Três restaurantes universitários atendem alunos, funcionários e professores e preparam aproximadamente 12 mil refeições diárias no almoço e no jantar. Próximo à Biblioteca Central, um dos restaurantes, o RU, atende com bandejões no almoço (das 10h30 às 14 horas) e jantar (das 17h30 às 19h45). O outro, conhecido como RA, perto do prédio da administração da Unicamp, abre para almoço, das 11h30 às 14 horas, e jantar, das 17h30 às 19 horas.

Neste, o sistema é de autosserviço e os usuários utilizam pratos em vez dos bandejões. A única diferença é a forma do serviço. As refeições em ambos são idênticas. O ingresso aos restaurantes se faz somente com o cartão universitário. Em 2012, foi inaugurado o mais novo restaurante universitário, na Rua Saturnino de Brito, o RS, que atende a comunidade universitária com o almoço, das 11às 14 horas, e jantar, das 17h30 às 19 horas, nos mesmos padrões do restaurante próximo à administração central da Unicamp. O diferencial do RS é o cardápio vegetariano oferecido diariamente no almoço e no jantar. A infraestrutura para alimentação no campus é composta, ainda, por algumas cantinas espalhadas pelos campi, que, além de salgados, cafés e lanches rápidos, também servem refeições. Esses estabelecimentos, sua localização e produtos oferecidos, podem ser consultados no endereço http://www.prefeitura.unicamp.br/servicos/pontos-comerciais/mapa-dospontos-comerciais e também no aplicativo Unicamp Serviços.