) candidato(a) tenha sido convocado(a) em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp e em outro(s) sistema(s) de ingresso, será considerada como opção a matrícula que tenha efetivado primeiro, como gesto de sua deliberada escolha.
• Caso um(a) candidato(a) inscrito no mesmo curso seja convocado(a) em qualquer sistema e não realizar sua matrícula quando for convocado(a), seu nome será excluído das chamadas em outros sistemas.

Início das aulas e vacinação

As aulas tiveram início no dia 14 de março de maneira presencial e, para frequentá-las, os estudantes precisam comprovar a finalização do ciclo vacinal. A medida foi aprovada pela Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp e publicada na Deliberação CEPE-A-21/2021. A Unicamp preparou uma programação especial de boas-vindas, que vai até o início de abril e está disponível no site da Calourada 2022. A Unicamp possui uma rede de ações de apoio à permanência, que inclui diferentes bolsas-auxílio (alimentação, moradia, apoio financeiro), orientação educacional, assistência médica, psicológica e psiquiátrica. Informações sobre esses benefícios e as datas do processo seletivo para bolsas podem ser obtidas em: www.sae.unicamp.br.