Caro vestibulando:

É uma grande satisfação tê-lo como aspirante a uma vaga na Unicamp, instituição reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência em ensino, pesquisa e extensão. Apesar de ainda jovem para os padrões brasileiros e mundiais – completará 50 anos em outubro –, a Unicamp destaca-se hoje como uma das melhores universidades da América Latina, caminhando aceleradamente para um lugar de destaque entre a elite acadêmica mundial. Não por acaso, dois dos mais prestigiosos ranking internacionais de avaliação do ensino superior, do Times Higher Education (THE) e da Quacquarelli Symonds (QS), classificaram a Unicamp entre as melhores universidades do mundo com menos de 50 anos.

A Unicamp tem uma graduação forte com um grande leque de cursos nas áreas de ciências exatas, tecnológicas, biomédicas, humanidades e artes. A qualidade da formação oferecida pela Unicamp tem tudo a ver com a relação que historicamente mantém entre ensino e pesquisa. Tem a ver também com o fato de que 93% de seus professores atuam em regime de dedicação exclusiva e 99% têm titulação mínima de doutor. Isso faz com que os docentes que ministram as aulas sejam os mesmos que, em seus laboratórios, desenvolvem as pesquisas que tornaram a Unicamp conhecida e respeitada, permitindo que o conhecimento novo gerado a partir das pesquisas seja repassado diretamente aos alunos.

Nesse contexto, a Unicamp procura, por meio de seu vestibular, selecionar estudantes de todo o país que não só dominem os conteúdos do ensino médio, como também saibam pensar de forma crítica, raciocinar logicamente e expressar suas ideias com clareza.

O Manual do Candidato e esta revista trazem informações importantes a respeito da vida universitária nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. Você encontrará, ainda, a descrição de todos os cursos de graduação da Unicamp, acompanhada do número de vagas existentes em cada um deles. Desejamos-lhe sucesso neste momento tão decisivo de sua vida e esperamos recebê-lo, no próximo ano, como aluno desta destacada Universidade.

José Tadeu Jorge